ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Capital ultrapassa 700 mil doses aplicadas contra a covid

Com 2,9 mil vacinados nesta 3ª, a Capital chega a 422,4 mil aplicações de 1ª dose e 277,5 mil da 2ª ou única

Guilherme Correia | 20/07/2021 11:28
Vacinômetro municipal indica que foi ultrapassada hoje marca de 700 mil vacinas utilizadas em Campo Grande (Foto: Reprodução)
Vacinômetro municipal indica que foi ultrapassada hoje marca de 700 mil vacinas utilizadas em Campo Grande (Foto: Reprodução)

Em 18 de janeiro de 2021, as primeiras vacinas contra a covid-19 eram aplicadas em território campo-grandense. De lá para cá, outras mais de 700 mil doses foram utilizadas no braço de moradores de Campo Grande, que hoje é uma das capitais com melhor desempenho na campanha vacinal.

Ao todo, 422,4 mil desses imunizantes foram usados como primeira dose, enquanto outros 277,5 mil são de segunda ou única.

Somente nesta manhã (20), segundo dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), foram 2,9 mil pessoas vacinadas contra o coronavírus. Vale lembrar que, em momentos onde houveram maiores quantitativos, a Capital chegou a vacinar cerca de 13 mil habitantes por dia. Considerando tudo que já foi utilizado até hoje, cerca de 46,6% da população tomou ao menos uma dose, enquanto 30,6% recebeu duas doses ou doses únicas, garantindo maior imunidade.

Profissional de saúde prepara aplicação de vacina em um dos pontos de imunização na Capital (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Profissional de saúde prepara aplicação de vacina em um dos pontos de imunização na Capital (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Perfil - Seguindo grupos prioritários elencados pelo PNI (Plano Nacional de Imunizações), Campo Grande tem tido bom desempenho.

As primeiras pessoas de Campo Grande a serem vacinadas contra a covid-19 foram a Maria Bezerra de Carvalho, de 83 anos, moradora do Asilo São João Bosco, no Bairro Tiradentes, e o médico Márcio Estevão Midom, de 43 anos, médico do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul).

Junto a eles, em ato simbólico, a indígena Domingas da Silva, de 92 anos, de Sidrolândia, receberam as primeiras doses de Coronavac enviadas a Mato Grosso do Sul, em 18 de janeiro.

Desde então, segundo registros da plataforma Vacinômetro, elaborada pelo governo estadual, todos os idosos em instituições de longa permanência, como asilos, foram vacinados, além de pessoas com mais de 70 anos. Já entre as pessoas de 65 a 69 anos, foram 55,3% vacinados com primeira dose, enquanto os de 60 a 64 anos foram contemplados em 93%.

Cerca de 48,6% dos trabalhadores de educação superior foram vacinados, enquanto todos os do ensino básico aparecem, todos, com ao menos a primeira dose aplicada, segundo a plataforma.

Cerca de 251 mil vacinas eram da Coronavac, enquanto 308,5 mil da Astrazeneca. Além disso, foram também aplicadas 75,1 mil da Pfizer e 43,1 da Janssen

Nos siga no Google Notícias