ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

1º dia de campanha de vacinação começa sem doses em postos

Flávia Lima e Aline dos Santos | 04/05/2015 11:16
Muitos idosos procuraram os postos logo cedo para garantir a dose contra a influenza. (Foto:Alcides Neto)
Muitos idosos procuraram os postos logo cedo para garantir a dose contra a influenza. (Foto:Alcides Neto)

O primeiro dia da campanha de vacinação contra a gripe, organizada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) começou sem doses da vacina em alguns postos de saúde de Campo Grande. Logo pela manhã o Campo Grande News esteve nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) do Maria Aparecida Pedrossian e na Unidade Básica da Família do Jardim Noroeste, onde constatou a falta das doses.

A previsão é que elas cheguem no período da tarde. Já no posto de saúde 24 horas do Tiradentes, as primeiras 500 doses chegaram às 10 horas, com isso, as pessoas que buscaram a unidade de saúde no início do dia ficaram sem a vacina e terão que retornar ao longo do dia. Segundo funcionários do posto, a procura foi grande pelas doses, mas não é possível mensurar a duração desse primeiro lote.

Uma das pessoas que foi ao posto do Tiradentes logo pela manhã foi a aposentada Eunísia Silva de Souza, 72, que não perde uma campanha de vacinação. Ela revela que sempre busca a imunização no primeiro dia da campanha e desde que passou a tomar a dose, não ficou mais doente durante esse período do ano.

O mesmo ocorreu com Ilza Rodrigues, 73. Ela conta que mantém o calendário de vacinação em dia e que acabou eliminando até a sinusite depois que passou a tomar a vacina da gripe. "Graças a Deus para mim funciona. Antes tinha uma gripe que me derrubava", revela.

A meta da Sesau é vacinar 80% do público-alvo, totalizando 185 mil pessoas. Deverão ser vacinadas crianças de seis meses a menos de cinco anos de idade; pessoas com doenças crônicas; trabalhadores de saúde; população indígena e carcerária; gestantes; puérperas, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde e funcionários dos estabelecimentos prisionais. É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.

No sábado (09), será realizado o Dia D, com ampla mobilização e postos de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde, shoppings, supermercados, Centros Regionais de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento.

No ano passado, Campo Grande superou a meta, imunizando 139.002 pessoas. É importante lembrar que mesmo pessoas vacinadas devem procurar o médico ao apresentarem os sintomas da gripe, especialmente se são integrantes de grupos com maior vulnerabilidade às complicações da doença. 

Nos siga no Google Notícias