A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

11/07/2011 16:31

Abordagem de policial foi precipitada, afirma delegado

Francisco Júnior e Paula Maucilevicius

PM vai prestar depoimento na próxima semana

O Policial pode ser indiciado por duplo homicídio, como já havia adiantado o delegado responsável por parte da investigação. (Foto: Pedro Peralta)O Policial pode ser indiciado por duplo homicídio, como já havia adiantado o delegado responsável por parte da investigação. (Foto: Pedro Peralta)

O delegado do 6º Distrito Policial, Valmir Messias de Moura Fé, responsável por investigar as duas mortes ocorridas durante o assalto ao Mercado Souza na última terça-feira (5), considerou precipitada a abordagem do Policial Militar aos assaltantes.

Ele afirma que chegou a esta conclusão depois de analisar as imagens gravadas pelo circuito interno de segurança do mercado no dia do crime. “Pela imagens, a minha visão é de que foi uma atitude precipitada”, afirmou o delegado que hoje está ouvindo o depoimento do dono do mercado e de quatro funcionários.

Também estava programado o depoimento do adolescente de 17 anos, comparsa do assaltante Maycon Higor Aquino Paes, 18 anos, morto pelo policial no assalto. Porém, foi transferido para amanhã às 15 horas por conta da autorização do juiz. O delegado afirma que o PM será ouvido depois que saírem os laudos periciais do crime e quando todas as outras pessoas intimadas prestaram depoimentos.

De acordo com o delegado, o processo investigatório deste caso é trabalhoso já que várias questões ainda têm que ser respondidas com relação à atitude do policial na abordagem. O vídeo gravado mostra apenas o PM efetuando os disparos. “Nós temos que saber em quais condições o PM atirou. Se tem autoria definida?”, disse Valmir Messias.

Como o delegado já havia adiantado, o policial poderá ser indiciado por duplo homicídio.

Depoimentos – O primeiro a depor foi o dono do mercado, Miguel Souza. Ele negou que o policial trabalhava como segurança do seu estabelecimento. Conforme Miguel, o PM mora na região do mercado e sempre faz compra no local.

Conforme o delegado, Miguel disse ainda que não presenciou o assalto, pois estava nos fundos do mercado e só ouviu os disparos.

Quatro funcionários, um gerente, duas caixas e um repositor ainda irão prestar depoimento nesta tarde.



Me desculpe o comentário de nosso companheiro policial , o Delegado responsável , mas para declarar/afirmar que a ação do policial militar foi precipitada, apenas olhando as imagens não procede e nem deve ser tida como séria. As imagens devem ser analisadas por quem entende do assunto ; por quem sabe como funciona uma abordagem , na mais forma técnica e não apenas jurídica. E aí, sim com base nestas informações´( técnicas de abordagens táticas ou rotineiras ) , basear suas "convicções ".
 
JOSAFÁ PEREIRA DOMINONI em 26/07/2011 10:55:57
Mais um querendo aparecer!!! O correto, então, seria esperar o marginal sacar a arma, disparar contra inocentes, inclusive contra o policial, e só depois reagir? Lamentamos muito, mas muito mesmo, pela morte do pobre trabalhador, gerente do estabelecimento, mas lamentamos também, e com igual veemência, que apenas um dos fascínoras tenha sido morto.
Quer aparecer, senhor delegado, desfila na avenida de Carmem Miranda.

 
marly siqueira caramalack em 12/07/2011 12:53:46
É lógico que foi uma atitude precipitada de quem não tem preparo nenhum, essa é a pura realidade da PM, a maioria dos PMs não tem preparo. Concordo plenamente com o delegado que, aliás, está apenas cumprindo o seu papel.
 
Heliton Barão Silva em 12/07/2011 08:29:02
Senhores, com muito respeito às suas opiniões, eu considero que estamos vivendo numa barbárie sim, causada por bandidos a solta e uma sociedade hipócrita e omissa.
Campo Grande ainda não é nem sombra de grandes centros em termos de violência.
Eu disse ainda!
O Brasil insiste em fechar os olhos, a sociedade quer paz, mas e a polícia faz o que?
O senhores não querem policiais metidos a herói.
Por conta de muitos deles, a bandidagem não tomou conta por completo.
A conduta omissa, medrosa, indiferente torna a barbárie muito maior.
Eles não são metidos a herói, só são mais corajosos e indignados que aqueles que permanecem na zona de conforto, onde tudo é mais fácil, a omissão reina, e desde que um assaltante desses não cometa uma barbaridade com pessoas próximas a nós, temos até compaixão do bandido que assalta diariamente o trabalhador.
Pelo menos ele não se omitiu ou enterrou a cabeça num buraco ou na mentira que está tudo bem, bastando que não aconteça nada conosco.
O risco a pessoas inocentes já existia desde o início da ação criminosa do roubo.

 
MARCELO GOMMES em 12/07/2011 08:25:56
Isso pode?
Notícia mais lida na semana passada: cabo da PM matou ladrão e o gerente de um mercado durante um assalto. O PM seria o segurança. Isso mesmo, policial de segurança. A regra militar permite isso? A legislação não permite. No entanto, na prática o "BICO" tornou-se rotina; não só entre cabos, soldados, mas também entre oficiais, inclusive superiores.
A ação do cabo Pm foi em defesa da sociedade, pela qual em seu juramento doa-lhe a própria vida. Por que, então se está buscando encriminar ação dígna de ato de bravura.
Pergunto se o cabo Pm tivesse se acorvadado, como tantos fazem, o que estariamos julgando agora?
Feliz a sociedade que possui homens que a defendem.
 
coronel Ivan em 12/07/2011 08:22:13
Eu concordo com o Flávio bandido VAGABUNDO tem q MORRER mesmo e a polícia ñ tem q proteger bandido, tem sim e q mandar pra cadeia . Quem prescisa de proteção é a população.
 
maria aparecida em 12/07/2011 08:21:57
PELO AMOR DE DEUS ALGUEM QUE CONHECER ESSE DELEGADO, PEÇA PARA ELE LER ESTES COMENTARIOS QUE ESTÃO SENDO DIVULGADOS PELOS LEITORES DO CAMPO GRANDE NEWS, AI ENTÃO O MESMO PODERÁ DECIDIR SOBRE O INDICIAMANTO. A VÓS DO POVO É A VÓS DE DEUS.
 
amilton ferreira de almeida em 12/07/2011 07:51:10
O PM VAI SER PRESO E O MARGINAL SOLTO...
SÓ NO BRASIL MESMO.
 
Athaide Romero em 12/07/2011 07:49:59
É brincadeira esse país. Agora o bandido virou um coitadinho, a mãe aparece nessas horas pra falar que o que o policial deveria ou não fazer, porque ela não estava presente pra impedir que ele se tornasse marginal..
 
robert gonzaga em 12/07/2011 07:46:06
O problema da violelência jamais será resolvido dessa forma. Agora porque é policial pode chegar atirando de qualquer jeito? O gerente do mercado estava na linha de tiro, pagou com a vida a ação negligente;
nao vejo nada de bravura na ação do policial. É muita falta de responsabilidade e falta de preparo. Os bandidos estavam indo embora, ele podia muito bem ter mais cautela, e
abordá-los quando ja estivessem fora do mercado, daí os funcion´rios estariam fora de risco, ai se eles reagissem...Certamente foi um grande erro do PM.
 
jorge cevallos em 12/07/2011 06:30:03
dr. delegado .se poe no lugar desse policial que tentou proteger a sociedade e infelismente chegou a essa tragedia .sera que da para resumir o assunto.ou nos da sociedade pagamos voces para proteger os fora da lei .NOS SO QUEREMOS SABER ATE O FINAL DE QUAL LADO A NOSSA JUSTIÇA ESTA .NOS ESPERAMOS ANCIOSOS PARA ENTEDER
 
amarildo real em 11/07/2011 10:59:07
bandido bom e bandido morto, que dizer ele foi bom para familia dele, Juiz bom e Deus, pois não e corrupto, Cadeia boa e o cemiterio, pois quero ver o bandido fugir de la. rrrrrrrrrr
 
luciana nicolleti em 11/07/2011 10:36:27
Independentemente se a ação do Policial foi legítima ou não é importante lembrar que por trás dessa fatalidade em que a vida de um inocente trabalhador foi tirada estava a maldita "DROGA", uma vez que os dois assaltantes são usuários. Até quando os nossos governantes vão continuar fingindo que está tudo bem? Cadê as clinicas de recuperação municipal e estadual para quem quer se livrar desse pesadelo? A pena de morte já existe e só os inocentes morrem, vítimas desses viciados em drogas. Precisamos investir mais em educação e nos projetos sociais que tiram crianças das ruas e ociosidade.
 
