ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Agepen diz que Nando retirou sonda e que está recebendo tratamento

Acusado de comandar grupo de extermínio vai passar por perícia médica, após pedido de prisão domiciliar da defesa

Aline dos Santos | 21/07/2017 12:35
Nando está preso desde 21 de dezembro no Instituto Penal de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)
Nando está preso desde 21 de dezembro no Instituto Penal de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)

A Justiça determinou que Luiz Alves Martins Filho, o Nando, acusado de comandar um grupo de extermínio na região do bairro Danúbio Azul, em Campo Grande passe por nova perícia médica. A Defensoria Pública pediu prisão domiciliar, sob justificativa que ele enfrenta péssimas condições de saúde e quis cometer suicídio.

Já Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) informa que o preso retirou a sonda por conta própria, para se auto-mutilar, e que recebe atendimento. Ele tem uma cistostomia - abertura na bexiga para introdução de catéter para coleta da urina.

Desde 21 de dezembro de 2016, Nando, 50 anos, está preso no Instituto Penal de Campo Grande, sob acusação de matar 16 pessoas.

Na segunda-feira (dia 17), o juiz Thiago Nagasawa Tanaka, em substituição legal na 1ª Vara de Execução Penal, determinou a nomeação de um médico para verificar as condições de saúde do preso.

Na decisão, o magistrado afirma que direção da unidade penal a qualquer tempo pode encaminhar o réu para tratamento de saúde, inclusive extramuros e mediante escolta, sem necessidade de autorização judicial.

De acordo com a Agepen, relatório de atendimento de saúde aponta que Nando teve atendimento regular desde que deu entrada no Instituto Penal, sendo acompanhado pela equipe de saúde do presídio, consultas regulares no Módulo de Saúde do Complexo Penitenciário, encaminhamentos à posto de saúde e troca de sonda. Na terça-feira (dia 18), ele passou por consulta com urologista.

No relato da Defensoria, Nando está em situação precária e atormentado por problema de saúde. Um estreitamento no canal da uretra faz com que ele precise de cistostomia - abertura na bexiga para introdução de catéter para coleta da urina - e troca quinzenal da sonda usada no tratamento.

Entretanto, é alegado que essa troca foi feita apenas duas vezes, em 10 de abril e 8 de junho deste ano, acarretando diversos problemas. Conforme a Defensoria, Nando está dormindo sobre pedaços de papelão.

Nos siga no Google Notícias