ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Agepen eleva altura dos bloqueadores de celular para evitar "pontos cegos"

Ricardo Campos Jr. | 28/09/2015 16:04
Presídio de segurança máxima faz parte do complexo penitenciário (Foto: Marcos Ermínio)
Presídio de segurança máxima faz parte do complexo penitenciário (Foto: Marcos Ermínio)

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) vai aumentar a altura dos bloqueadores de celular no Complexo Penitenciário de Campo Grande, localizado no Jardim Noroeste, para aprimorar o sistema. A medida deve dificultar o surgimento de “pontos cegos” dentro dos presídios, onde detentos conseguiam usar telefones móveis mesmo com a interferência dos aparelhos.

Segundo a assessoria de imprensa do órgão, foram comprados dez postes com dez metros de altura cada para aumentar o alcance dos dispositivos. Eles também devem evitar que os presos quebrem os bloqueadores.

A empresa responsável pelo sistema estuda ampliar a tecnologia para restringir o acesso a wi-fi e 4G, tendo em vista que os aparelhos atuais coíbem apenas os smartphones que operam em 3G.

O sistema, ainda segundo a Agepen, é apenas um dos elementos na política de combate à comunicação externa dos detentos, já que os agentes penitenciários atuam de forma efetiva nas revistas de visitantes e realiza operações pente-fino para apreender os celulares que acabam chegando às mãos dos internos. Somente em setembro, de acordo com o órgão, foram apreendidos 80 telefones no complexo.

Eficácia – O sistema foi instalado em 2014. Na ocasião, foi divulgado que se tratava de uma tecnologia de ponta. Já o custo total não foi revelado. Em 14 de outubro de 2013, o Diário Oficial do Estado publicou um contrato de R$ 326,9 mil relativo à instalação elétrica para implantação do sistema de bloqueadores.

O Campo Grande News já denunciou a ineficácia dos aparelhos em junho deste ano, já que meses antes internos divulgaram vídeos de rebelião gravados com celular.

A ineficácia do sistema também é apontada pelo Sinsap (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul). “Os bloqueadores não funcionam. O tipo de tecnologia é ultrapassado ou não é eficiente. Tem pontos 'cegos'. Interfere na ligação, mas não bloqueiam sinal de internet”, afirma o presidente do sindicato, André Luiz Garcia Santiago.

Nos siga no Google Notícias