ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Arquitetas da Bolívia visitam obras do Reviva para levar de modelo

Grupo de profissionais quer levar a experiência do projeto para outros lugares

Leonardo Rocha e Mirian Machado | 30/03/2019 14:52
Arquitetos e técnicos da prefeitura estiveram na vistoria (Foto: Henrique Kawaminami)
Arquitetos e técnicos da prefeitura estiveram na vistoria (Foto: Henrique Kawaminami)

Três arquitetas da Bolívia e duas de São Paulo visitaram hoje (30), a obra do Reviva Centro, que está sendo conduzida pela Prefeitura de Campo Grande. A intenção do grupo é apresentar o projeto de revitalização do centro da cidade, em uma amostra internacional, no Azerbaijão.

A arquiteta boliviana, Julieta Santi, de 37 anos, disse que o objetivo do grupo é conhecer a obra, para levar esta experiência para outros locais. “Temos situações comuns, como a renovação do canteiro, assim como serviços básicos. Muitas vezes fazemos projetos que não saem do papel, por problemas da gestão pública”, disse ela.

Julieta disse que o grupo busca unir a arquitetura patrimonial, com a atual. “Casas reestruturadas, reformas em negócios de restaurantes, para não perder a história e fazer parte da atualidade. Estamos vendo um pouco do Brasil em cada uma destas cidades e aprendendo com isto”, ponderou.

A comitiva faz parte da União Internacional de Arquitetos. O grupo percorreu a Rua 14 de Julho. O grupo ainda vai levar o projeto que está em execução na cidade, no Congresso Internacional de Arquitetos, no Rio de Janeiro, em 2020.

“Na semana passada vieram conhecer a obra, arquitetos e engenheiros de todo País, o que mostra que nosso projeto é moderno e tem qualidade. Foi fruto de muita coragem e ousadia”, disse o prefeito Marquinhos Trad (PSD), durante a visita.

Obra na Rua 14 de Julho em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Obra na Rua 14 de Julho em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Projeto - Um dos responsáveis pelo projeto, César Fernandes, disse que a revitalização na área central tem a intenção de melhorar e recuperar o comércio local. “Precisou de uma grande intervenção, porque o centro sofreu com a degradação do tempo e teve a competição de outros locais, como shopping”.

Fernandes disse que a obra quer “resgatar” a segurança e conforto para as compras. “Sabemos que gera polêmica, porque vai diminuir vagas de estacionamento e atrapalha o comércio, mas a nossa estratégia é que a obra seja mais intensa neste momento que é mais tranquilo”.

Obra - A obra está na metade, com 55% executados, e R$ 26 milhões pagos. O contrato ainda não teve alterações. Financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o Reviva Centro começou em 4 de junho de 2018 e tem previsão contratual de término em 5 de março de 2020. Uma possibilidade é antecipar a conclusão do calçadão para começo de dezembro.

Ao todo, são 12 quadras da 14 de Julho, principal via do comércio da Capital de Mato Grosso do Sul, que correspondem a 1.400 metros. Na obra, a fiação é toda subterrânea. Depois, será feito o pavimento e começam as intervenções de paisagismo, com árvores do Cerrado, instalação de bancos para espaços de convivência. Tratada como um shopping a céu aberto, com prioridade para o pedestre.

A obra do Reviva Centro tem fiscalização da prefeitura de Campo Grande; da Consulgal, empresa portuguesa de serviços de consultoria de engenharia e gestão de empreendimentos; auditoria do TCE (Tribunal de Contas do Estado); e vistoria mensal do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Nos siga no Google Notícias