ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Entidades reforçam em documento pedido de lockdown na Capital

Representantes do grupo entregaram o documento ao defensor-público geral, Fábio Rombi

Leonardo Rocha | 07/08/2020 10:36
Integrantes do grupo entregam documento ao defensor-geral, Fábio Rombi (Foto: Divulgação)
Integrantes do grupo entregam documento ao defensor-geral, Fábio Rombi (Foto: Divulgação)

Um grupo formado por associações, conselhos e movimentos sociais foram até a Defensoria Pública, nesta manhã (07), entregar um abaixo-assinado pedindo a adoção do “lockdown” em Campo Grande. Eles justificam que a medida é necessária devido o aumento de casos e mortes de covid-19, assim como lotação dos leitos na cidade.

“Só nos resta tomar esta medida neste momento (lockdown), porque já estamos com quase todos os leitos ocupados na cidade e se não tiver esta providência, vai aumentar as mortes pela doença na cidade nas próximas semanas”, disse uma das representantes do grupo, Estela Scandola.

A carta foi entregue por integrantes do grupo ao Defensor Público-Geral do Estado, Fábio Rombi, em seu gabinete.  Segundo a organização, eles também vão repassar a solicitação ainda hoje (07) ao prefeito Marquinhos Trad (PSD).

A carta entregue pelo grupo defende a adoção de “lockdown” na cidade, com o fechamento do comércio, além da redução de horário dos serviços essenciais, em exceção as unidades d saúde. “O essencial agora é menos gente contaminada”, diz o texto.

O grupo também pede que Ministério Público e classe política (vereadores, deputados e senadores) se manifestem sobre o tema. “Faz tempo que várias organizações estão conversando sobre o cenário da pandemia na cidade e resolvemos tomar esta atitude devido o aumento de mortes e a grande contaminação de profissionais da saúde”.

Fazem parte deste pedido a ABEN-MS (Associação Brasileira de Enfermagem), ADJC-MS (Associação dos Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania), Aduems (Associação dos Docentes da Universidade Estadual de MS), Cufa-MS (Central Única das Favelas), CUT (Central Única dos Trabalhadores), CRB (Conselho Regional de Biologia), entre outros.

Lockdown – O assunto entrou na pauta após a Defensoria Pública pedir na Justiça a adoção do “lockdown” em Campo Grande, em função do aumento de casos e mortes de covid-19, com lotação de leitos na cidade.

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) rebateu dizendo que o problema “não é o comércio” e que além das medidas de biossegurança, toque de recolher e regras para as atividades, está sendo ampliado os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no município, além da realização de blitz, para reduzir a ocupação de leitos em função de acidentes.

A questão será discutida hoje (07), a partir das 13h30, em audiência de conciliação proposta pelo juiz Henrique Neiva de Carvalho, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande. Para a reunião, foram convocados representantes da prefeitura, da Defensoria, Ministério Público e Junta Comercial.

Nos siga no Google Notícias