A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

10/01/2014 12:20

Chegam dos EUA primeiras peças para montar Aquário do Pantanal

Kleber Clajus
Entrega de hoje é a primeira de outras cinco que ocorrem até abril para estruturar os 26 tanques do Aquário do Pantantal (Foto: Cleber Gellio)Entrega de hoje é a primeira de outras cinco que ocorrem até abril para estruturar os 26 tanques do Aquário do Pantantal (Foto: Cleber Gellio)
Giroto aponta que obra pode ser concluída até dezembro (Foto: Cleber Gellio)Giroto aponta que obra pode ser concluída até dezembro (Foto: Cleber Gellio)

As duas primeiras peças de acrílico que vão compor o Aquário do Pantanal chegaram, na manhã desta sexta-feira (10), ao canteiro de obras no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. São estimadas mais cinco entregas do material até abril, destinadas a estruturar os 26 tanques que representam o bioma do Pantanal.

Fabricadas no Colorado (EUA), as placas de acrílico que desembarcaram hoje na Capital possuem 11 toneladas cada uma e 32 centímetros de espessura. A altura é de seis metros e largura de nove. Foram necessários 67 dias para transportar a estrutura, por via marítima e terrestre, que vai ser instalada na área central e auditório do empreendimento.

De acordo com o secretário estadual de obras, Edson Giroto, o investimento nas placas de acrílico que vão compor o Aquário do Pantanal soma U$ 5 milhões e irá representar “alto retorno científico” para o Estado.

Placas de acrílico serão instaladas na área central e auditório do Aquário (Foto: Cleber Gellio)Placas de acrílico serão instaladas na área central e auditório do Aquário (Foto: Cleber Gellio)


“Este não é simplesmente um aquário, mas um centro de estudo da ictiofauna, além de colaborar na preservação e pesquisa do bioma do Pantanal”, ressalta Giroto ao citar que as críticas à obra, avaliada em R$ 100 milhões, são resultantes do desconhecimento de sua complexidade.

Quanto à entrega da obra, Giroto explica que o objetivo é concluir os trabalhos até dezembro. Ele também apontou que técnicos americanos devem vir a Campo Grande para unir as peças que chegaram hoje e espanhóis serão responsáveis pela conclusão da cobertura em elipse.

Até o momento, conforme o secretário de obras, já foi pago aproximadamente R$ 60 milhões para a empresa Egelte Engenharia Ltda, responsável pela construção.

Novas peças – Além das duas peças de acrílico de hoje, mais cinco entregas estão previstas até abril. Dentre elas, está uma com dimensão de 8 metros de diâmetro que aguarda há três meses liberação para transporte pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

“As próximas entregas ocorrem até abril, sendo quatro delas com peças de até 5 metros e uma com diâmetro de 8 metros, que está em estudo sobre o trajeto a ser adotado no transporte”, comenta o dono da empresa Baruc Transportes, Carlos Vinha.

Todas as estruturas de acrílico são desembarcadas no porto de Santos (SP) e devem percorrer as rodovias dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Obra – Em dezembro, Giroto afirmou que 60% da obra estava concluída. Ela é apontada como o maior aquário de água doce do mundo e terá uma cobertura complexa que vai abrigar 18 tanques que representarão os Rios Miranda, Piquiri e Paraguai. O projeto também prevê oito tanques externos.

A estrutura irá viabilizar pesquisas sobre a fauna pantaneira e tem a pretensão de atrair estudantes de universidades do mundo inteiro.

O Aquário será um complexo onde o visitante encontrará a biodiversidade do Estado, o projeto inclui biblioteca, laboratório, auditório, salas para exposição, praça de alimentação e uma passarela suspensa com aproximadamente 70 metros de extensão.



Quanta gente ignorante! Antes de falar que a saúde vai mal, que a educação vai mal e etc, procurem saber como funciona o sistema da República Federativa do Brasil, onde dinheiro destinado ao TURISMO, deve, obrigatoriamente, ser utilizada para o TURISMO! PAREM com essa babaquice de que a saúde vai mal e que o dinheiro foi aplicado no aquário! PAREM com essa idiotice e LEIAM! Agora, a inauguração foi para DEZEMBRO? Isso é brincadeira né?! Era pra ser no ano passado, passou pra abril, depois pra julho e agora é DEZEMBRO? Vamos perder a melhor oportunidade de divulgar o estado no maior evento que traz turistas de outros países para o Brasil - A Copa do Mundo! Parabéns pelo tiro no pé!
 
Ricardo Boretti em 10/01/2014 20:04:03
Nossa, que grande avanço científico... mas não seria mais barato se estudassem os biomas do pantanal, no pantanal ? Esse Giroto... E depois não sabem porque o Bernal ganhou...
 
Eduardo Luiz em 10/01/2014 17:38:07
Campo Grande possui um grande déficit em educação? Sim! Saúde? Sim! Mas se os projetos forem apenas voltados para esses campos, o que será da cultura? Lazer? Bem estar social? O que Campo Grande precisa realmente é de mais investimentos em todas as áreas, tanto em cultura e lazer, quanto em saúde, segurança e educação. Mas lembrem-se sempre, educação vêm de berço, não é mais segurança que irá inibir marginais que estão nessa vida a tempos.
 
vinicius costa em 10/01/2014 17:28:35
um mega gasto dinheiro do povo, assim que se gasta com obras sem fundamentos quando um diretor solicita verbas para aquisição de materiais e reforma de escola não tem ou diretor de hospitais solicita verba para aquisição de medicamento contração de profissionais e outros não tem, mas para construir aquário busca materiais dos EUA, será que o BRASIL, não tem materiais de qualidade tudo tem que vir do EUA, dá para ver que o ensino no MS e de terceira que atendimento médico e de má qualidade tem que vir profissionais dos EUA.
por que com tanto gasto não dá proteção nos rios, nos animais e meio ambiente do pantanal assim para ter melhor condições de vida dos animais e outros biodiversidade.
 
Gilmar Aparecido Machado em 10/01/2014 17:07:24
Este aquário assim como a copa do mundo são ótimos, porém, antes de ter empreendimentos e eventos como estes os governantes deveriam ter investido na educação, saúde, segurança e infraestrutura. Isso era pra ser o básico, eu não compro roupas antes de garantir minha alimentação, eu não deixo de comprar remédios para ir ao cinema, eu não deixo de estudar para assistir futebol (apesar que nesse quesito muita gente deixa). Enfim primeiro o básico, porque se tivermos o básico todo nós podemos aproveitar e lutar pelo melhor que o mundo pode oferecer.
 
Heliton Barão Silva em 10/01/2014 17:02:10
VÃO INVESTIR NA SAÚDE, NA EDUCAÇÃO, NA SEGURANÇA DA POPULAÇÃO E MELHORIAS DE TRABALHO DA POLICIA, AO INVÉS DE FICAREM GASTANDO HORRORES DE DINHEIRO COM AQUÁRIO DO PANTANAL....OLHA Q RIDÍCULO UM HOMEM PASSOU MAL EM UM TERMINAL DE ÔNIBUS ESSA SEMANA,LIGARAM PARA O SAMU, ADIVINHA Q ELES FALARAM, NÃO TINHA NENHUM CARRO NO MOMENTO, LEVARAM DE BUSÃO...RESUMINDO, OLHA AS PRIORIDADE DOS POLÍTICOS???
 
cristina alves em 10/01/2014 16:41:18
O que Campo Grande merece mesmo são políticos melhores, o problema é que não dá pra escolher uma maçã boa em um cesto onde todas estão podres (leia-se partidos políticos).
 
jose mauricio em 10/01/2014 16:41:06
Deveriam ter aplicado esse dinheiro em saúde, sem que a máfia dos sangue sugas conseguissem colocar a mão e também em segurança e não neste elefante branco..ms quem manda é a Máfia...manda quem pode e obedece quem precisa...Viva Campo Grande.......E segue a farra!
 
Jose Roque Leite em 10/01/2014 16:29:50
Deveria ser valorizado matéria prima de nosso estado. O correto seria fazer uma obra com motivos típicos pantaneiros, para fazer jus ao nome (aquário do pantanal). Porém, não é o que esta acontecendo. Isto é um contrassenso imensurável.
 
Edson Chaves em 10/01/2014 16:12:53
Pra quem não sabe está obra é do governo estadual e não do município, se Campo Grande está abandonada não é por culpa do governador e sim do prefeito Bernal, e pra dizer que o governo do estado não quer o melhor pra capital, esse ano o estado vai asfaltar mais de 5 mil quilômetros de ruas em Campo Grande.
 
Marcos Wild em 10/01/2014 15:53:04
Com um aquário natural que é o nosso pantanal, este aqui em Campo Grande só serve para beneficiar pessoas importantes. Já pensou esse dinheiro todo aplicado num hospital novo, ou na melhora e ampliação dos que já tem.
 
francisco josé vidal em 10/01/2014 15:52:06
Eeeeeeeeeeeeeeeee Giroto, mete o pau na situação mas a promessa de entrega no segundo semestre já virou dezembro, eu sei que dezembro é segundo semestre, mas se falou dezembro pode contar para abril.
 
maximiliano nahas em 10/01/2014 14:35:08
100 milhões poderia ser investido na segurança, exemplo: Corpo de bombeiros com carros obsoletos sem escadas magirus para combater incendios em grandes edificios etc etc e ainda acham legal desperdicio com obras FARAONICAS.
 
Eneas Vitorio da Cunha em 10/01/2014 13:59:16
E a saúde óoó...
 
jose manoel em 10/01/2014 13:50:48
Isso muda e muito a vida da população, que esta precisando de segurança,escolas,postos de saúde e outras melhorias.
 
Cleber Lima em 10/01/2014 13:12:38
E o Giroto ainda fala que campo grande tá ruim, será que não tinha outro lugarzinho mais perto não para trazer as tais placas para o aquário?
Aquárias de primeiro mundo, enquanto isso os hospitais e escolas estão, quando muito berando o caos, pois em muitos o caos já se instalou a tempos!!!
 
luis Fernando em 10/01/2014 13:01:09
Campo Grande merece ainda um mega parque de diversão, com megas montanhas russas, etc, tudo mega. Os empresários que investirem nesse setor ganharão muito dinheiro, pois terão público brasileiro e estrangeiro, Bolívia, Paraguai e Argentina, por exemplo.
 
gumercino gomes em 10/01/2014 12:52:28
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions