ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Casas fechadas com foco de dengue viram armadilha para os vizinhos

Alan Diógenes | 30/08/2015 09:57
Casas para vende ou alugar ficam fechadas e sem limpeza, em diversos bairros da Capital. (Foto: Alan Diógenes)
Casas para vende ou alugar ficam fechadas e sem limpeza, em diversos bairros da Capital. (Foto: Alan Diógenes)
Terrenos baldios em contraste com casas fechadas se tornam armadilha para população. (Foto: Alan Diógenes)
Terrenos baldios em contraste com casas fechadas se tornam armadilha para população. (Foto: Alan Diógenes)

Com a baixa no setor da construção civil em Campo Grande, é comum ver casas fechadas para vender ou alugar em alguns bairros. O problema é que muitas delas não passam por limpeza, e recipientes como: caixas d' água, vasos sanitários e calhas, viram depósito para a proliferação do mosquito que transmite a dengue.

O Bairro Água Limpa Parque, região norte de Campo Grande, por exemplo, foi criado há pouco mais de três anos e possui várias casas para vender ou alugar, em grande maioria, com piscinas. Por lá, os moradores temem a dengue, já que além das residências fechadas, existem terrenos baldios por todos os lados.

É o que conta o auxiliar administrativo Paulo Fernando da Silva, 30 anos. “Essa casa ao lado está há mais de dois anos sem ser ocupada. Esses dias ligamos para a prefeitura para retirar uma caixa cheia de água que estava destampada no quintal. Graças a Deus, na outra semana eles vieram e tiraram a caixa, mas enquanto ela ainda estiver fechada, continuaremos preocupados”, explicou.

O morador falou que a própria prefeitura notificou proprietários de terrenos, que estavam sujos, sob pena multa de R$ 2,5 mil, caso não limpassem as áreas. “Se você percorre o bairro vai ver que muitos terrenos foram limpos porque os donos ficaram com medo da multa. Mas ainda existem muitos que ainda continuam sem limpeza”, comentou.

O estudante Rafael Martins, 17 anos, mora no bairro há seis meses. Ele se preocupa com a quantidade de insetos que saem das casas fechadas e dos terrenos baldios. Nesse curto período que está no local, já viu até mesmo uma jibóia de dois metros passeando pelo rua.

“Uma mulher estava passando e viu o animal. Já pensou se a cobra entra em casa e come os meus animais de estimação. Já procuramos as imobiliárias para limparem os quintais das casas fechadas, mas até agora nada. Acredito que eles deveriam ser multados”, destacou Rafael.

A advogada Ana Carla Santana, 29 anos, também teme a aparição de insetos, já que tem um bebê de cinco meses em casa. Ela afirmou que os agentes de saúde não passam pelo bairro, porque ele ainda é muito novo. “Nunca vi ninguém deles passando por aqui. Estou preocupada e a gente fica sempre atento, com toda essa sujeira nas casas fechadas”, finalizou.

O presidente do Secovi/MS (Sindicato da Habitação de Mato Grosso do Sul), Marcos Augusto Netto, informou que a entidade possui um convênio com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), onde fornece as chaves dos imóveis fechadas para limpeza. Desta forma, os agentes de endemias podem entrar nas residências e fazerem seu trabalho.

Mas, segundo ele, há mais de seis meses que o Secovi não é procurado para a entrega das chaves. “O convênio foi feito em acordo com as imobiliárias do Estado, os agentes vinham e pagavam cerca de 20 chaves, conforme o cronograma de suas atividades. Mas faz tempo que ninguém aparece para retirar essas chaves”, salientou.

O chefe do Setor de Controle de Vetores do CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais), Alcides Ferreira, disse que a estratégia de visitar os imóveis em parceria com o Secovi, pegando as chaves, será reorganizada. Uma reunião com as imobiliárias será feita para adequar as visitas.

Conforme Alcides, o papel de fazer a limpeza nos imóveis é do proprietário ou da imobiliária responsável, mas mesmo assim a coordendoria auxilia neste processo. “Quando tem telefone na casa, ligamos para o proprietário e pedimos para fazer a limpeza”, finalizou.

O vídeo abaixo mostra um recipiente com água no quintal de uma casa fechada com larvas do mosquito aëdes aegypti, que transmite a doença. Veja as imagens:

Nos siga no Google Notícias