A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

03/02/2012 18:42

Acusada de calote, universitária alega má gestão de dinheiro de formandos

Paula Vitorino
Universitária que deu o calote nos colegas às vésperas de formatura chega à Delegacia. (Foto: Marlon Ganassin)Universitária que deu o calote nos colegas às vésperas de formatura chega à Delegacia. (Foto: Marlon Ganassin)

A formanda do curso de Enfermagem da Uniderp, Érica Rocha de Arruda, de 21 anos, acusada de sumir com parte da verba da semana de formatura, se apresentou espontaneamente nesta tarde na 1ª Delegacia de Polícia Civil para contar a sua versão dos fatos.

Ela não quis conversar com a imprensa, mas de acordo com o seu advogado, Fábio da Rosa, o que aconteceu foi uma má organização de recursos. “Não houve apropriação indébita de dinheiro nenhum, o que aconteceu foi um equívoco da parte dela na projeção do que seria gasto na formatura”, diz.

Segundo a versão apresentada pelo advogado, Érica, que ocupava o cargo de presidente e tesoureira da comissão de formatura, calculou mal o valor que seria necessário para fazer as festas da formatura e só percebeu a diferença do total arrecadado do orçamento final às vésperas da festa.

Sobre os valores depositados diretamente na conta da presidente e o fato dela ter comunicado o rombo às vésperas da formatura, o advogado informou que ainda está se inteirando do caso e precisa se informar dos detalhes.

A formanda comunicou os colegas de turma sobre o rombo na formatura quando todos estavam se preparando para entrar na boate, primeira etapa dos festejos, às 20h de quarta-feira (1).

A boate era a única etapa da formatura que já tinha sido totalmente paga, mas a festa aconteceu só para os convidados, já que a maioria dos formandos passou a noite fazendo contas e avisando os familiares sobre o calote.

De acordo com os formandos, apenas 60% da formatura estava paga. Eles acusam a presidente da formatura de sumir com pelo menos R$ 34 mil da conta da formatura e outros valores que teriam sido pagos diretamente a ela, além de prêmios de rifas que não foram repassados.

A boate era a única coisa totalmente paga, mas faltava a decoração e a música da missa e da colação de grau. Já o baile, programado para 600 convidados, está sem banda e com o buffet pago para apenas 250 pessoas.

Seis dos 34 formandos que estavam pagando as mensalidades do baile registraram boletim de ocorrência ontem. O caso é investigado pela delegada Christiane Grossi de Araujo, que deve esclarecer se houve apropriação indébita ou um erro de administração das contas.

A delegada explica que a apropriação indébita só pode ser caracterizada se for comprovado que Érica utilizou parte dos recursos destinados a formatura para outros fins.

“Se ela comprovar que recebeu X e gastou todo esse valor no pagamento das contas da formatura, aí o que houve foi uma má administração, ou seja, ela calculou um gasto menor do que realmente seria necessário e depois acabou se enrolando”, diz.

A Polícia Civil está com os extratos bancários da conta pessoal de Érica da Caixa Econômica Federal. O objetivo é comprovar se houve transferência de valores da conta de formatura para a sua pessoal e depósitos feitos pelos formandos diretamente na conta da presidente, como afirmam os demais formandos.

Na terça-feira (7), a delegada irá ouvir os demais formandos da turma de Enfermagem para tentar reunir provas que comprovem o calote. Ela ressalta que todos os participantes da formatura devem comparecer a delegacia, ao longo de todo o dia, e levar os comprovantes e recibos de pagamento que tiverem.

Improvisada - Desde que foram comunicados do calote, os participantes da formatura iniciaram um mutirão para angariar recursos e concluir os festejos da formatura.

De acordo com a formanda Talita Araújo Valentim, de 28 anos, os estudantes conseguiram muitas doações e o baile de formatura vai ser feito.

A turma de Enfermagem ganhou a decoração da colação de grau e do baile, além de reunir cerca de R$ 2 e 3 mil entre “vaquinha” feita pelos estudantes.

Mas os convites para cada formando no baile foram reduzidos de 20 para 8. “Conseguimos muitas doações e a festa vai sair. Não vai ser como queríamos, mas pelo menos nossos convidados vão poder ir”, diz.



ESTÃO PERDOADOS, TODOS SÃO BRASILEIROS.
 
newton barros em 05/02/2012 06:19:25
Fiz parte da Comissão de formatura de miunha sala. Tanto o nosso Tesoureiro, como nosso Presidente eram bastante integros e prestaram contas de todos os gastos, com relatórios entregues a todos os membros da sala, inclusive houve devolução de dinheiro, pois sobrou, fato inédito.
A menina assumiu funções complicadas a responsabilidades tinham que ser divididas.
 
Jayme de Magalhães Junior em 04/02/2012 12:56:41
Sempre defendi que fosse empresas especializadas ou pessos juridicas para organizar,cobrar,sempre tem esse tipo de desinteligencia nas turmas,tem aqueles que pagam,aqueles enrolados,os que ficam em cima do muro o curso todo ai decidem de ultima hora. A verdade vai aparecer e que sirva de lição aos organizadores de formatura para depois não cair na cadeia organizado rifa para pagar advogado.kkkkkkk
 
paulo henrique em 04/02/2012 12:47:24
Parabenizo os formandos que registrarão a ocorrência, pois creio que existem vários casos desta magnitude por ai, que se quer levam aos conhecimentos das autoridades competentes para investigação. QUE SIRVA DE EXEMPLO, a TODOS QUE AINDA IRÃO OU ESTÃO PRESTES A SE FORMAREM.Acadêmicos solicitem prestação de contas mensalmente da comissão.
 
Jose pereira em 04/02/2012 11:26:40
Ela ROUBOU isso e´o nome pra quem pega dinheiro que não lhe pertence, roubo estelionato não apropriação indebita, fiquem de olho isso é manobra de advogado pra ela não ir presa e responder pagando cestas basica. assina um termo e não é processada.
 
sandra lima em 04/02/2012 11:11:07
ja comecou errado, presidente e tesoureira, ja viu ne, o olho cresceu, fica uma pergunta, o que uma enfermeira dessas pode fazer em um hospital, medicacoes controladas, etc, fica a dica ai coren!!!!
 
jose carlos em 04/02/2012 09:13:10
kkkkk, ironia, mais uma "ARRUDA" e ainda vestida de rosa, kkk, na thurma da FACUL? Sera que vem por ai mais uma to me achando na tv? kkkkkk, palhaçada cara.
 
eliane guimaraes em 04/02/2012 06:21:46
Lamentável essa situação, principalmente para os formandos. A formatura é o final de um ciclo e início de outro e especificamente no caso da enfermagem um início de carreira que na grande maioria das vezes é bastante difícil, quem é enfermeiro sabe do que estou falando, então desejo sucesso a essa turma e boa sorte nessa tão sofrida carreira.
 
Jorge Amorim em 04/02/2012 04:00:11
Quem "não deve, não teme" - pq a sujeita escondeu o rosto?! Agiu com má-fé, em relação aos colegas de Curso e depois vem com "papo pra boi dormir"...bem safada, isso sim!!
 
Joanne Pereira em 04/02/2012 03:20:25
Apenas sei que o dinheiro que era passado à ela, foi usado para pagar contas referente a formatura. Mas o que os outros não citam, é que ela não era a única a receber esse dinheiro. Pensem nisso!
 
Juliana Azuaga em 04/02/2012 03:17:57
A questão em sim é uma só, nao adianta dizer que os formandos nao fiscalizaram a prestaçao de contas,ou que ficou sobrecarregado apenas pra ela , o negócio foi ela dar FIM A UM DINHEIRO EM QUE NAO PERTENCIA A ELA,pois muitos depoimentos falam que todos tem comprovantes de pagamento,c/ valores suficiente para um festa maravilhosa,nao tem como ela usar o argumento de erro em calculo,tao exuberante.
 
Laís Vieira de Almeida em 04/02/2012 02:41:23
Galera... não foi a primeira etapa das festas, foi a terceira! Segunda e terça houveram aula da saudade e churrasco da turma!
Obs.: Graças a Deus, aos nossos pais e alguns patrocinadores, nossa festa saiu e saiu muito bem!
 
Edson Souza em 04/02/2012 02:27:47
Eu já trabalhei em escola, como inspetora de alunos, e vou ser bem sincera não é a primeira vez que isso acontece muitos daqueles que são responsáveis pelo dinheiro somem com ele, digo se aproveitam dos amigos que juntaram o dineiro pra ter uma maravilhosa festa, ai vem um filha da puta e rouba o que os colegas arrecadaram CADEIA NELA E PARA AQUELES QUE ESTÃO E SÃO CUMPLICES DELA.
 
eliete amaral em 04/02/2012 01:56:00
ta com vergoinha, tadinha......., mostra a cara e já encara a realidade de verdade, vai ficar se escondendo atr´s de um advogado. É melhor assumir a responsabilidade, e quem sabe assim vc sai de cabeça erguida!!!!!!!!Assume o erro e bola pra frente.
 
jose carlos em 03/02/2012 10:46:56
Tempos atrás, uma turma de fieis que queriam visitar uma cidade religiosa foram passados pra trás, o conto da piramide também pega muitos incautos.Hoje foi a vez desses universitario.A ladra alega q foi "má gestão" porque qdo contasse iria causar má digestão aos alunos.O pior q não vai dar em nada.Fosse sério a malandra já estaria presa pelo furto.A grana, virou honorário p o advogado!
 
samuel gomes-campogrande em 03/02/2012 09:50:31
Sinceramente não sei quem esta mais errado nessa historia, se a Presidente ou se todos os academicos que em momento algum buscou se informar como estava o andamento das festividades, eu trabalhei como tesoureiro da minha comissão de Formatura e junto com a presidente faziamos todo o mes a prestação de contas, no final tivemos uma big festa, com direito a alugar o GOLDEN CLASS...
 
mauro jose de sa em 03/02/2012 09:22:23
Mil desculpas, sei que o momento não é para críticas aos formandos, mas foi muita falta de prudência dos mesmos, uma vez que pra uma comissão de formatura, deve haver membros individuais, em que um fiscalize aos outros, justamente para que não ocorra o que aconteceu. Tendo uma presidente e tesoureira ao mesmo tempo, ainda mais se recusando da interação coletiva, conforme depoimentos.
 
Paulo Mariozza em 03/02/2012 09:07:47
Cada ano acontecem centenas destas coisas. Quando é que o povo vai aprender que mesmo elegendo tesoureiro, tem que ficar de olho. Movimentação (parcelas e despesas) SO em conta bancaria, notas fiscais de TODO, e firmar contrato que o tesoureiro é responsável na justiça civel ATE o plenario (a turma) aprovar as contas?

E não é só em turmas de formandos; vale para condominios também!
 
Marcos da Silva em 03/02/2012 07:18:07
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions