Baixa procura por vacina contra o sarampo preocupa no Dia D
Neste sábado, a vacina fica disponível em 71 postos de saúde de Campo Grande

Apesar do registro de morte no Rio de Janeiro, o Dia D da campanha contra o sarampo registra baixa procura nos postos de saúde de Campo Grande. A situação preocupa e há alerta para que os pais e responsáveis levem crianças e adolescentes para vacinar. Nesta etapa, o público-alvo é a população de 5 a 19 anos.
“Está baixa a procura. Mas é muito importante o apoio da população. São crianças, elas não vão vir vacinar sozinhas”, afirma o titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), José Mauro Pinto de Castro Filho. De acordo com ele, a meta é vacinar 40 mil pessoas em Campo Grande.
- Leia Também
- Vacinação contra sarampo pode ser feita hoje em 71 unidades de saúde da Capital
- Com 5 suspeitas em MS e morte no RJ, sábado é Dia D de vacinação contra sarampo
“A procura está muito baixa. Espero que essas pessoas que não estão procurando tenham certeza de que já têm as duas doses no calendário vacinal. A orientação é: tem dúvida, procure a unidade de saúde. O profissional vai poder pesquisar no sistema e verificar. Porque essa faixa etária precisa ter as duas doses da tríplice viral”, afirma a superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo.
O prefeito Marquinhos Trad (PSD) reforçou o apelo à população. “Temos que atingir metas para salvar vidas. Precisamos que os pais encaminhem as crianças até as unidades de saúde”, afirma. O lançamento do Dia D da campanha foi na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Jardim Paradiso, na Vila Nasser.
Bom exemplo – Erison Maison Cachacart, 33 anos, levou a enteada de 12 anos para se vacinar. “Como está voltando a ter sarampo no Brasil, a preocupação aumentou. Já trouxe todo mundo para tomar vacina”, diz. Erison também foi imunizado neste sábado.
Num contraponto aos despreocupados, que sabem da campanha, mas não procuram a vacina, a diarista Luciana Regina Celes, 44 anos, levou o neto logo cedo ao posto de saúde e recebeu a boa notícia de que o menino de 11 anos já recebeu das duas doses. “Costumo deixar todas as vacinas do Samuel em dia”, diz Luciana.
Dia D – Neste sábado, a vacina fica disponível em 71 postos de saúde. O horário é das 7h às 17h. Em 2020, Campo Grande tem três casos de sarampo em investigação. No ano passado, um caso foi confirmado, mas considerado importado porque a contaminação aconteceu em São Paulo.
A vacinação segue até 13 de março. A próxima etapa acontecerá no segundo semestre de 2020 e o público-alvo será pessoas de 30 a 59 anos.
O sarampo é transmitido de forma direta, ao entrar em contato com secreções que sejam expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar de alguém que esteja infectado.