ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  16    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Barreiras em estradas já identificaram 4 casos positivos de covid-19

Serviço está funcionando desde 8 de junho e foi prorrogado por mais 15 dias

Lucia Morel | 23/06/2020 18:54
Barreiras em estradas já identificaram 4 casos positivos de covid-19
Teste rápido aplicado nas barreiras é feito com a coleta de gota de sangue. (Foto: Prefeitura de Campo Grande)

Duas pessoas com covid-19 foram identificadas nas barreiras sanitárias montadas pela Prefeitura de Campo Grande em três saídas da cidade. Os casos são de uma adolescente de 14 anos que chegou de Guararapes (SP) e um homem de 53 anos vindo de Nova Alvorada do Sul (MS). Ambos residem em Campo Grande.

As barreiras funcionam desde 8 de junho e a partir de hoje, serão prorrogadas por mais 15 dias, conforme disse o prefeito Marcos Trad (PSD), em transmissão ao vivo. A manutenção do serviço decorre de aumento de casos da doença nas cidades do interior de Mato Grosso do Sul.

Outras duas pessoas, no dia 13 de junho e ontem, segunda-feira, também testaram positivo para o novo coronavírus, mas já estavam curadas, conforme identificou o teste rápido.

Segundo informações da CVS (Coordenadoria de Vigilância Sanitária) da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) os dois caos positivos e ativos para transmissão da doença, foram abordados dentro da rotina e submetidos ao teste, tendo, em ambos os casos, apresentado reagente IgM, o que significa que a pessoa está apresentando a fase inicial do Covid-19, com risco de transmissão.

Tanto a adolescente quanto o homem estavam com sintomas  leves  e foram orientados a permanecerem em isolamento domiciliar.

Quando os testados apresentam resultado curado, é porque apresentou resultado de anticorpo IgG, o que significa que a pessoa não apresenta mais a fase ativa do vírus, portando é considerada curada e incapaz de transmiti-lô.

Do total de dez pessoas que apresentaram sintomas e foram submetidas à testagem, sete deram negativo.

As barreiras sanitárias fixas estão em funcionamento desde o dia 08 de junho em pontos estratégicos das saídas para São Paulo, Sidrolândia e Três Lagoas, onde o fluxo de veículos vindo dos municípios do interior de Mato Grosso do Sul e de outros estados é mais intenso.

Até o dia 22 de junho, 38.111 veículos foram parados e 76.924 pessoas orientadas, destas 254 apresentaram ou relataram sintomas recente, como febre, dor de cabeça, tosse e coriza.

Ao todo foram realizados 141 testes, sendo 121 negativos e 20 positivos, dos quais 18 deram IgG e os dois mais recentes IgM.

Nos siga no Google Notícias