ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Capital

“Pai trabalhador e amoroso”: suspeito de terrorismo é elogiado no Facebook

Luana Rodrigues | 25/07/2016 12:23
Leonid foi preso numa operação das polícias Militar e Federal do Mato Grosso. (Foto: G1/MT)
Leonid foi preso numa operação das polícias Militar e Federal do Mato Grosso. (Foto: G1/MT)
Postagens foram feitas na página do suspeito de terrorismo. (Foto: Reprodução/ Facebook)
Postagens foram feitas na página do suspeito de terrorismo. (Foto: Reprodução/ Facebook)

Trabalhador, honesto e ótimo pai. É assim que amigos definem Leonid El Kadre de Melo, de 32 anos. Nascido em Campo Grande, atualmente o suspeito mora em Campo de Júlio, no Mato Grosso, e estará de volta a sua cidade natal, desta vez preso, suspeito de planejar atos terroristas no Brasil.

Em seu perfil no Facebook, Leonid é elogiado como “pai trabalhador e amoroso”. Numa postagem feita na sexta-feira (23), uma amiga escreveu: “Você é um ótimo pai isso eu tenho certeza que você é uma ótima trabalhador, e honesto”.

Já em outro comentário, uma amiga pede orações ao suspeito: “Vamos orar... muita palhaçada”, escreveu.

No perfil com mais de 300 amigos, o suspeito afirma ser divorciado e trabalhar como mecânico numa empresa agropecuária. Em uma postagem feita em junho do ano passado, Leonid diz que iniciou os estudos na faculdade de Engenharia Mecânica.

Na página também há vários fotos do suspeito com o filho, uma criança de aparentemente quatro anos.

Segundo investigações da PF, o contato entre os suspeitos de terrorismo se dava essencialmente por meio de redes sociais, Telegram e demais modos de comunicação virtual, espaço no qual também divulgavam ideais extremistas e de perseguição religiosa, racial e de gênero.

No entanto, no perfil do campo-grande, não há nada que remeta-o ao Estado Islâmico.

Prisão - O suposto terrorista foi localizado pela PM de Mato Grosso na cidade de Comodoro, que fica a 656 Km de Cuiabá. Ele estava na rodoviária da cidade tentando comprar uma passagem.

Leonid já cumpriu pena de 18 anos e oito meses de prisão por homicídio e roubos qualificados. Ele deve ser transferido ainda hoje para o presídio federal de Campo Grande, onde estão os outros 11 suspeitos.

Plano do terror - Segundo o Portal Estadão, os supostos terroristas são acusados de planejar ações de sabotagem para executar durante a Olimpíada do Rio de Janeiro.

Por meio de medidas como quebra de sigilo telefônico e de dados, autorizadas pelo Juízo da 14ª Vara Federal de Curitiba/PR, constatou-se a tentativa de organização do grupo para promoção de atos terroristas durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Nos siga no Google Notícias