SIDNEI GARCIA DE FREITAS em 11/07/2011 10:08:40
Ja que a policia civel quer só prejudicar a policia militar,acho que deve ocorrer o inverso,pois pr mim policia é quem esta na rua combatendo de frente o crime,no caso a policia militar, e não quem fica por tras da mesa brincando de policia,no caso a policia civel ,manda eles pra rua pra ver o que é policia de verdade.
 
danielle gonçalves em 11/07/2011 10:08:13
PELO AMOR DE DEUS!!!??? O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM AS PESSOAS DE BEM?! SERÁ QUE ESTAMOS ENEBRIADOS PELO ERRADO, PELO RUIM, PELO MAL....COM TODO RESPEITO À FAMÍLIA DO GERENTE QUE FALECEU,MAS NO CASO HOUVE UM ERRO ESSENCIAL INVENCÍVEL, POIS O POLICIAL MILITAR AGIU EM ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL, EM DEFESA DE TODOS QUE ALI ESTAVAM INCLUSIVE O GERENTE QUE VEIO A ÓBITO...SENHOR DELEGADO: TENHA CORAGEM REALMENTE DE BUSCAR A JUSTIÇA NO SEU INQUÉRITO!! NÃO TENHA MEDO E POR FAVOR NÃO PROCURE A SITUAÇÃO MAIS CÔMODA DE SIMPLESMENTE INDICIAR O PM, POIS NESSE CASO AÍ SIM NÓS TEREMOS UM HOMICÍDIO...TEREMOS A MORTE SOCIAL DO POLICIAL, A MORTE SOCIAL DA LEI, DA ORDEM E DO BEM...E AÍ SIM AQUELE ILUSTRE TRABALHADOR TERÁ MORRIDO EM VÃO!!! VAMOS TODOS JUNTOS COMBATER O CRIME, PUNIR O MAL E PRESERVAR O BEM!!!
 
laercio souza em 11/07/2011 09:33:00
A um tempo atras levei quatro tiros só pela besteira de pensar que o bandido ia se entregar, gritei três vezes, mão na cabeça, fato esse confirmado pelo próprio bandido e pelas testemunhas, não morri por DEUS. Será que houve precipitação? Pra saber como é encarar alguém armado é só passando por isso "Doutor"!
 
Luiz Alves em 11/07/2011 09:06:28
É pra acabar mesmo heim!!!!! Se o PM toma uma atitude, se precipitou se não tomasse atitude alguma seria acusado de omisso. Consideremos a morte do inocente uma fatalidade lamentável porém, realmente as Leis estão cada dia mais beneficiando os pobres coitados bandidos, afinal ate salario de ajuda eles, tem por filho e diga -se de passagem mais um pouco seria o dobro do salario mínimo!. Esse é o Brasil minha gente!
 
Zenilza Sampaio em 11/07/2011 08:41:48
A Sociedade é pródiga quando fica dizendo que lugar de marginal, assaltante, ladrão, assassino, traficante, é ficar, de preferência, a vida inteira, na Penitenciária, mas quando é colocada para esta mesma sociedade a seguinte pergunta: e se um desses marginais for um parente seu? desejará a mesma "sentença"??? demoram para responder, não encontram respostas...ficam todos, em sua maioria, quietos. E é isto, basicamente, que o Delegado encarregado das investigações está a querer dizer em suas manifestações que ora está a ser divulgadas pelas mídias de plantão, isto é, se algum familiar seu estivesse no interior do Supermercado fazendo compras e, de repente, entra assaltantes provocando aquela correria toda, e em seguida uma outra pessoa aparece do nada e para conter ou evitar o assalto em andamento, faz uso de uma arma de fogo e adentra o Estabelecimento atirando para diversas direções e ao final, o saldo disto tudo é: duas pessoas mortas, sendo uma delas, um de seus parente que ali se encontrava fazendo compras, o que vc dirá sobre o assunto??? foi uma fatalidade? poderia ter sido uma outra pessoa, e não meu parente? Porisso é importante as investigações preliminares que estão sendo feitas para que nenhum inocente venha ser julgado de forma equivocada. Com o triste acontecimento está demonstrado que a Lei Municipal que dispõe sobre a colocação de câmeras, cercas elétricas, está carente de uma retificação urgente quando aponta a quem incumbe o seu manuseio (gravações, câmeras), já que toda vez que acontece casos desta natureza é um tal de todo mundo por a mão, apaga imagens, some com as gravações, no momento as gravações não estavam sendo realizadas, equipamentos com defeito e assim por diante. Deverá ser unificado um tratamento do tipo "caixa preta" daquelas utilizadas em aeronaves, senão seremos testemunhas de casos e mais casos como estes, infelizmente. Esta conta é fácil de evitar que os contribuíntes/sociedade venha mais uma vez a ter de pagar, basta que os Poderosos do dia se manifestem.

 
Juvenal Campos Corrêa em 11/07/2011 08:32:11
Esse delegado perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado. Oque ocorreu foi apenas uma das varias fatalidades que acontecem na cidade todos os dias. Tenho certeza que tanto o Juiz dessa causa quanto o Cel David que acima de tudo é grande homem terão bom senso ao analisarem esse caso. Acho que pior que os bandidos, foi esse delegado (intelectual de apostila) ter se manifestado prematuramente.
 
Marcos Ferres Coimbra em 11/07/2011 08:20:45
Existem técnicas de abordagens para esse tipo de situação, tais como avaliar a vidas de terceiros em perigos.
O Delegado esta vendo o lado técnico da situação independente se é bandido ou não, pois ele tem que dar um desfecho para o caso sem precisar pender para um lado ou para o outro, ele não julga nada simplesmente vai colocar as provas em cima da mesa.
A lei é para todos independente se é bandido ou não.
Alguém lembra quando PC atirou em um bandido no centro e certou uma menina?
O cara levou chumbo de todos os lados e agora e um P mike.
 
Evanildo Ribeiro em 11/07/2011 08:19:05
Minha cara leitora "Ana Cristina Ferreira",Que fique claro que esta é a opinião,afirmação e conclusão deste" DELEGADO",NÃO é a POLICIA CIVIL QUE FEZ DECLARAÇÕES,como disse o outro leitor ai,é quem faz o B.O e o Inquérito,quando a PC fala,parece que tem uma pessoa,um PORTA VOZ ou ASSESSOR de Comunicação,então isto é....palavras deste delegado que ta analisando os fatos,alias parece que ja analisou,concluiu,julgou e condenou a ação,acho que antigamente,antes de tudo sóera considerado errado,após concluir a culpa,e não antes.....mas como os tempos se modernizaram,talvez em lugares de primeiro mundo como campo grande,isso ja se resolva am apenas umas "olhadinhas" em videos de empresas e lojas.Muto bom isso,quer dizer que tudo agora será mais rápido né....!!
 
Cristina mendes Correa em 11/07/2011 08:10:08
Na imagem fica claro que o policial abordou os bandidos da forma errada!!!!!!Existem procedimentos padronizados para abordagem em situações como esta sem expor inocentes ao perigo .Precisamos de agentes de segurança pública com preparo técnico para enfrentar situações de risco.Na sua ação ele acabou ocasionando a morte de um inocente.Pensem que poderia ser qualquer um de nós ou de nossos familiares que neste momento inocentemente estaria morto devido ao roubo de uma quantia pequena de dinheiro.Quanto vale a vida de um inocente....
 
João junior em 11/07/2011 07:44:49
O Dr. DELEGADO ESTÁ AFIRMANDO NO SEU PRISMA,E EQUIVOCADO, O QUE OCORREU FOI UMA FATALIDADE, POIS SE O GERENTE NÃO ESTIVESSE ABAIXADO ATRÁS DO BALCÃO TENTANDO SE PROTEGER SÓ TERIA MORRIDO O VAGABUNDO.... O POLICIAL MILITAR NÃO TINHA VISÃO DO GERENTE, QUE POR FATALIDADE ERA SEU AMIGO DE ANOS.....O POLICIAL EFETUOU TODOS OS ENSINAMENTOS DA ACADÊMIA DE POLÍCIA MILITAR, DEU VOZ DE PRISÃO SE IDENTIFICANDO COMO POLICIAL E NA EMINÊNCIA DE SER RECEBIDO A BALA MANDOU O DEDO.
UMA FATALIDADE .....
 
GILMAR CANDIDO em 11/07/2011 07:17:51
Acho q todos sabem q tiro pelas costas é força desproporcional e é covardia...! e os bandidos claro que estão errados, mas o policial foi sim precipitado e sem treinamento nenhum!!!
 
Pablo Gusmão em 11/07/2011 06:25:28
PERGUNTO; SERÁ QUE ESTE ALMOFADINHA JA PRENDEU ALGUEM?
 
SEBASTIÃO CUNHA em 11/07/2011 06:01:54
Como sempre o pessoal da PC não perde a oportunidade de querer ferrar alguém da PM. Fala sério, do jeito que as coisas estão caminhando o PM vai cumprir prisão perpétua e o bandido sair como herói disso tudo.
 
Ana Cristina Ferreira em 11/07/2011 05:49:49
É a simples opinião de quem estudou para saber das leis, e nada de operacionalidade, então conclui-se que é uma opinião isolada de quem jamais pensou em passar por tal situação,e se o PM viu o marginal levar a mão na cintura?quem poderia saber que a arma usada no CRIME estava desmuniciada?será que o PM precipitou-se?sera que o PM deveria de maneira educada perguntar ao marginal se a arma estava com ou sem munição e se o outro teria ou não uma arma na cintura?deveria o PM deixar o elemento apontar a arma em sua direção,para só depois reagir?para o povo de um modo geral não é novidade que a grande maioria dos policiais civis não gostam da PM e seriam capaz de tudo para prejudicar ou fazer comentários que possam prejudicar o PM,por favor delegado o senhor está presidindo o inquérito ou está julgando a ação?.
 
Nilson franco de oliveiran em 11/07/2011 05:47:21
PALHAÇADA!!! ESTE PAÍS NÃO É SÉRIO MESMO!!!
É CLARO QUE ALGO SAIU ERRADO NOS DESDOBRAMENTOS DOS FATOS POIS TEVE A MORTE DE UM INOCENTE PORÉM, ESTA MORTE DEVE SER COLOCADA NA CONTA DOS DOIS VERMES QUE FORAM COMETER ESTE ASSALTO!!!
O POLICIAL CUMPRIU SEU "DEVER" DE AGIR AO PRESENCIAR O COMETIMENTO DE UM CRIME E SE ALGO NÃO SAIU COMO O ESPERADO TODO O ÔNUS É CREDITADO AOS DOIS VAGABUNDOS ASSALTANTES!!!
QUANTO AO EFICIENTE DELEGADO FAÇA ISTO MESMO "DOUTOR", INDICIE O POLICIAL PRENDA-O!!! E LEVE A POBRE CRIANÇA MENOR DE IDADE PARA SUA CASA PARA QUE VIVA EM SEU SEIO FAMILIAR!!!
 
JEFFERSON NESTOR em 11/07/2011 05:44:29
Esse delegado não é perito tampouco juiz para falar "Pela imagens, a minha visão é de que foi uma atitude precipitada", quem tem que analisar isso é o Juiz, não ele, agora todo transgressor do ordenamento júridico é coitadinho, Meu Deus onde vamos parar.
 
junior benece em 11/07/2011 05:42:44
Isso mesmo flávio esse delegado deve estar é de brincadeira só pode bandido bom é bandido morto, só lamento ter morrido um cidadão de bem. e lamento também esse menor não ter morrido ladrão.
 
Alex Correa em 11/07/2011 05:35:15
É piada, precipitou????????????Queria que os bandidos atirassem primeiro? Foi uma fatalidade,mas ele tinha que agir assim.
 
Arlete miranda em 11/07/2011 05:35:06
esse delegado esta de BRINCADEIRA....que ouve uma fatalidade tudo bem....mas ficar passano a mao na cabeça de VAGABUNDO LADROES....LEVA TB PRA SUA CASA PRA CUIDAR DOS FERIMENTOS DELE