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Capital

Depois de deixar de faturar, comerciantes reabrem lojas no Shopping Norte/Sul

Aline dos Santos | 05/10/2011 12:45

A falta de energia foi causada por falha na casa de máquina.

Segundo dono de loja, maior dificuldade foi não passar cartão. (Foto: João Garrigó)
Segundo dono de loja, maior dificuldade foi não passar cartão. (Foto: João Garrigó)

Depois de enfrentar falta de energia por mais de quatro horas ontem, o Shopping Norte/Sul Plaza voltou ao funcionar normalmente nesta quarta-feira em Campo Grande.

Sócio-proprietário da franquia Mahogany, Robson Moraes conta que a loja de cosméticos fechou às 21h, uma hora mais cedo do que o normal. Segundo ele, o maior problema foi a impossibilidade de passar cartão, restringindo as vendas ao pagamento em dinheiro.

“As pessoas entraram, mas como não tinham dinheiro, ficaram de voltar outro dia”, afirma. Robson conta que não estava na loja no horário que faltou luz, mas foi informado de que os comerciantes ficaram perdidos. “Começaram a fechar as lojas por iniciativa própria”, relata.

Na Riachuelo, o gerador foi acionado, permitindo que a escada rolante e o elevador permanecessem em funcionamento. A loja ficou à meia-luz. De acordo com o gerente Eduardo Falcão Nogueira, o sistema para pagamento com cartões foi mantido.

Contudo, avalia que metade do dia foi perdida. “O shopping abre às 10h, mas o movimento aumenta das 16h para frente”, afirma. Em contrapartida, o gerente aponta que o número menor de pessoas permitiu atendimento mais individualizado. O centro comercial ficou sem luz das 17h15 às 21h30, conforme a assessoria de imprensa.

Problema foi na casa de máquinas do Shopping Norte/Sul Plaza. (Foto: João Garrigó)
Problema foi na casa de máquinas do Shopping Norte/Sul Plaza. (Foto: João Garrigó)

Ainda segundo a assessoria, as lojas âncoras – Marisa, Renner, Etna e Riachuelo – têm gerador e ficaram com as portas abertas até as 22h, horário normal de funcionamento. O shopping tem 120 lojas em atividade. O gerador do shopping manteve os corredores iluminados e as luzes de emergência foram acionadas nos banheiros.

De acordo com a assessoria de imprensa, houve um problema mecânico na casa de máquinas. A situação foi comparada a quando cai o disjuntor de um imóvel, e o sistema teve um problema na hora de ser rearmado. A peça será trocada provavelmente na madrugada, horário que o shopping não esteja em funcionamento.

A Enersul informou que o problema era interno e que manteve uma equipe no local por solidariedade.

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