ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  13    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Capital registra 1º caso confirmado de varíola dos macacos de 2023

Atualmente, Mato Grosso do Sul registra 161 casos confirmados de monkeypox

Gustavo Bonotto | 30/01/2023 23:29
Testes podem ser realizados nos Laboratórios Centrais de cada estado. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)
Testes podem ser realizados nos Laboratórios Centrais de cada estado. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos na Capital em 2023. O boletim epidemiológico da monkeypox foi divulgado no início da noite de segunda-feira (30).

No Estado, 161 casos confirmados da doença foram registrados durante o mês de janeiro. Os casos estão localizados nos municípios de Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Itaquiraí, Jardim, Maracaju, Miranda, Paranaíba, Ponta Porã, Sidrolândia e Três Lagoas.

Histórico - A varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox, foi incluída em setembro na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o Brasil.

Ou seja, todos os resultados de testes diagnósticos para detecção da monkeypox feitos por laboratórios das redes pública, privada, universitárias e quaisquer outros, sejam positivos, negativos ou inconclusivos, precisam ser notificados ao Ministério da Saúde de forma imediata em até 24 horas.

Os testes poderão ser feitos em 31 laboratórios de referência, sendo os 27 Lacens dos estados, além dos laboratórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Fiocruz no Rio de Janeiro, da Fiocruz no Amazonas e do Instituto Evandro Chagas, sediado em Belém (PA)

(*) Com informações de Agência Brasil.


Nos siga no Google Notícias