ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Após duas horas de reunião, Olarte apresenta nova proposta de reajuste

Ludyney Moura e Michel Faustino | 08/11/2014 14:42
Prefeito quer fracionar pagamento do reajuste aos professores (Fotos: Marcos Ermínio)
Prefeito quer fracionar pagamento do reajuste aos professores (Fotos: Marcos Ermínio)
Presidente da ACP afirma que categoria está interessada em resolver impasse, mas mantém greve (Foto: Marcos Ermínio)
Presidente da ACP afirma que categoria está interessada em resolver impasse, mas mantém greve (Foto: Marcos Ermínio)
Paulo Pedra criticou prefeito e cobrou corte de gastos na Prefeitura da Capital (Foto: Marcos Ermínio)
Paulo Pedra criticou prefeito e cobrou corte de gastos na Prefeitura da Capital (Foto: Marcos Ermínio)

Depois de mais de duas horas de reunião, o prefeito Gilmar Olarte (PP) apresentou uma nova proposta aos professores da Reme que estão em greve desde a última quinta-feira (6). Ele quer fracionar o reajuste de 8,46% em pequenas parcelas até meados de 2015.

“Estou discutindo a viabilidade de obter recursos para pagar e cumprir a determinação da lei. A prefeitura só fará o pagamento se tiver dinheiro em caixa”, disse Olarte após a reunião. A nova proposta do prefeito divide o pagamento do reajuste em 1% ao mês, a partir do próximo mês de dezembro, e assim sucessivamente até que se chegue ao montante estabelecido por lei, de 8,46%.

Ele promete buscar recursos junto ao Governo do Estado, por meio do repasse de 25% do ICMS ao município, o que, segundo Gilmar, daria um montante de cerca de R$ 50 milhões. O progressista também citou a possibilidade de se obter recursos oriundo do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), junto à União, ou pelo pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

O presidente da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), Geraldo Alves, não quis antecipar o que achou da proposta, mas revelou que uma assembleia da categoria está marcada para a próxima segunda-feira (10), às 9h, na sede do sindicato. Por ora a greve está mantida. Apesar do impasse, Olarte prometeu, caso obtenha recurso, pagar a integralidade do reajuste.

Segundo Alves, a Seplanfic (Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças) está preparando o projeto para encaminhar à ACP, que vai analisar a proposta e discuti-la em assembleia. “A categoria está aberta à negociação, e quer o fim desse impasse que se criou pelo pagamento do reajuste”, frisou.

Presente ao encontro, o vereador Paulo Pedra (PDT), não gostou da proposta. “Não sai satisfeito. O prefeito alega que não tem recurso, mas não toma nenhuma atitude em relação ao corte de gastos”, disse o parlamentar, que citou o alto número de comissionados no paço municipal, que gera um impacto mensal de aproximadamente R$ 12 milhões ao cofres de Campo Grande.

“O prefeito vai retirar o projeto encaminhado ontem à Câmara (que previa divisão do reajuste para maio e outubro de 2015). acredito que teremos um novo entendimento em relação à proposta. Está sendo feito o possível para valorizar o magistério”, afirmou o vereador Mário César (PMDB), presidente do legislativo municipal e que também acompanhou a reunião.

Nos siga no Google Notícias