A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

14/11/2012 19:46

Advogados questionam prisões feitas pela PM nas Moreninhas

Nícholas Vasconcelos
Operação da PM nas Moreninhas prendeu 8 pessoas e apreendeu um adolescente. (Foto: Rodrigo Pazinato)Operação da PM nas Moreninhas prendeu 8 pessoas e apreendeu um adolescente. (Foto: Rodrigo Pazinato)

A prisão de oito pessoas e apreensão de um adolescente durante operação “Varejo” nesta quarta-feira (14), nas Moreninhas, é questionada entre os advogados que representam os presos e pela OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul).

O argumento é que os mandados de busca e apreensão e de prisão só poderiam ser expedidos pelo juiz a partir da solicitação de um delegado, não diretamente pelo Comando da PM (Policia Militar), como ocorreu.

“O Comandante da PM não tem legitimidade para requerer o mandado, a autoridade policial competente seria a Polícia Civil, o delegado de Polícia”, afirmou o advogado Paulo Belarmino de Paula Júnior, que representa um dos presos por tráfico durante a operação.

Paulo vai ingressar com pedido de liberdade para o cliente, que está detido na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do bairro Piratininga. “Entendo que a prisão é ilegal, mas como o pedido foi decretado pelo Judiciário vou ingressar com o habeas corpus”, informou.

Quem também vê com estranheza o pedido de prisão solicitado diretamente pelo Comando da PM é o presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul), Leonardo Duarte. “Não compete à PM requisitar prisões, fora os flagrantes ou solicitadas pela Polícia Civil”, comentou.

Conforme o chefe do Estado Maior da PM, Coronel Guilherme Gonçalves, a operação se baseou em em uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de 2009 sobre ação semelhante no Espírito Santo. Conforme o parecer do ministro Cezar Peluso, o cumprimento de mandado pela PM não é investigação e não usurpa a competência da Polícia Judiciária. "Tivemos uma informaçãod a Inteligência da PM que resultou na operação, como no Espírito Santo", afirmou o Coronel.

A operação Saturação teve a participação de 120 policiais do Cicgoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais), 10°, 9° e 1° Batalhões distribuídos em 22 equipes.

Foram apreendidos 2 quilos de drogas, como maconha, cocaína e pasta base, além de uma arma calibre 32, um colete a prova de balas, uma faca, um canivete, balanças de precisão, cartões de crédito, celulares, munições, R$ 4.680 em dinheiro e R$ 200 em cheque.



Essa é mais uma picuinha dos delegados de policia e do pres da oab com a policia militar. vou orar pelo cmt e pelos outros pms. Ciúme de homem é pior que praga. E pode pegar meu nome e email. Quer ficar ao lado da bandidagem então saia de onde está presidente(????)
 
João Paulo Esteves Noronha em 15/11/2012 10:40:29
Advogado que ganha dinheiro soltando bandido da cadeia não passa de um bandido letrado, prefiro morrer de fome que receber dinheiro de vagabundo.
 
Ivan Carlos Martins de Oliveira em 15/11/2012 10:32:16
Coitadinhos dos Traficantes presos injustamente por estarem armados, dando suporte para o crime organizado, com munições, colete à prova de balas, vários papelotes de cocaína, etc.A PM não poderia pedir autorização para o Judiciário, teria que ser “APENAS” os Delegados, pois eles estão nas ruas todos os dias e sabem dos problemas da população, BUSCA E APREENSÃO E DE PRISÃO só poderiam ser expedidos pelo juiz a partir da solicitação de um DELEGADO. AH!!! Abram as portas daquele “PARAISO” e soltem os “ANJINHOS”, mas DOUTOR leve- “OS” para a sua casa, pois a população não aguenta mais.
 
Álasson Luiz em 15/11/2012 10:14:05
Isso é normal na OAB, tudo que eles querem é se aparcer quando acontece um evento vultuoso na cidade. Tudo bem que os Advogados querem ganhar dinheiro e que os vagabundos tem o direito a ampla defesa, agora querer questionar quem pode ou nao prender o bandido, pelo amor de Deus em Sr. Leonardo, va cuidar da sua vida e deixa a Policia fazer o trabalho dela, uma vez que nao é o Sr. que esta la a merce dos traficantes e de todos os tipos de crime que esse cancer gera para a sociedade. Faz assim presidente, va questionar as obras superfaturadas que estao por ai, va questionar o problema do caos da saude publica na cidade, emfim, tem tanta coisa que essa magnanima instituiçao deveria fazer pela sociedade e nao faz. Acorda OAB, cumpra com seu papel social.
 
Antonio Carlos em 15/11/2012 10:07:10
DUVIDO QUA A OAB SEJA CONIVENTE COM ADVOGADO PORTA DE CADEIA, defender bandidos pode,,, mas deixarem eles LIVRES comandando as BOCAS DE FUMO e dizer que a POLICIA agiu fora da lei, COM TANTO prova contundente da ação é uma piada, e DUVIDO QUE O SR JUIZ em SÃ CONCIÊNCIA de habeas copor a estas PORCARIAS DE GENTE que acaba com a SOCIEDADE...

OAB POR FAVOR VAMOS MORALIZAR A JUSTIÇA, A Policia está fazendo o seu papel mas depois colocam estes bandidos na rua denovo a população não aguenta mais
 
MATEUS COSTA em 15/11/2012 10:06:57
Dr Paulo Belarmino e Dr Leonardo Duarte, isso quer dizer que os policiais não poderiam ter atrapalhado a venda de drogas sem autorização, tem que pedir permissão para realizar esta operação onde foram apreendidos 2 quilos de drogas, como maconha, cocaína e pasta base, além de uma arma calibre 32, um colete a prova de balas, uma faca, um canivete, balanças de precisão, cartões de crédito, celulares, munições, R$ 4.680 em dinheiro e R$ 200 em cheque.

PARABÉNS AOS POLICIAIS PELA OPERAÇÃO REALIZADA!
Sr Governador, policia bem remunerada é policia preparada e atuante.
 
Luciano Silgueiros em 15/11/2012 09:45:51
Isso PM!! Parabens!! Vamos botar esses bandidos na cadeia e, se esses Advogados defensores de bandidos, liberarem, coloquem na midia, nome e tal para a população avaliar tambem essa classe.
 
Jorge Junior em 15/11/2012 09:40:24
é ilegal as prisoes, mas vender droga e destruir familias pode..
 
Rodrigo da Silva em 15/11/2012 07:19:31
esses advogado nao devia estar questionado isso ne porq quando esses misseravel estao acabando com as familias distuidos a vidas de jovem por causas das grogas que eles vendes esse brasil e brincadeira mesmo PARABENS PARA A POLICIAS tem mesmo que prender mesmo
 
ademar dos santos duarte em 15/11/2012 07:05:46
nossssssa, quanta burocracia!!! por isso que a impunidade "toma conta da cidade". traficante preso com droga, agora a discussão é quem pode ou quem não pode prender. Deus, me proteja, por aqui a coisa ta feia.
 
Paulo Alves em 14/11/2012 23:26:43
É incrivel, se a policia faz o trabalho dela ta errado, se nao faz ta errado tbm dai fica dificil entender como agradar a população, se são traficantes ainda acham advogados para defende-los!!!
 
Mauro Jose em 14/11/2012 23:24:58
Parabens,,,, SENHOR JUIZ,,, que expediu os mandados,
Advogados defendem seus clientes e a OAB a sua classe.
Quem defende a população dos crimes cometidos por esses bandidos presos???
brilhante trabalho realizado pela Justiça, Policia Militar...
se todos agissem mais dessa forma poderiamos ter mais tranquilidade...

 
andrea pereira em 14/11/2012 23:14:30
É brincadeira essa discussão. O que vale para o cidadão é bandido preso e o povo seguro. Isto a policia militar fez. O advogado tá querendo tirar o bandido da cadeia prá ele vender droga de novo. E o presidente da oab mais uma vez fica contra o povo. Ainda bem que daqui a pouco ele vai embora
 
Marcio Alves Nogueira em 14/11/2012 22:42:10
bem interessante a posição da ordem dos advogados efetuar a prisão de pessoas que estão cometendo atos ilicitos e trafego de drogas pela Policia Militar que faz parte dos Orgãos de Segurança Pública não pode, apesar de ter mandado da autoridade competente, porem, os meliantes e que estão corretos devem continuar traficando e cometendo delitos e as forças de segurança pública não podem cumprir seu papel institucional.....me ajuda ai....OAB vamos ajudar a combater a criminalidade
 
enoque ferreira em 14/11/2012 22:41:45
Esses advogados deveriam ser presos tb.
 
Heitor Cassab em 14/11/2012 22:02:38
PARABÉNS A GLORIOSA POLICIA MILITAR/MS PELA INICIATIVA!!!!!!! E A PROPÓSITO ,Srs ADVOGADOS QUE DEFENDEM ESSES CRIMINOSOS, TIREM ELES DA CADEIA E LEVEM PARA SUAS CASAS P/ CUIDAREM DE SUAS FAMILIAS.... SÓ PODEM ESTAR DE BRINCADEIRA...
 
Nelson Benites em 14/11/2012 21:59:56
Acho engraçado esses Delegados, se o serviço é de competência deles, porque nao o fazem???????? Agora a PM fica varios meses fazendo os levantamentos até chegar a essas prisões e apreensões e vem os Delegados falarem que nao é competencia da PM. Vamos parar com essas picuinhas e deixar quem realmente se preocupa com a sociedade sul matogrossense trabalhar, ou seja, a nossa Gloriosa Policia Militar e quem quiser nos acompanhar que venha unir nossas forças e não ficar criticando!!!!!!!!!!!
 
Augusto Junior em 14/11/2012 21:17:15
O Campo Grande News como toda a imprensa livre desse país deveria informar a população dizendo que quem determina as prisões são os juízes. Este devaneio de que a PM não deve pedir mandado ou até os cumprir, nos leva a crer que a OAB por um delírio jurídico, quer questionar o juiz de direito sobre a sua decisão de mandar prender criminosos e que o mesmo, futuramente, deverá consultar o nobre Presidente da OAB antes de se manifestar na defesa da população das Moreninhas ou outra comunidade que virá a ser pacificada com essas ações da PM. Com certeza, amanhã ou depois, a SEJUSP, que é dirigida por um Delegado, manifestar-se-á proibindo que a PM assim aja novamente, como já fez anteriormente. Conclamo, também, a Associação dos Magistrados do nosso Estado a se manifestar.
 
João Silvestre em 14/11/2012 20:51:16
Enquanto isso, "open" pó e vandalismo no quadrilátero das ruas Brilhante, Ciríaco Maymone, Marechal Floriano, Argemiro Fialho e adjacências, no bairro Nova Bandeirantes, correm soltos, de meia-noite às seis, com assassinato e tudo o mais, apesar das centenas de chamados diários dos moradores, para intervenção da PM e da PMA. Qual a lógica?
 
Mário Márcio da Rocha Cabreira em 14/11/2012 20:36:24
Acho o depoimento do presidente da ordem excêntrico e pouco convencional, quando se trata de segurança pública, mostrando ser boçal e soberano. Vale lembrar que soberania quem tem é DEUS, o Homem tem livre -arbítrio. E a soberania de DEUS, e o livre-arbítrio me dá o direito de opinar.
 
jorge ferreira em 14/11/2012 20:30:45
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions