ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Campo Grande foi a capital que mais usou medicamento que teve uso restringido

Ricardo Campos Jr. | 08/10/2015 23:40

Campo Grande foi a capital que mais consumiu o antibiótico ceftriaxona nos últimos seis meses, segundo informações passadas pela assessoria de imprensa do município. Para evitar o uso indiscriminado da substância, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) publicou uma resolução na terça-feira (6) restringindo o uso do produto a quatro casos específicos.

Segundo a normativa, a droga poderá ser solicitada exclusivamente em casos de pneumonia com indicação de internação, tratamento de meningite, uso endovenoso em caso de DST (Doença Sexualmente Transmissível) e como segunda opção em tratamento de pielonefrite, que consiste em uma infecção do trato urinário.

O município informou que a resolução veio depois de um alerta recente encaminhado aos médicos da rede pública da cidade pela Diretoria de Vigilância em Saúde.

A recomendação indica a prescrição racional a fim de evitar o uso indiscriminado do medicamento considerando que "a indicação racional de antimicrobianos nas unidades de saúde (UPA, CRS e UBS), assim como no ambiente hospitalar é imprescindível não só para o próprio paciente, como para preservar a resistência dos antibióticos aos microrganismos responsáveis pelos principais processos infecciosos".

Foram anexados às regras os formulários que os profissionais terão que preencher com os motivos da indicação do remédio. Poderá ser autorizada a distribuição para continuidade de tratamento na alta hospitalar, o que será monitorado por uma comissão.

Nos siga no Google Notícias