ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Além de celular, pane atinge telefonia fixa em pleno centro da Capital

Lidiane Kober | 02/08/2014 08:54
Fiação antiga da região central seria uma das desculpas da pane (Foto: Marcos Ermínio)
Fiação antiga da região central seria uma das desculpas da pane (Foto: Marcos Ermínio)

Dificuldades para encontrar sinal e falar pelo telefone celular na região central de Campo Grande não é novidade nenhuma. No últimos meses, no entanto, o problema vem se agravando e “bateu às portas” da telefonia fixa. A dificuldade é relatada por vários comerciantes, principalmente, pelos clientes da operadora Oi.

“Sempre tive problemas de linha cruzada, teve uma época que só recebia ligações, mas, recentemente, a situação se agravou ainda mais e, agora, nem recebo e muito menos faço ligações”, relatou a supervisora de vendas Ingrid Rondon Ferreira, de 31 anos, que trabalha em lojas de roupas na Rua 14 de Julho.

Do outro lado da rua, em outra loja de roupas, a caixa Monica Paula dos Santos, 23 anos, também enfrenta problemas frequentes com a telefonia fixa. “Pelo menos uma vez por mês, preciso acionar o pessoal da operadora, porque fico sem linha”, contou.

Gerente de uma loja de fotografia e ótica, Laura Sá também passa por aborrecimentos constantes por causa da prestação do serviço. “Chegamos a ficar uma semana sem telefone fixo e internet”, relatou.

O problema gerou o “caos” no estabelecimento. “Dependemos da linha telefônica e da internet para receber pagamento por cartão de crédito e emitir nota fiscal da prefeitura”, explicou a gerente.

O mesmo problema Monica enfrentou na loja de roupas. “Além disso, ficamos impossibilitados de ligar para clientes a fim de divulgar novidades nas coleções”, acrescentou.

Desculpas  - Coincidência ou não, os três estabelecimentos comerciais são clientes da operadora Oi. “Eles alegam congestionamento de linhas”, disse Monica.

À Laura, em uma das situações de pane, a operadora culpou a chuva pelo problema. “Falaram que a chuva foi muito forte e inundou uma caixa de fios deles”, relatou a gerente.

À supervisora de vendas, que já cansou de acionar a equipe e desistiu do telefone fixo, a Oi disse que o problema era a fiação da região central. “Dizem que é muito antiga”, comentou Ingrid.

Dentro do projeto Reviva Centro, a Prefeitura de Campo Grande prometeu trocar toda a fiação da região central. Para contribuir com o embelezamento da região, o sistema seria implantado no subsolo.

Por meio a assessoria de imprensa, a administração municipal disse que, para sair do papel, o projeto depende do apoio das operadoras de telefonia e de energia, além da liberação de financiamento milionário para ajudar a bancar a mudança.

Versão oficial - Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Oi atribiu as queixas dos clientes a "problemas pontuais". Na terça-feira (29), por exemplo, acidente de trânsito teria causado o rompimento de uma cabo da companhia na Rua Rui Barbosa, afetando o serviço.

Sobre o fato de os problemas estarem frequentes, a Oi frisou ser complicado analisar caso por caso, porque precisa estudar o histórico de cada cliente para apresentar uma justificativa. "São muitas variáveis", explicou via assessoria.

Uma das "variáveis" seria instalações inadequadas dos estabelecimentos. A operadora alegou ser responsável apenas pela rede de fiação do poste até o cliente.

Pelo menos uma vez por mês, Monica enfrenta problema de falta de linha (Foto: Marcos Ermínio)
Pelo menos uma vez por mês, Monica enfrenta problema de falta de linha (Foto: Marcos Ermínio)
Projeto Reviva Centro prevê sistema de fiação pelo subsolo (Foto: Marcos Ermínio)
Projeto Reviva Centro prevê sistema de fiação pelo subsolo (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias