ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Além de perder status de “mais gorda”, Capital é exemplo em hábitos saudáveis

Lidiane Kober | 02/05/2014 17:41
Campo Grande é a quarta Capital do país com mais adeptos de atividade física (Marcelo Vitor)
Campo Grande é a quarta Capital do país com mais adeptos de atividade física (Marcelo Vitor)

Além de perder o status de Capital “mais gorda” do Brasil, Campo Grande é exemplo em prática de atividade física e boa alimentação. No ranking nacional, divulgado pelo Ministério da Saúde, a cidade é a quarta que mais realiza exercícios e a décima que mais consome frutas e hortaliças.

De acordo com o Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), 40% dos campo-grandenses adultos praticam o nível recomendado (pelo menos 150 de atividade leve ou de 75 minutos, de moderada) de atividade física por semana.

O percentual está acima da média nacional de 33,8%. Em Florianópolis, residem os mais adeptos aos exercícios (44%) e, em São Paulo, apenas 28% dos moradores andam se mexendo.

No quesito boa alimentação, o consumo recomendado (de 5 ou mais porções por dia em 5 ou mais dias da semana) de frutas e hortaliças é hábito de 25% dos campo-grandenses, também acima da média nacional, de 23,6%.

“Os dois hábitos só trazem benefícios à saúde”, destacou o médico cardiologista, Christiano Henrique Souza Pereira. Segundo ele, a prática de exercícios reduz as chances de problemas cardiovasculares, de hipertensão, de infarto, de AVC (Acidente Vascular Cerebral), aumenta o colesterol bom e diminui o ruim.

“Fora que o paciente se sente mais leve, menos estressado”, completou. Ao mesmo tempo, o médico frisou que boa alimentação resulta em risco menor de diabetes, colesterol e de pressão alta. “Pena que, às vezes, a pessoa precisa tomar um susto grande para mudar os hábitos”, comentou.

Ainda de acordo com Pereira, mais de 50% das vítimas das doenças citadas não praticam atividade física, nem consomem a quantidade necessária de frutas e hortaliças. “O ideal é trabalhar com prevenção”, orientou.

Professor de educação física há 28 anos, Sérgio Mattos acompanhou a evolução da qualidade de vida dos campo-grandenses. “A prática de exercícios aumentou muito, somos a segunda Capital com maios quantidade de estúdios (academias menores)”, destacou.

Ele aproveitou ainda para ressaltar os benefícios do hábito. “A atividade física libera dopamina, que elimina dor física e a endorfina, que dá a sensação de prazer”, disse. Na Capital, ainda conforme Mattos, a preferência é por caminhadas, corridas, depois por atividades naturais, como jogos, e, na sequência, aparecem os adeptos das acadêmias.

Nos siga no Google Notícias