A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

10/02/2012 11:29

Campanha orienta sobre destinação consciente de medicamentos

Nadyenka Castro

Vereador e médico, Paulo Siufi (PMDB), o autor da lei, participa da campanha nesta sexta-feira e faz orientações

Presidente da Câmara, Paulo Siufi, participou esta manhã da campanha. Presidente da Câmara, Paulo Siufi, participou esta manhã da campanha.

Para conscientizar sobre a importância da destinação correta de medicamentos, a rede de drogarias São Bento faz nesta sexta-feira uma campanha. O vereador e médico Paulo Siufi (PMDB) participa e faz orientações.

Segundo ele, a destinação correta de medicamentos é importante para evitar que sejam ingeridos sem prescrição e também para a não contaminação do meio- ambiente e consequentemente da população.

“A gente muitas vezes deixa o medicamento no armário e quer tomar o mesmo remédio depois. As vezes a gente acha que está fazendo bem, mas, na verdade, faz mal”, disse. “Independente de não estar vencido não pode ser guardado. Se for para dor de cabeça, pode até tomar, mas depois tem que fazer consulta médica”.

O vereador compara a ingestão de medicamentos não prescritos por médicos com a de maionese. “Você abre a maionese e deixa na geladeira. Um ano depois vai comer novamente?”, questiona ele explicando que a maioria das pessoas não comeria a maionese nessa situação porque sabe que faz mal.

Já os remédios são ingeridos por acreditar que irá fazer bem. “Mas, na verdade, pode mascarar a patologia e até aparecer outra”, fala Paulo Siufi.

O vereador lembra também que jogar remédios no lixo em água corrente pode levar à contaminação do solo e de quem manuseá-lo. No caso da destinação em pontos de coletas, as drogas são encaminhadas para correta incineração.

Paulo Siufi orienta ainda que durante o tratamento os remédios precisam ser armazenados em local adequado. “Ambiente sem excesso de sol, não alcançável por crianças e fora de humildade”.

Siufi é autor da lei de 2010 que determina pontos de coletas para destinação consciente de medicamentos. Conforme ele, vereadores de outros municípios já o procuraram para pedir informações sobre a lei.

Guarda oferece palestra sobre prevenção e combate às drogas em Uneis
Jovens da Unei (Unidades Educacional de Internação) Dom Bosco e da Unidade de Internação Feminina Estrela do Amanhã, em Campo Grande, receberam pales...
Cadastramento biométrico é oferecido pela Carreta da Justiça em Anhanduí
Desde o início desta semana a Carreta da Justiça está realizando atendimentos da biometria no distrito de Anhanduí, no município de Campo Grande, gra...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions