A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

13/04/2015 10:54

Bebê com câncer raro precisa de doações de sangue O negativo

Aline dos Santos
Enzo precisa da ajuda de doadores de sangue. (Foto: Reprodução)Enzo precisa da ajuda de doadores de sangue. (Foto: Reprodução)

Com um câncer raro, a luta de Enzo Emanuel Batista da Silva, dois anos, pela vida depende também de solidariedade. O menino precisa de doações de sangue do tipo O negativo, tipagem que, tradicionalmente, já registra baixo estoque.

Segundo Carlos Emanoel Oliveira da Silva, 34 anos, pai de Enzo, o número de plaquetas está baixo, agravando o quadro do bebê. O menino tem câncer na próstata, raro nessa faixa etária. Em dez ano, este é o segundo caso em criança registrado no Estado.

Ainda de acordo com o pai, os materiais especiais para realização de biópsia chegaram, mas o estado de saúde não permite o procedimento. O bebê está internado no CTI Pediátrico do HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian.

Ajuda – Conforme a chefe da coleta no banco de sangue da Santa Casa de Campo Grande, Bibiana Rugolo Oliveira e Silva Nakao, a rotina do tratamento de câncer em crianças exige de duas a cinco unidades de plaquetas por dia. Ou seja, são preciso de dois a cinco doadores diários de sangue O negativo.

Outro complicador é que as plaquetas têm “vida” de cinco dias. Desta forma, é necessários que as doações sejam distribuídas durante a semana para que sempre haja plaquetas disponíveis para a transfusão.

O banco de sangue da Santa Casa fica localizado na rua Eduardo Santos Pereira, esquina com a 13 de Maio. De segunda a sexta-feira, o horário de atendimento vai das 7h às 17h. Aos sábados das 7h às 12h. No HR e HU, as doações são coletadas das 7h às 12h, de segunda a sexta.

Guarda oferece palestra sobre prevenção e combate às drogas em Uneis
Jovens da Unei (Unidades Educacional de Internação) Dom Bosco e da Unidade de Internação Feminina Estrela do Amanhã, em Campo Grande, receberam pales...
Cadastramento biométrico é oferecido pela Carreta da Justiça em Anhanduí
Desde o início desta semana a Carreta da Justiça está realizando atendimentos da biometria no distrito de Anhanduí, no município de Campo Grande, gra...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions