A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

04/05/2015 11:16

1º dia de campanha de vacinação começa sem doses em postos

Flávia Lima e Aline dos Santos
Muitos idosos procuraram os postos logo cedo para garantir a dose contra a influenza. (Foto:Alcides Neto)Muitos idosos procuraram os postos logo cedo para garantir a dose contra a influenza. (Foto:Alcides Neto)

O primeiro dia da campanha de vacinação contra a gripe, organizada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) começou sem doses da vacina em alguns postos de saúde de Campo Grande. Logo pela manhã o Campo Grande News esteve nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) do Maria Aparecida Pedrossian e na Unidade Básica da Família do Jardim Noroeste, onde constatou a falta das doses.

A previsão é que elas cheguem no período da tarde. Já no posto de saúde 24 horas do Tiradentes, as primeiras 500 doses chegaram às 10 horas, com isso, as pessoas que buscaram a unidade de saúde no início do dia ficaram sem a vacina e terão que retornar ao longo do dia. Segundo funcionários do posto, a procura foi grande pelas doses, mas não é possível mensurar a duração desse primeiro lote.

Uma das pessoas que foi ao posto do Tiradentes logo pela manhã foi a aposentada Eunísia Silva de Souza, 72, que não perde uma campanha de vacinação. Ela revela que sempre busca a imunização no primeiro dia da campanha e desde que passou a tomar a dose, não ficou mais doente durante esse período do ano.

O mesmo ocorreu com Ilza Rodrigues, 73. Ela conta que mantém o calendário de vacinação em dia e que acabou eliminando até a sinusite depois que passou a tomar a vacina da gripe. "Graças a Deus para mim funciona. Antes tinha uma gripe que me derrubava", revela. 

A meta da Sesau é vacinar 80% do público-alvo, totalizando 185 mil pessoas. Deverão ser vacinadas crianças de seis meses a menos de cinco anos de idade; pessoas com doenças crônicas; trabalhadores de saúde; população indígena e carcerária; gestantes; puérperas, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde e funcionários dos estabelecimentos prisionais. É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.

No sábado (09), será realizado o Dia D, com ampla mobilização e postos de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde, shoppings, supermercados, Centros Regionais de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento.

No ano passado, Campo Grande superou a meta, imunizando 139.002 pessoas. É importante lembrar que mesmo pessoas vacinadas devem procurar o médico ao apresentarem os sintomas da gripe, especialmente se são integrantes de grupos com maior vulnerabilidade às complicações da doença. 

Campanha de vacinação contra a gripe começa amanhã nos postos de saúde
A partir de amanhã (4), postos de saúde em todo o país iniciam a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Devem receber a dose crianças de 6 meses a men...
Vacinação contra a gripe começa na segunda-feira em todo o país
A Campanha de Vacinação contra a Gripe começa na próxima segunda-feira (4) em 65 mil postos de saúde espalhados pelo país. Serão disponibilizados 54 ...
Ceinf recebe nesta quinta parque de pneus construído por detentos
Acontece nesta quinta-feira (14), a partir das 8h no Ceinf (Centro de Educação Infantil) Rafael Abraão - CAIC Aero Rancho, a entrega do parque constr...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions