Afonso Pena é recordista no 1º fim de semana de fiscalização contra aglomerações
Em relação à fiscalização feita no feriado do Dia do Trabalhador, foram encontradas 18% mais pessoas que em dias normais

Desde sexta-feira (1º), órgãos municipais abordaram 873 pessoas durante operação conjunta para reforçar o isolamento social, principal medida contra o novo coronavírus. A ação ocorreu de 15h às 19h, em pontos de lazer da cidade, a fim de orientar a população.
Na tarde de ontem (3), a GCM (Guarda Civil Metropolitana), Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), fizeram "blitz" nos altos da avenida Afonso Pena, no Mirante do Aeroporto Internacional de Campo Grande e fiscalização na Lagoa Itatiaia.
De acordo com boletim divulgado pela GCM, 53 pessoas que frequentavam a Lagoa Itatiaia, no bairro Tiradentes, foram abordadas e orientadas sobre a proibição de aglomeração. No trânsito, oito carros e seis motos foram abordados, mas nenhum apresentou irregularidade. Foram dispostos 11 guardas e dois fiscais de Semadur, em oito viaturas.
No Mirante do Aeroporto Internacional de Campo Grande, na avenida Duque de Caixas, a atenção teve de ser maior, e por isso foram empenhados 21 guardas, seis agentes de trânsito e dois fiscais, em 16 viaturas, que ao todo, abordaram 261 pessoas.
No local, 27 carros e 93 motocicletas foram paradas pela fiscalização. Mais da metade (53%) foi notificada por irregularidades na direção, no veículo e na CNH (Carteira Nacional de Habilitaçao).
Um carro teve de ser removido, e um homem foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil por dirigir alcoolizado. Além disso, 15 motociclistas tiveram suas motos recolhidas devido à irregularidades.
Os altos da avenida Afonso Pena, um dos principais pontos de encontro da cidade, tiveram empenho de 25 profissionais dos órgãos de fiscalização, que abordaram 480 pessoas, a fim de evitar aglomerações.
Também foram parados 98 carros e 42 motocicletas, dos quais foram notificados 13 por possuírem irregularidades na documentação do automóvel e por irregularidades dos motoristas.

Durante a noite - Em cumprimento do Toque de Recolher, a Guarda realizou fiscalização pelas ruas de Campo Grande, da meia-noite até às 5h da manhã de hoje (4). Foram 29 profissionais empenhados.
Sete estabelecimentos comerciais foram orientados a fecharem as portas e encerrar atendimento, e 79 pessoas foram abordadas e orientadas a permanecerem dentro das próprias casas.
Duas pessoas estavam irregulares quanto à medidas protetivas, e foram notificados, e um motorista dirigia embriagado no volante.
A orientação é que sejam feitas denúncias por meio do 153. Somente ontem foram recebidas 216 ligações, sendo mais da metade (119) denúncias referentes à desrespeito da quarentena.
