ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Bancários atravessam Capital para pedir prioridade na vacinação contra covid

Carreata teve início no bairro Amambaí e seguiu para o Parque dos Poderes

Gabriel Neris e Alana Portela | 16/06/2021 10:38
Carreata passa pela Avenida Afonso Pena, no Centro da Capital (Foto: Marcos Maluf)
Carreata passa pela Avenida Afonso Pena, no Centro da Capital (Foto: Marcos Maluf)

Bancários atravessaram Campo Grande na manhã desta quarta-feira (16) para protestar pedindo prioridade na vacinação contra a covid. O grupo de trabalhadores saiu da sede da Fetems (Federação Estadual dos Trabalhadores em Educação), no bairro Amambaí, rumo ao Parque dos Poderes.

A carreata, liderada por um caminhão de som, seguiu com buzinaços pelo Centro da Capital. Os veículos foram adesivados na tentativa de pressionar o poder público para que o setor receba as doses do imunizante rapidamente.

A coordenadora do protesto, Neide Maria Rodrigues, de 50 anos, reclama que a atuação profissional entra como serviço essencial, que não deve fechar mesmo em bandeira cinza, o grau mais alto de risco de contaminação da covid, porém o mesmo não ocorre em relação a vacinação.

“Milhares de pessoas passam todos os dias nas agências. Tivemos que fazer plantão aos fins de semana para atender a população. Os idosos vão sacar o salário, as pessoas vão para o auxílio [emergencial]. Estamos nos cuidando, mesmo assim muitas pessoas circulam e as agências se tornam foco de disseminação”, afirma.

Segundo ela, 35% da classe já foi contaminada em Campo Grande. “Temos colegas intubados, com famílias nos hospitais”, complementa.

Trabalhador segura faixa pedindo vacina (Foto: Marcos Maluf)
Trabalhador segura faixa pedindo vacina (Foto: Marcos Maluf)

Raul Verão, de 56 anos, é vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados. Ele conta que veio para Campo Grande há duas semanas para reivindicar a vacina. “O secretário [Geraldo Resende] não descarta a possibilidade de vacinação, mas para atender a demanda não depende dele”, lamenta.

Carlos Longo, de 61 anos, presidente do Sindicato de Dourados, disse que o secretário se solidarizou com o grupo, porém não tem doses suficientes. “Entendemos que falta vacina, vamos continuar reivindicando”, disse. Segundo ele, o objetivo agora é mobilizar trabalhadores de outros municípios.

O secretário de Saúde, Geraldo Resende, conversou rapidamente com os bancários em frente ao prédio da pasta. “A gente abriu critério por faixa etária, é o mais democrático. Estamos avançando. Em Campo Grande já está em 49 anos”, lembrou. O secretário disse que as pressões são legítimas, mas abrir para um setor pode ser “desconfortável” com outro. “Infelizmente o país não se preparou para comprar vacina num momento oportuno”.

A intenção é que os profissionais sejam recebidos pela Secretaria Estadual de Saúde e caso não tenham sucesso com o protesto, acionem o sindicato da categoria para pressionar o poder público.

Conforme o sindicato, Campo Grande e outros 27 municípios ao redor contam com cerca de 2,2 mil trabalhadores. Em Dourados são mais 700 profissionais.


Nos siga no Google Notícias