ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Comportamento

Para festejar aniversário, cabeleireiro vira voluntário em ação solidária

População teve acesso a serviços gratuitos de corte de cabelo, emissão de documentos e exames de saúde, como glicemia e mamografia.

Anahi Gurgel e Osvaldo Júnior | 28/05/2017 13:32
Marcos Rogério corta cabelo da aposentada Ana Luzia. "Melhor presente de anivserário que eu poderia me dar", disse. (Foto: André Bittar)
Marcos Rogério corta cabelo da aposentada Ana Luzia. "Melhor presente de anivserário que eu poderia me dar", disse. (Foto: André Bittar)

O cabeleireiro Marcos Rogério Andrade Ferreira encontrou um jeito diferente de comemorar seus 45 anos celebrados neste 28 de maio: decidiu fazer da solidariedade o seu maior presente.

No bairro Aero Rancho, levou escova e tesoura para mudar o visual das mulheres da região e contribuir com a autoestima delas. Conseguiu atender 30 moradoras, mas de graça. “O meu maior presente é fazer o que eu gosto e ainda ajudar outras pessoas”.

Na fila, a aposentada Ana Luzia Portílio, 58 anos, diz que percorreu cerca de 10 quadras em uma cadeira de rodas, acompanhada do neto de 4 anos, para ficar mais bonita. “A última vez que havia cortado meu cabelo foi no ano passado, em outra ação social, no Parque Ayrton Senna. Sou muito vaidosa, mas não tenho dinheiro para me cuidar como gostaria”, conta.

Marcos já desenvolve há cerca de 4 anos um projeto semelhante, com as detentas do presídio feminino Irmã Irma Zorzi, em Campo Grande. Nesse período, pelo menos 150 mulheres participaram de curso profissionalizante na área, com suporte da Subsecretaria Municipal da Juventude.

“Eu ofereço a capacitação e também atendo as internas, para que ganhem autoconfiança e que consigam ser reinseridas no mercado de trabalho depois que cumprirem pena”, espera.

Para ele, a maior doação é daquilo que a gente faz de melhor. “É ótimo poder ajudar o próximo com aquilo que se sabe fazer, que no meu caso é cortar cabelo. Acho importante passar esse conhecimento adiante, para contribuir da melhor forma possível com a sociedade", conclui.

Moradores do Aero Rancho recebem cortes de cabelo gratuitamente, durante ação social neste domingo (28). (Foto: André Bittar)
Moradores do Aero Rancho recebem cortes de cabelo gratuitamente, durante ação social neste domingo (28). (Foto: André Bittar)
Ação, que teve apresentações culturais de dança, contou com cerca de 1.200 moradores.  (Foto: André Bittar)
Ação, que teve apresentações culturais de dança, contou com cerca de 1.200 moradores. (Foto: André Bittar)

Ação conjunta - Neste domingo, aproximadamente 1.200 pessoas participaram de ação social realizada na Praça do Ellup, no Bairro Aero Rancho, região Sul de Campo Grande. Das 8h às 12h, foram oferecidos serviços gratuitos na área de estética, exames de saúde, emissão de documentos pessoais e palestras educativas.

A iniciativa da Associação dos Moradores contou com presença de pelo menos 12 agentes voluntários, entre autônomos, representantes da prefeitura e empresas particulares. Durante toda a manhã, foram oferecidos atendimentos para cortes de cabelo, emissão de documentos e esclarecimento de dúvidas sobre cadastramento em projetos da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) e Emha (Empresa Municipal de Habitação), como o “Minha Casa, Minha Vida”.

Foram realizados também exames de glicemia, mamografia, aferição de pressão e palestras educativas sobre conscientização no trânsito e apresentações culturais. Para o público infantil, estavam disponíveis biblioteca, cinema em projeto itinerante da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e recreação, com apoio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

“O próximo evento será realizado no mês de junho, no Bairro Estrela do Sul. A meta é fazer com que os próprios moradores se mobilizem para ajudar uns aos outros”, disse o vereador dr. Lívio (PSDB), que organizou a ação.

Nos siga no Google Notícias