A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

26/08/2013 08:35

Bairro mais populoso, orgulho de muita gente, foi fazenda de ex-prefeito

Aliny Mary Dias
Com mais de 32 mil habitantes, o bairro foi fazenda do ex-prefeito Lúdio Martins Coelho (Foto: João Garrigó)Com mais de 32 mil habitantes, o bairro foi fazenda do ex-prefeito Lúdio Martins Coelho (Foto: João Garrigó)
Bairro mais populoso, orgulho de muita gente, foi fazenda de ex-prefeito

Quem vive no bairro mais populoso de Campo Grande fala com orgulho do desenvolvimento do lugar que já foi a fazenda do ex-prefeito Lúdio Martins Coelho. Com 36,7 mil moradores, segundo o último censo demográfico de 2010, o Bairro Aero Rancho abriga casas com arquitetura antiga e o comércio típico de grandes centros.

A história não é tão antiga, em 1989 a Fazenda Aero Rancho foi desmembrada e e dividida em Conjunto Aero Rancho e o Jardim Aero Rancho. Hoje o bairro possui sete setores do conjunto e outros três do jardim.

Maria Elena da Cruz tem 58 anos e há 20 vive no bairro. Ela conta que quando chegou no lugar só havia uma casa na avenida Anhembi, o local era a residência de um dos capatazes do ex-prefeito.

“Aqui só havia mato e poucos vizinhos. Eu vi esse lugar virar um bairro e tenho muito orgulho disso. O asfalto trouxe muito desenvolvimento pro nosso cantinho”, relembra a dona de casa.

Pra quem vive no Aero Rancho há mais de 25 anos, acompanhar o crescimento da região é como “ver um filho aprender a falar, andar e virar alguém na vida”, conta o dono de uma banca de jogos, Francisco Souza da Cruz, 58 anos.

Quem vive há 25 anos no bairro vê o desenvolvimento na porta de casa (Foto: João Garrigó)Quem vive há 25 anos no bairro vê o desenvolvimento na porta de casa (Foto: João Garrigó)

Dirceu teve 12 filhos e todos foram criados no Aero Rancho. Apesar de lembrar com nostalgia dos velhos tempos, o senhor é incisivo ao criticar os pontos ruins do bairro. “O único problema é a violência, a gente quase não vê polícia por aqui e isso não afasta a bandidagem”, conta.

A cobrança de mais policiamento é recorrente entre os antigos e novos moradores. A comerciante Adriana Teodoro, 41 anos, vive há 25 anos no bairro, mas há dois meses resolver abrir uma loja de roupas na Avenida Raquel de Queiroz, a mais movimentada do bairro.

Com a neta de 10 meses dos braços, ela reclama da falta de segurança, mas mesmo assim não pensa em sair do local. “A gente cresceu aqui e é um lugar extremamente gostoso de morar. A vizinhança é muito boa, mas o policiamento poderia ser melhor”, conta a empresária.

Considerado por muitos moradores como um ponto de entrave para o crescimento do bairro, o asfalto começou a se tornar realidade para muitos que ali vivem há poucos anos. Jussionara Gomes tem 39 anos e é operadora de telemarketing.

Adriana escolheu o bairro para criar as filhas e a neta (Foto: João Garrigó)Adriana escolheu o bairro para criar as filhas e a neta (Foto: João Garrigó)
Dirceu tem comércio há 5 anos e garante que local é lucrativo (Foto: João Garrigó)Dirceu tem comércio há 5 anos e garante que local é lucrativo (Foto: João Garrigó)

Ela se mudou há dois anos para o bairro e afirma que as condições poderiam ser melhores se o asfalto tivesse chegado há mais tempo. “A gente que vive aqui não considera o bairro tão grande pela falta do asfalto. Agora que a parte do conjunto está sendo asfaltada e trazendo mais desenvolvimento pra região”, completa.

Outro que adotou o bairro como a casa dos filhos e a fonte de renda é o comerciante Dirceu Amaral Lopes, 47 anos. O homem vive há 22 anos no bairro e há 5 abriu um comércio de roupas e presentes.

Para ele, viver em um bairro considerado o mais populoso da Capital que completa 114 anos nesta segunda-feira (26) tem uma vantagem. “Os políticos podem olhar mais pra gente e investir em nosso bairro. Eu acho que esse é o melhor ponto em viver em um bairro com esse título”, explica o comerciante.



MORO NO AERO RANCHO C5 A MAIS DE 17 ANOS E TEM MUITAS LUTAS Q JA VENCEMOS ,MAS TAMBEM REALMENTE FALTA MT MAIS PARA SER MUDADO PRINCIPALMENTE A SEGURANÇA Q AQUI SEMPRE FOI A GRANDE POLEMICA E PROBLEMA ! MAS FORA ISSU É MT BOM MORAR AQUI QERO CRIAR MEUS FILHOS AQUI ,AGORA TA UM BAIRRO TRANQUILO E BEM EVOLUIDO COM MENOS BANDIDOS! EM VISTA DE ALGUNS ANOS ATRAS!!!!
 
JESSICA DA COSTA BARROSO em 13/02/2014 11:25:22
Moro a mais de 20 anos no Aero Rancho, e apesar de não ter como negar que houve uma evolução em nosso bairro neste período, acho uma vergonha que até hoje estejamos na incerteza de quando chegará todo o asfalto a nosso bairro. Faz pelo menos 12 anos que todo ano dizem que o aero rancho será asfaltado e não acontece. Por isso sou a favor de que nas próximas eleições não se vote em um único político que esta no poder, pois todos, sem exceção tem desrespeitado o nosso aero rancho negando-lhe saneamento e asfalto. Se somos o bairro mais populoso, precisamos nos fazer notar como o bairro mais populoso nas urnas e fazer com que os políticos passem a respeitar o nosso bairro.
 
Rodrigo Ornelas em 26/08/2013 22:22:43
É importante lembrar que o Aero Rancho, hoje, é o segundo bairro mais populoso da Capital, perdendo apenas para o Nova Lima, que após o anúncio e vinda shopping Bosque dos Ipês para a região trouxe valorização e consequentemente aumento da população.
 
Gildo de Souza em 26/08/2013 14:46:50
hoje é o aniversario de Campo Grande, contudo o Grande Aero Rancho é um destaque, ao lembrar da luta em 1988, foi sacrificante, morreram dois irmãos Av M Deodoro, não tinha ônibus, ponte, creches, escolas, postos de saúde, orelhões segurança,aqui não entrava taxistas porq não tinha policia, policia não entreva porque não tinha ponte, ponte não existia porque não tinha políticos, políticos aqui não vinham porque aqui só tinha problemas.
a Comunidade se uniu, protestou e buscou ponte no lugar da pinguela do pedágio, asfalto o terminal temos até hospital. acredito que poderíamos estar melhor representado, mas o Aero Rancho também sofreu perseguições politicas e hoje não tem seu próprio representante, para solucionar os problemas locais: esgoto deteriorado, transito mal sinalizado. há lutas!
 
ROBSON LEIRIA MARTINS Advogado e morador em 26/08/2013 12:53:23
moro no aero rancho a mais de 17 anos e a nossa região tornou se muito grande mesmo e conquistou muita coisa boa como o asfalto.Mas falta mesmo segurança, policiamento, a gente vê tanta policia em outros bairros, na orla morena mesmo sabemos que tem muita policia e aqui nos temos pouco policiamento e ficamos inseguros, eles colocaram aqui a sede da guarda pertinho mas policia mesmo nada.
 
Silvia Eleutério Gomes em 26/08/2013 12:49:06
Com muito orgulho moro no Conjunto Aero Rancho a mais de vinte anos. É oportuno ressaltar que deficiência na "segurança pública " não é uma questão só aqui do Aero Rancho. Mas aqui existem inúmeros itens de bom que podemos observar tais como: Estamos a dez minutos do centro; temos Parque Airton Sena, diga-se, um grande complexo de lazer; Hospital Rosa Pedrossian; Centro de Saúde 24 horas; hospital do Câncer recém inaugurado; dois postos da PM; inúmeras escolas estaduais/municipais e particulares; núcleo da anhanguera/Uniderp; muitos comércios; profissionais liberais; muito espaço verde principalmente às margens do córrego anhanduizinho; e muitas outras coisas boas. Mas o que se tem de melhor no Aero Rancho " É UMA POPULAÇÃO AGUERRIDA, HOSPITALEIRA E VENCEDORA". Parabéns Cidade Morena.
 
Lenirdo Pedroso de Almeida em 26/08/2013 09:36:07
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions