ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Bioparque promove atividades para lembrar o Dia Nacional da Abelha

Programação inclui meliponário, oficinas e contação de histórias para conscientizar visitantes

Por Kamila Alcântara | 02/10/2025 14:55
Bioparque promove atividades para lembrar o Dia Nacional da Abelha
Abelhas Jatai entrando e saindo de sua colmeia (Foto: Álvaro Rezende)

O Dia Nacional da Abelha, celebrado nesta sexta-feira (3), vai ser lembrado com programação especial no Bioparque Pantanal, em Campo Grande. A iniciativa é realizada em parceria com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e tem como foco a conscientização sobre a importância desses insetos para o equilíbrio ambiental.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Bioparque Pantanal, em Campo Grande, realiza programação especial em celebração ao Dia Nacional da Abelha, nesta sexta-feira (3). Em parceria com a Agraer, o evento inclui exposição de caixas de criação de abelhas nativas sem ferrão, distribuição de materiais informativos e atividades educativas.A iniciativa visa conscientizar o público sobre a importância das abelhas na polinização, preservação da biodiversidade e regulação climática. Educadores ambientais do Bioparque receberam treinamento específico no meliponário do Parque das Nações Indígenas, focando nos cuidados com espécies nativas e cultivo de plantas que servem de abrigo aos insetos.

Entre as atividades previstas estão exposição de caixas de criação de abelhas nativas sem ferrão, entrega de materiais informativos sobre as diferenças entre espécies nativas e exóticas, além de contação de histórias e oficinas educativas no NEA (Núcleo de Educação Ambiental).

As ações destacam o papel das abelhas na polinização, processo essencial para a reprodução de plantas, a preservação da biodiversidade e até a regulação do clima. O público também vai conhecer de perto espécies que vivem em meliponários, estruturas criadas para o manejo das abelhas sem ferrão.

Antes da programação aberta aos visitantes, educadores ambientais e condutores do Bioparque participaram de uma formação no meliponário do Parque das Nações Indígenas, promovida pela Agraer. A atividade abordou cuidados com as espécies nativas e a importância do cultivo de plantas que garantem alimento e abrigo aos insetos.

A proposta é sensibilizar a população sobre a necessidade de preservar e cultivar áreas verdes que favoreçam a sobrevivência das abelhas, consideradas fundamentais para a manutenção da vida no planeta.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.