ACOMPANHE-NOS    
MAIO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Cerca de 16% do público-alvo tomou 4ª dose da vacina contra covid na Capital

Imunizante de reforço está disponível apenas para pessoas com alto grau de imunossupressão

Por Jhefferson Gamarra | 21/01/2022 15:18
Pessoa recebendo dose de reforço em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã)
Pessoa recebendo dose de reforço em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã)

Um mês após autorização do Ministério da Saúde, Campo Grande vacinou 16% do público-alvo com a 4ª dose da vacina contra a covid-19. Atualmente o calendário de reforço está aberto para pessoas que têm alto grau de imunossupressão, ou seja, possuem o sistema imunológico enfraquecido, como pacientes de câncer, por exemplo.

Na Capital 4.674 pessoas com alto grau de imunossupressão estão aptas a receber a 4ª dose. Até o momento, conforme aponta a Sala de Gestão da vacina em Campo Grande, 765 pessoas receberam esse reforço.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), avalia que a quantidade de pessoas vacinadas está dentro do esperado e deve aumentar conforme abertura de novos calendários, tendo em vista que a nota técnica do ministério da saúde exige um intervalo de, pelo menos, quatro meses, entre a 3ª e 4ª dose.

“É necessário observar o aprazamento de 4 meses entre as últimas doses. Diante do exposto, o número de vacinados deve aumentar de maneira gradativa”, informou a secretaria.

Além da aplicação da 4ª dose para pessoas com alto grau de imunossupressão em pessoas acima dos 18 anos que tenham tomado a terceira dose até o dia 20 de setembro, a Capital segue com a imunização de reforço da 3ª e 2ª dose de todos os fabricantes.

Pessoas acima de 12 anos pode procurar um dos pontos de imunização para tomar a primeira dose e garantir o início do ciclo de imunização. A vacinação de crianças de 5 a 11 também seguem a todo vapor na Capital. As crianças deve comparecer acompanhadas dos pais ou responsáveis legais. Em caso de impossibilidade da presença dos mesmos, a criança poderá ser vacinada acompanhada de um familiar mediante apresentação do termo de autorização

Nos siga no Google Notícias