A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

20/09/2013 11:25

Bernal reage às cobranças e aconselha catador a trabalhar

Aline dos Santos e Leonardo Rocha
Com dedo em riste, Bernal afirmou que se sentiu desrespeitado. (Foto: Cleber Gellio)Com dedo em riste, Bernal afirmou que se sentiu desrespeitado. (Foto: Cleber Gellio)

O evento para formalizar o empréstimo de R$ 43 mil para catadores que perderam tudo com incêndio na unidade de triagem, no bairro Dom Antônio Barbosa, foi marcado por uma batalha de discursos nesta sexta-feira. Exaltado, o prefeito Alcides Bernal (PP) mandou os catadores trabalharem.

Primeiro a falar, o presidente da Coopermaras, Daniel Arguello, afirmou que o poder público precisa parar de dar tapas nas costas e fazer políticas públicas eficazes. “Nós precisamos de mais ação do poder público. Trazer recurso a fundo perdido”, disse. Ele classificou o empréstimo como louvável, mas reiterou que os catadores enfrentam muitas dificuldades financeiras. “Estamos perdendo muito com o fechamento do lixão”.

A situação econômica também foi lembrada pelo presidente da Coopernova, Eduardo César. “Tiramos R$ 400, R$ 600 por mês. É muito pouco. Não queremos o peixe, queremos condições para pescar”, comparou. Conforme os catadores, para estabelecer convênio com o governo federal, a UTR (Usina de Triagem de Resíduos) precisa de licença ambiental e de documentação.

Logo em seguida, a titular da SAS (Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania), Thaís Helena (PT), saiu em defesa da atual administração. “As condições da usina são fruto da gestão passada, que entregou uma UTR que não merece nem ser chamada de UTR. A ajuda foi uma forma de diminuir as perdas que aconteceu no domingo. Só podemos fazer o que está na lei, não podemos doar o dinheiro”, afirmou.

Por meio da Funsat (Fundação Social do Trabalho), a Prefeitura repassou um cheque de R$ 1 mil para 43 catadores da Coopermaras. O pagamento será em 12 vezes de R$ 89,40 e a primeira parcela vence em janeiro de 2014.

A cobrança dos trabalhadores levou o prefeito a um discurso exaltado, que incluiu um pedido de desculpas no final. “Quero que vocês trabalhem e paguem esse empréstimo. Não quero que vocês fiquem iguais a mendigos, pedindo dinheiro. Os senhores não precisam de favor, pois são microempresários. Eu não vim aqui para endividar. As pessoas que pensam assim, só pensam de forma negativa”, reclamou.

Bernal também culpou a gestão passada pela atual situação dos catadores. “É fácil cobrar dos outros, esse local foi entregue na gestão anterior sem a menor condição e foi aplaudido por vocês. Não tenho medo de cara feia”, esbravejou, com dedo em riste.

Ao término do discurso, o prefeito se desculpou pelo tom inflamado. “Esse lixão, eu chamo de espaço de humilhação. Desculpa se fiquei alterado, mas eu não gosto de ser desrespeitado”, disse. No fim, acabou aplaudido. O evento foi em um salão próximo ao lixão, na saída para Sidrolândia, e teve público de cem pessoas. 

 



Então prefeito o senhor não gosta de ser contrariado? As pessoas que votaram no senhor na eleição podem ser contrariadas? Eu pensei que o prefeito precisasse de tempo para mostrar serviço, agora vejo que era uma questão de tempo para o prefeito mostrar a que veio. Campo Grande merece mais. e quanto ao seu discurso de campanha: As pessoas em primeiro lugar? O que aconteceu com essa palavra dita pelo senhor prefeito? Pergunto só para entender mesmo em que parte o senhor considera as pessoas em primeira lugar...
 
Miriam Pereira em 21/09/2013 18:42:06
Bernal não trabalha e quer mandar alguém trabalhar.
Mostra que você é o prefeito que dizia ser e arruma tudo o que você fala que a administração passada deixou de errado.
Mostra trabalho.
 
Francis P. Lucas em 21/09/2013 07:46:15
CONCORDO COM O RIBAMAR VIRGULINO,VOTARAM NELE AGORA AGUENTEM...
 
luciana rios em 20/09/2013 21:34:18
É AGORA E TARDE O POVO TA PAGANDO PELA ESCOLHA ESTÃO COLHENDO O QUE PLANTARAM NA URNA. ESPERAMOS VER O QUE IRA ACONTECER DE AGORA PRA FRENTE SE O BERNAL SAI FORA OU TEREMOS DE SUPORTAR SUA INCAPACIDADE COM PREFEITO.. QUEM SABE ELE SAINDO AS COISAS MUDEM A CIDADE GANHE E O POVO FIQUE MAIS FELIZ NA EPOCA DO NELSINHO TINHA PROBLEMA MAS AS COISAS FLUIAM VC VIA OBRAS E SERVIÇO E O BERNAL ATE AGORA SO BALELA...
 
RANDOLFO DAMASCENO GOMES em 20/09/2013 19:04:07
Esta na hora de trabalhar Sr. Prefeito Alcides Bernal. Não adianta ficar ai que nem um gestor incompetente, só colocando a culpa na gestão passada e pedindo prazo, TRABALHE...
 
Fábio Gutierrez da Silva em 20/09/2013 18:11:22
E BERNAL ESSA SUA GESTAO ESTA UMA BRIGA DE PODERES PARECENDO BRIGA DE MAFIOSOS,CUIDADO BERNAL SE ELES NAO COMSEGUIR DE DERRUBAR POLITICAMENTE VC CORRE O RISCO DE VIDA,,,,,,
 
WILSON PESSOA em 20/09/2013 17:05:39
REALMENTE ANTONIO, 9 MESES É POUCO DEMAIS PRA SE FAZER ALGUMA COISA!! 1º- LUGAR SÓ ESTA PENSANDO EM TIRAR PROVEITO DAS PESSOAS?
2º- PERDE TEMPO DEMAIS ENVOLVIDO EM PROCESSO?
3º NÃO SAI DO FACE?
 
cristina gomes em 20/09/2013 17:04:01
VAO IMPLICAR COM O BERNAL ATE A PROXIMA ELEIÇAO PRA GOVERNANOR O PMDB ESTA COM MEDO KKKKKKK
 
WILSON PESSOA em 20/09/2013 16:59:35
OS POLITIQUEIROS PROCURA PICUINHAS PROCURA ATRAPALHAR A ADMINISTRAÇAO DO PREFEITO DEIXA ELE TRABALHAR AJUDE A NOSSA CIDADE A CRESCER E O FUTURO DE SEUS FILHOS ,ISSO E PERSEGUIÇAO E DOR DE COTOVELO OS VEREADORES E OS BABA OVO OS QUE VIVE DA TETA DA PREFEITURA
 
WILSON PESSOA em 20/09/2013 16:54:23
parem de chorar e aceitem quietos o prefeito que vocês escolheram por voto ninguém obrigou o povo de campo grande a votarem no bernal agora aceitem quietos esses 4 anos e sem choro e cara feia pois choro e cara feia é fome!
 
Ribamar Virgulino em 20/09/2013 16:48:56
A Prefeitura repassou R$ 1.000,00, para cada um, que será pago em 12 x 89,40.
Totalizando um valor final de R$ 1.072,80. Total de juros no final R$ 3.130,40, que vai sair dos bolsos dos catadores. Até parece que ele tem alguma bronca com catadores.

Pelo que sei, a Prefeitura não empresta dinheiro a juros.
Pra quem vai esses juros, será que é para algum agiota?, ele ainda não largou disso.

Será que a incompetência não vai pedir pra sair?
 
Sebastião Francisco em 20/09/2013 16:40:38
se voce acha que em nove mes da para fazer muita coisa voce deve ter levado 11 meses para nacer
 
antonio wagner rodriques em 20/09/2013 16:23:37
ta igual pt que já passo 10 anos e ainda culpam os outros ele já faz 9 meses ate filho ja ta nascendo vai trabalha
 
soraia lombardi em 20/09/2013 16:13:18
Oh , coitados destes bernaldetes , tenho dó de pessoa com essa APARECIDA EDSON, o homem é um incompetente , só sabe culpar as pessoas , a cidade ta parada , não tem projetos , a sas esta parada , jogada as moscas ...Que povo mais cego , Meu Deus , é ultrajante ver alguem ainda defender esse homem .
 
sabrina ferraz em 20/09/2013 16:04:40
Parem de criticar o nosso prefeito pois ele so tem 8 messes no poder e muito pouco tempo para concertar o erro de 8 anos.A populaçao acredita em voce BERNAL.Força DEUS ESTA COM VOCE.E nos tambem.
 
aparecida edson em 20/09/2013 15:47:23
Triste é ver pessoas tratarem a coisa pública como privada.
 
juraci montanha em 20/09/2013 15:37:09
O sr. Valdir Villa Nova disse tudo!! Esse prefeitinho não tem moral pra mandar o povo trabalhar.
 
Ricardo Sadyama em 20/09/2013 15:34:10
Nós eleitores estamos de olhos abertos, e não somos bobos, queremos ver serviços tanto por parte do prefeito como dos vereadores, nós pagamos para eles trabalharem e não ficarem de bate boca que não leva nada.Não vote nas próximas eleições em quem não faz nada, renovem Campo Grande merece gente que trabalha.
 
enilda bezerra em 20/09/2013 15:24:36
É verdade!!! o prefeito nao tem 30% da capacidade de seu antecessor!!! ELE SÓ TEM 5%. TIRARAM DELE OS OUTROS 25% que durante anos o ex prefeito tinha
 
nilton lima em 20/09/2013 15:16:21
vamos tomar certo cuidado com que vem ocorrendo em nossa capital, estão querendo desviar o foco do hospital do câncer, observem os que estão a frente da CPI do calote, principalmente no parentesco e a ligação com a administração anterior, esses vereadores não estão preocupado com a capital tem outros interesses por trás....
 
kaio ferraz em 20/09/2013 14:39:36
Foi dito “Nós precisamos de mais ação do poder público. Trazer recurso a fundo perdido”. Oras, quem não quer dinheiro a fundo perdido? Alguém aí se habilita a emprestar dinheiro nessa modalidade? Então, o poder público está correto em negar, pois o dinheiro é nosso.
 
Fabian Andrade em 20/09/2013 14:18:23
Deixaram a cidade um caos e querem culpá-lo. Absurdo
 
ROBERTO DOMINGOS em 20/09/2013 13:51:33
O Bernal não tem um bom exemplo para mandar o povo trabalhar.
Por acaso ele trabalha?. Onde ? Chega de blá. blá. blá. Sr. Bernal.
Largue de culpar a administração anterior.
Sr. Bernal, se o senhor tivesse 30% da capacidade e da transparência do Nelsinho Trad, com certeza teria condições de fazer um bom trabalho pela nossa cidade morena. Mas...........falta-lhe tudo.
 
VALDIR VILLA NOVA em 20/09/2013 13:45:53
tenho dó do prefeito, nao sabe nem trabalhar. o povo q votou nele ja se arrependeu. kkkk
 
Ricardo C. Gomes em 20/09/2013 13:44:50
NAO DESISTA BERNAL, CAMPO GRANDE ESTA COM VC.... NAO DESISTA.
 
JOEL SILVA em 20/09/2013 13:34:28
Me arrependo amargamente de ter votado nesse cara,
é incompetente e esta atrasando nossa cidade, ja se foram 9 meses e ele nada fez, é ridiculo,
só sabe reclamar, chorar e trabalhar que é bom...nada!
 
Diego Santos em 20/09/2013 13:24:41
Ai que medo... Será que nas UPAS tem algum psiquiatra disponivel? A cidade tá suja, abandonada e o prefeito em plena crise bipolar. Só por Deus!!!!!!!
 
felipe de souza em 20/09/2013 12:33:50
"...Thaís Helena (PT), saiu em defesa da atual administração. “As condições da usina são fruto da gestão passada, que entregou uma UTR que não merece nem ser chamada de UTR. A ajuda foi uma forma de diminuir as perdas que aconteceu no domingo. Só podemos fazer o que está na lei, não podemos doar o dinheiro”, afirmou..." Pelo jeito o Bernal ensinou direitinho!
"...“Quero que vocês trabalhem e paguem esse empréstimo. Não quero que vocês fiquem iguais a mendigos, pedindo dinheiro. Os senhores não precisam de favor, pois são microempresários. Eu não vim aqui para endividar. As pessoas que pensam assim, só pensam de forma negativa”..." Bernal mostrando o que pensa!

PAREMMMM!!! Parem de jogar a culpa na administração passada e TRABALHEM!!!! Se tem erro, CONSERTEM, vocês foram eleitos pra isso!
 
Anderson Fernandes em 20/09/2013 12:27:59
Vc viu Marco Antonio? Não gosto de ser contrariado!!! Pessoa publica deve fazer o que satisfaz sua população, sendo contrariado ou não, a própria função exige isto. Prefeito Vereador deve trabalhar conforme a nossa necessidade como cidadão de CG.
 
mirtes Lourenço em 20/09/2013 12:23:30
Quanta fanfarrice.
 
André Lima em 20/09/2013 12:21:53
Siga suas palavras sr prefeito e faça o mesmo. TRABALHE.
 
Alex andré de souza em 20/09/2013 12:01:31
....desculpe eu nao gosto de ser contrariado....