ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Bebê com câncer raro precisa de doações de sangue O negativo

Aline dos Santos | 13/04/2015 10:54
Enzo precisa da ajuda de doadores de sangue. (Foto: Reprodução)
Enzo precisa da ajuda de doadores de sangue. (Foto: Reprodução)

Com um câncer raro, a luta de Enzo Emanuel Batista da Silva, dois anos, pela vida depende também de solidariedade. O menino precisa de doações de sangue do tipo O negativo, tipagem que, tradicionalmente, já registra baixo estoque.

Segundo Carlos Emanoel Oliveira da Silva, 34 anos, pai de Enzo, o número de plaquetas está baixo, agravando o quadro do bebê. O menino tem câncer na próstata, raro nessa faixa etária. Em dez ano, este é o segundo caso em criança registrado no Estado.

Ainda de acordo com o pai, os materiais especiais para realização de biópsia chegaram, mas o estado de saúde não permite o procedimento. O bebê está internado no CTI Pediátrico do HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian.

Ajuda – Conforme a chefe da coleta no banco de sangue da Santa Casa de Campo Grande, Bibiana Rugolo Oliveira e Silva Nakao, a rotina do tratamento de câncer em crianças exige de duas a cinco unidades de plaquetas por dia. Ou seja, são preciso de dois a cinco doadores diários de sangue O negativo.

Outro complicador é que as plaquetas têm “vida” de cinco dias. Desta forma, é necessários que as doações sejam distribuídas durante a semana para que sempre haja plaquetas disponíveis para a transfusão.

O banco de sangue da Santa Casa fica localizado na rua Eduardo Santos Pereira, esquina com a 13 de Maio. De segunda a sexta-feira, o horário de atendimento vai das 7h às 17h. Aos sábados das 7h às 12h. No HR e HU, as doações são coletadas das 7h às 12h, de segunda a sexta.

Nos siga no Google Notícias