ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Caçamba bloqueia ciclovia ao lado de placa de proibido estacionar

Depósito de entulhos de obra da Agetran impede a passagem em ciclovia recém-inaugurada, mas já muito frequentada por ciclistas

Izabela Sanchez e Danielle Matos | 18/09/2019 11:10
Caçamba foi colocada bem em cima da ciclovia (Foto: Direto das Ruas)
Caçamba foi colocada bem em cima da ciclovia (Foto: Direto das Ruas)

Obra de empresa terceirizada contratada pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) tem chamado a atenção e incomodado quem passa de bicicleta ou a pé pela Rua Professor Luiz Alexandre Oliveira, trecho da Via Parque, próximo ao Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Uma caçamba de entulhos foi colocada bem em cima da recém-inaugurada ciclovia, um “projeto piloto” no local.

A obra que é para a própria ciclovia – uma rampa de acesso – não colocou sinalização de que a faixa de ciclistas está interditada, mas na prática, acabou por “interditar” a passagem. O jornalista Guilherme Pimentel passou na frente do local nesta manhã e tirou fotografia, por ter achado “absurda” a caçamba estar ali.

“Passei a pé no local e fiz a foto porque achei um absurdo, tem muita gente que utiliza como via de acesso para a Afonso pena. Foi sinalizado para melhorar tráfego e agora está impedido de passar. Costumo andar à pé e vejo que é generalizado o desrespeito à locais de pedestres e de ciclistas. Nos altos da Afonso Pena as calçadas está tomadas pelo mato. Donos de imóveis têm que cuidar melhor”, disse.

Obras de acesso na ciclovia com caçamba ao fundo (Foto: Danielle Matos)
Obras de acesso na ciclovia com caçamba ao fundo (Foto: Danielle Matos)

Trabalhador que realiza a obra de acesso, que preferiu não ser identificado, afirmou que não havia outro local para colocar a caçamba. Disse que não é possível colocá-la no canteiro, passível de multa. O trabalhador também declarou que representantes da Agetran já estiveram no local, pressionados por reclamações de quem não conseguia passar. Ainda assim, disse, a Agência autorizou a permanência da caçamba em cima da ciclovia.

Ciclovia – Inaugurada no dia 2 de setembro, a melhoria que liga a Avenida Afonso Pena a Avenida Mato Grosso foi realizada como parte da contrapartida da construção do Hospital da Cassems (Caixa de Assistência de Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul). Com a implantação de semáforos e pontos de ônibus o valor investido na compensação é de cerca de R$ 500 mil.

Apesar do diretor-presidente da Agetran Janine de Lima Bruno não deixar claro até quando será o período de testes pelos ciclistas, os adeptos do transporte alternativo já começaram a utiliza a nova faixa. O município afirma que serão quase dois quilômetros de melhorias. Os ciclista percorreram trecho demarcado de um quilômetro.

Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Campo Grande afirmou que "a equipe da mobilidade vai pedir para retirar a caçamba da calçada" e destacou que a obra é para ampliar a ciclofaixa. 

Nos siga no Google Notícias