ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Alunos de escolinha de futebol ajudam a pintar rua da Cidade da Copa

Iniciativa visa resgatar tradição e nacionalismo durante o período da competição mundial

Por Ketlen Gomes e Inez Nazira | 18/06/2026 17:43
Alunos de escolinha de futebol ajudam a pintar rua da Cidade da Copa
Alunos de escolhinha de futebol pintam rua da Cidade da Copa, na Esplanada Ferroviária. (Foto: Paulo Francis)

Cerca de 20 crianças da Escola Pública de Futebol da Funesp (Fundação Municipal de Esportes) participam nesta quinta-feira (18) da pintura da rua que integra a estrutura da Cidade da Copa, na Esplanada Ferroviária, em Campo Grande. A ação, realizada em parceria entre a Prefeitura e o Ponto Bar, busca resgatar a tradição das ruas decoradas durante a Copa do Mundo e preparar o espaço para receber o público no segundo jogo do Brasil na competição, nesta sexta-feira (19).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Cerca de 20 crianças da Escola Pública de Futebol da Funesp participam da pintura de uma rua na Esplanada Ferroviária, em Campo Grande, para decorar a Cidade da Copa. A ação, em parceria com o Ponto Bar, visa resgatar a tradição das ruas decoradas durante a Copa do Mundo. A arte, criada por Isabelle Aquino, deve ocupar 900 metros quadrados. A expectativa é receber entre 5 mil e 10 mil pessoas durante as transmissões dos jogos.

A arte foi criada pela artista visual Isabelle Aquino, de 26 anos, que já realizou outros trabalhos na região. Segundo ela, o projeto foi desenvolvido a partir de uma ideia apresentada pelos organizadores da Cidade da Copa e a intervenção deve ocupar aproximadamente 900 metros quadrados.

"Tenho visto muitas ruas inteiras sendo pintadas em outras cidades e não sei se já existe algo desse tamanho em Campo Grande. Se for a primeira, vai ser algo bem legal", comentou.

Alunos de escolinha de futebol ajudam a pintar rua da Cidade da Copa
Arte de Isabelle Aquino tem cerca de 900 metros, e foi feita a pedido da organização. (Foto: Paulo Francis)

A expectativa dos organizadores é concluir a pintura ainda nesta quinta-feira para permitir a secagem do piso e a montagem da estrutura do telão, que transmitirá a partida contra o Haiti, marcada para as 20h30, no horário de Mato Grosso do Sul.

Segundo o organizador da Cidade da Copa e proprietário do Ponto Bar, Thallyson Perez, a iniciativa nasceu da vontade de recuperar uma tradição que marcou gerações de brasileiros durante os períodos de Copa do Mundo.

"Desde criança eu lembro das pessoas pintando as ruas em frente às suas casas para entrar no clima da competição. Sentimos falta disso e decidimos resgatar essa cultura", afirmou.

A pintura estava prevista para ocorrer antes da estreia da seleção brasileira, mas precisou ser adiada por causa da chuva. Apesar disso, a programação da Cidade da Copa foi mantida. A expectativa da organização é que entre 5 mil e 10 mil pessoas passem pela Esplanada Ferroviária ao longo das transmissões dos jogos.

Alunos de escolinha de futebol ajudam a pintar rua da Cidade da Copa
Organizadores fizeram a pintura nesta quinta, devido às condições climáticas favoráveis. (Foto: Paulo Francis)

Além de ajudar na decoração do espaço, a atividade também envolveu alunos do polo da Praça Elias Gadia da Escola Pública de Futebol, projeto da Funesp que atende crianças e adolescentes em diversas regiões da cidade.

De acordo com o diretor-presidente da fundação, Maicon Luiz Mommad, a proposta é aproximar as novas gerações de uma tradição que se tornou menos comum ao longo dos anos.

"A proposta é resgatar aquele sentimento de união e nacionalismo que existia nas Copas do Mundo, quando famílias e vizinhos se reuniam para decorar as ruas e torcer juntos", afirmou.

Para os participantes, a experiência também representou uma oportunidade inédita. Aos 13 anos, Bruno de Lima contou que treina na escola há cerca de 4 anos e que, além de participar pela primeira vez de uma pintura de rua, também gosta de fazer parte do projeto porque ajuda pessoas que não têm condições de pagar por uma escolinha de futebol.

"Estou bem animado. É a primeira vez que participo de uma pintura de rua. Nunca tinha vivido essa tradição antes", disse.

Achilles Fernando, de 11 anos, destacou a relação da atividade com o projeto esportivo que frequenta há cerca de um ano. "A atividade ajuda muito o nosso projeto de futebol. Eu treino com o professor há cerca de um ano e esta é a primeira vez que participo da pintura de rua. Estou animado para fazer parte disso", resumiu.

Já João Lucas, de 8 anos, afirmou que a surpresa começou ainda durante o trajeto até a Esplanada Ferroviária. "Quando estávamos no ônibus, o pessoal começou a comentar que iríamos pintar a rua e eu fiquei muito feliz. É uma oportunidade de participar, viver esse momento e criar lembranças da nossa infância", relatou.

Caso a pintura não seja concluída nesta quinta-feira, os trabalhos deverão continuar na sexta-feira. A programação da Cidade da Copa, porém, está mantida independentemente das condições climáticas, segundo a organização.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.