ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Chegam dos EUA primeiras peças para montar Aquário do Pantanal

Kleber Clajus | 10/01/2014 12:20
Entrega de hoje é a primeira de outras cinco que ocorrem até abril para estruturar os 26 tanques do Aquário do Pantantal (Foto: Cleber Gellio)
Entrega de hoje é a primeira de outras cinco que ocorrem até abril para estruturar os 26 tanques do Aquário do Pantantal (Foto: Cleber Gellio)
Giroto aponta que obra pode ser concluída até dezembro (Foto: Cleber Gellio)
Giroto aponta que obra pode ser concluída até dezembro (Foto: Cleber Gellio)

As duas primeiras peças de acrílico que vão compor o Aquário do Pantanal chegaram, na manhã desta sexta-feira (10), ao canteiro de obras no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. São estimadas mais cinco entregas do material até abril, destinadas a estruturar os 26 tanques que representam o bioma do Pantanal.

Fabricadas no Colorado (EUA), as placas de acrílico que desembarcaram hoje na Capital possuem 11 toneladas cada uma e 32 centímetros de espessura. A altura é de seis metros e largura de nove. Foram necessários 67 dias para transportar a estrutura, por via marítima e terrestre, que vai ser instalada na área central e auditório do empreendimento.

De acordo com o secretário estadual de obras, Edson Giroto, o investimento nas placas de acrílico que vão compor o Aquário do Pantanal soma U$ 5 milhões e irá representar “alto retorno científico” para o Estado.

Placas de acrílico serão instaladas na área central e auditório do Aquário (Foto: Cleber Gellio)
Placas de acrílico serão instaladas na área central e auditório do Aquário (Foto: Cleber Gellio)


“Este não é simplesmente um aquário, mas um centro de estudo da ictiofauna, além de colaborar na preservação e pesquisa do bioma do Pantanal”, ressalta Giroto ao citar que as críticas à obra, avaliada em R$ 100 milhões, são resultantes do desconhecimento de sua complexidade.

Quanto à entrega da obra, Giroto explica que o objetivo é concluir os trabalhos até dezembro. Ele também apontou que técnicos americanos devem vir a Campo Grande para unir as peças que chegaram hoje e espanhóis serão responsáveis pela conclusão da cobertura em elipse.

Até o momento, conforme o secretário de obras, já foi pago aproximadamente R$ 60 milhões para a empresa Egelte Engenharia Ltda, responsável pela construção.

Novas peças – Além das duas peças de acrílico de hoje, mais cinco entregas estão previstas até abril. Dentre elas, está uma com dimensão de 8 metros de diâmetro que aguarda há três meses liberação para transporte pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

“As próximas entregas ocorrem até abril, sendo quatro delas com peças de até 5 metros e uma com diâmetro de 8 metros, que está em estudo sobre o trajeto a ser adotado no transporte”, comenta o dono da empresa Baruc Transportes, Carlos Vinha.

Todas as estruturas de acrílico são desembarcadas no porto de Santos (SP) e devem percorrer as rodovias dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Obra – Em dezembro, Giroto afirmou que 60% da obra estava concluída. Ela é apontada como o maior aquário de água doce do mundo e terá uma cobertura complexa que vai abrigar 18 tanques que representarão os Rios Miranda, Piquiri e Paraguai. O projeto também prevê oito tanques externos.

A estrutura irá viabilizar pesquisas sobre a fauna pantaneira e tem a pretensão de atrair estudantes de universidades do mundo inteiro.

O Aquário será um complexo onde o visitante encontrará a biodiversidade do Estado, o projeto inclui biblioteca, laboratório, auditório, salas para exposição, praça de alimentação e uma passarela suspensa com aproximadamente 70 metros de extensão.

Nos siga no Google Notícias