A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

08/10/2015 23:40

Campo Grande foi a capital que mais usou medicamento que teve uso restringido

Ricardo Campos Jr.

Campo Grande foi a capital que mais consumiu o antibiótico ceftriaxona nos últimos seis meses, segundo informações passadas pela assessoria de imprensa do município. Para evitar o uso indiscriminado da substância, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) publicou uma resolução na terça-feira (6) restringindo o uso do produto a quatro casos específicos.

Segundo a normativa, a droga poderá ser solicitada exclusivamente em casos de pneumonia com indicação de internação, tratamento de meningite, uso endovenoso em caso de DST (Doença Sexualmente Transmissível) e como segunda opção em tratamento de pielonefrite, que consiste em uma infecção do trato urinário.

O município informou que a resolução veio depois de um alerta recente encaminhado aos médicos da rede pública da cidade pela Diretoria de Vigilância em Saúde.

A recomendação indica a prescrição racional a fim de evitar o uso indiscriminado do medicamento considerando que "a indicação racional de antimicrobianos nas unidades de saúde (UPA, CRS e UBS), assim como no ambiente hospitalar é imprescindível não só para o próprio paciente, como para preservar a resistência dos antibióticos aos microrganismos responsáveis pelos principais processos infecciosos".

Foram anexados às regras os formulários que os profissionais terão que preencher com os motivos da indicação do remédio. Poderá ser autorizada a distribuição para continuidade de tratamento na alta hospitalar, o que será monitorado por uma comissão.

Sesau disciplina uso de antibiótico usado em quatro situações
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) publicou uma resolução nesta terça-feira (6) restringindo o uso do antibiótico ceftriaxona a alguns casos esp...
Com inspiração japonesa, luzes vão iluminar compras no Centro
Iluminação especial passa a ser adotada, nesta quarta-feira (13), na região central de Campo Grande. Dezesseis estruturas de alumínio, com lâmpadas d...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions