ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

“Investimentos ajudam a tirar a gurizada da rua”, diz governador

Programa de Fomento a Bandas, Fanfarras e Orquestras, da Fundação de Cultura de MS, é fator de inclusão social da juventude

Carlos Martins | 08/03/2013 12:36
Governador André Puccinelli entregou instrumentos musicais para 17 corporações de 12 municípios (Foto: Marcos Ermínio)
Governador André Puccinelli entregou instrumentos musicais para 17 corporações de 12 municípios (Foto: Marcos Ermínio)

Com a entrega de kits de instrumentos musicais - 139 equipamentos no total - para 17 corporações de12 municípios nesta sexta-feira, o Governo do Estado beneficiou nestes últimos seis anos 100 entidades por meio do “Programa de Fomento a Bandas, Fanfarras e Orquestras”. Ao todo, foram entregues para estas corporações 1.206 instrumentos financiados pelo governo por meio do FIC (Fundo de Investimentos Culturais) geridos pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e distribuídos por meio do Projeto Opus. “Vamos triplicar este investimento, beneficiando jovens de entidades e escolas estaduais e municipais sem nenhuma discriminação”, disse o governador André Puccinelli, em solenidade realizada na Governadoria.

Ao longo destes anos, o governador observou que viu os resultados obtidos por meio da música. Ele disse que conversou com dois prefeitos e ficou sabendo que nos municípios era grande a “briga” para as crianças entrarem nas bandas. “Essa limitação é porque faltam instrumentos. São investimentos na área da cultura importantes para tirar a gurizada da rua”, disse o governador que, ao saber do valor destinado para a aquisição dos 130 equipamentos, na ordem de R$ 87 mil, disse que ficou meio “envergonhado” ao saber que o valor era pequeno embora a quantidade de equipamentos tenha sido grande.

“Vamos triplicar estes investimentos e a cada três meses vamos fazer uma solenidade beneficiando mais entidades”, determinou o governador ao presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros. O presidente da Fundação disse que se sentia recompensado pelos resultados obtidos até agora. “Estou extremamente feliz. Nestes últimos anos mais de 100 corporações foram beneficiadas, o que demonstra o alcance deste programa”, observou.

A solenidade contou com prefeitos, vereadores e maestros de entidades beneficiados de 12 municípios. De Campo Grande, receberam os equipamentos a Orquestra da Escola Estadual Maria Rita Pontes Teixeira, a Banda de Percussão da Escola Estadual Célia Maria Naglis, Banda da Escola Nunes da Cunha, Associação Cultural Shekinah-Escola Estadual José Antonio Pereira, Orquestra de Violões da Fundação Chico Xavier e Banda Marcial da Seleta (Sociedade Caritativa e Humanitária).

Nos municípios foram beneficiadas as orquestras municipais de Alcinópolis e Cassilândia, bandas marciais de Bandeirantes, Rio Negro e Rochedo, Banda de Música de Caarapó, Banda Municipal de Corguinho, Orquestra Nova Geração de Ivinhema, Orquestra de Violões de Jateí, Orquestra do Instituto Santa Izabel de Rio Brilhante e a Banda de Percussão da Escola Estadual Maria Leite, de Corumbá.

Wander Gomes da Silva, 35 anos, maestro da Escola Estadual José Antônio Pereira, bairro Taveirópolis, em Campo Grande, foi um dos que recebeu os instrumentos das mãos do governador. Wander é o presidente e maestro da Associação Cultural Shekinah, criada há 12 anos, no bairro Coophavila 2, que reúne 46 jovens músicos oriundos das escolas estaduais Eduardo Olímpio Machado, Padre José Scampini, e da região.

Instrumentos musicais vão ajudar na formação cultural da juventude (Foto: Marcos Ermínio)
Instrumentos musicais vão ajudar na formação cultural da juventude (Foto: Marcos Ermínio)
Governador André Puccinelli e alunos de algumas das escolas beneficiadas (Foto: Marcos Ermínio)
Governador André Puccinelli e alunos de algumas das escolas beneficiadas (Foto: Marcos Ermínio)

Ociosidade - “Fiz parte nos anos 90 das bandas do Instituto Mirim e da Escola Estadual Padre José Valentim. Vem daí minha paixão pela música, e hoje, como maestro, procuro através da Associação Shekinah a tirar jovens da ociosidade, evitando que se percam no caminha das drogas”, disse o maestro, que recebeu dois instrumentos: um Vibrafone (espécie de teclado grande) e um Xilofone (teclado de madeira). “Meu maior orgulho, é que alunos que aprenderam música na Associação, hoje são profissionais que vivem da música, na Banda Municipal de Campo Grande, ou são instrumentistas do Exército”, revelou.

Representando os maestros presentes, o maestro da Orquestra Municipal de Cassilândia Silvonei Cezario da Silva, disse que cada instrumento repassado significava uma criança a menos nas ruas. Falando em nome da Assembleia Legislativa, o deputado Eduardo Rocha concordou com a opinião do maestro sobre a importância que cada instrumento pode representar na vida de um jovem. Já o prefeito de Corguinho, Dalton de Souza Lima, representando os demais prefeitos, lembrou que há 40 anos também fez parte de grupos musicais. “Aprendi música numa fanfarra. Esta iniciativa do governo é louvável. Ajuda a afastar a juventude das ruas e das drogas”, afirmou agradecendo ao governador e aos deputados pelos investimentos feitos nos municípios.

Além de prefeitos e vereadores dos municípios beneficiados, participaram da entrega os vereadores por Campo Grande Edil Albuquerque e Wanderlei Cabeludo, e também os deputados estaduais Márcio Fernandes e Eduardo Rocha.

Nos siga no Google Notícias