ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Antes da multa, condutor irregular flagrado em lombada será notificado

Luana Rodrigues | 23/02/2016 16:18
Sistema já está funcionando em 10 aparelhos em Dourados, Três Lagoas e Campo Grande. (Foto: Simão Nogueira)
Sistema já está funcionando em 10 aparelhos em Dourados, Três Lagoas e Campo Grande. (Foto: Simão Nogueira)

Os motoristas que estão com documentação irregular e forem flagrados por lombadas eletrônicas, por conta de um novo sistema já em fase de testes, serão notificados e receberão prazo para se regularizarem. A informação do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) chega como uma espécie de alívio – e alerta – a quem achou que teria de, em breve, evitar todos os radares da cidade, desde que a novidade foi anunciada, na semana passada.

Segundo as informações do órgão, os condutores não receberão a multa imediatamente. A notificação servirá de alerta e, caso o motorista não se regularize dentro do prazo, aí então será multado.

No dia 16 deste mês, o Detran-MS anunciou que as 200 lombadas eletrônicas existentes no Estado serão, além de radares de controle de velocidade, capazes de flagrar veículos com licenciamento atrasado, roubados ou furtados.

Conforme o Detran/MS, dez equipamentos já estão exercendo a nova função. O departamento não informou os locais onde estão instalados estes aparelhos, mas disse que ficam em trechos de entrada e saída de Dourados, Três Lagoas e Campo Grande.

Como funciona - Segundo o Detran, os ‘novos’ equipamentos estão configurados com a tecnologia de leitura de placas via OCR, sistema que faz o reconhecimento da placa do veículo, efetua a consulta no banco de dados do Detran e retorna as informações sobre restrições existentes para aquele veículo.

A partir da identificação de um veículo com ocorrência de furto/roubo no sistema, as informações são repassadas eletronicamente para as forças policiais.

No caso de o veículo estar com o licenciamento em atraso, o proprietário será notificado e se não se regularizar, vai receber multa, conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). "O aparelho vai fazer uma leitura de toda a regularidade do veículo, se houver algo irregular, um 'alarme' irá soar no centro e as autoridades serão acionadas", informou o diretor-presidente.

Nos siga no Google Notícias