ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Campanha em supermercado contra IST realizou 816 testes

Dez pessoas foram reagentes para sífilis e uma para HIV; atendimento aconteceu até às 13h

Por Natália Olliver | 13/04/2024 15:42
Gislaine Rezende Nates fez o teste contra IST neste sábado (Foto: Fernanda Palheta)
Gislaine Rezende Nates fez o teste contra IST neste sábado (Foto: Fernanda Palheta)

Em cinco horas, a campanha de conscientização contra IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) realizou 813 testes no supermercado Assaí Atacadista, localizado na Avenida Cônsul Assaf Trad, na Mata do Jacinto, em Campo Grande. A ação aconteceu neste sábado (13), das 8h às 13h. Dez delas foram reagentes para sífilis e uma para HIV.

Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a infecção bacteriana [sífilis], causada, geralmente, pelo contato sexual, é a doença que mais aparece nos resultados, mas casos de HIV também são comuns. Ela acrescenta que muitas dessas pessoas vivem sem saber que possuem a doença.

A ação é uma parceria da Sesau (Secretaria Municipal De Saúde), Rotary Clube e a rede de atacarejo. Esta foi a segunda etapa da campanha. A primeira aconteceu no dia 9 de março. O grupo pretende realizar uma nova ação no mês de setembro.

O dia começou com receio de muitos em fazer a testagem, entretanto, a prevenção venceu o medo em descobrir as patologias. No local, além dos testes para Sífilis e HIV,  também foram feitas verificações da existência do vírus da hepatite.

Quem viveu na pele  a doença não abre mão de fazer o teste. Gislaine Rezende Nates,  de 41 anos, teve hepatite há 20 anos. Ela estava passando com o filho quando viu a açã e reconheceu a enfermeira que estava aplicando os testes. As amigas não se viam há muito tempo e aproveitaram para matar a saudade. Para ela, foi mais uma oportunidade de conferir se a saúde anda bem.

“É importante porque a gente nunca sabe quando podemos estar doente, e hepatite é uma doença que pega em qualquer lugar. Já tive, não sei qual, mas acho que A e foi seis meses depois de ter dengue, foi grave atacou o meu fígado e fiquei 20 dias internada”, conta.

Desde que teve a doença, a agente comunitária realiza o teste de maneira periódica. “Pra ver se está tudo bem, pelo menos uma vez ao ano. ou o rápido ou o de sangue. Como vivi na pele entendo a prevenção e estou sempre alerta”.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias