ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Aquário do Pantanal está 60% pronto e deve ser entregue até fim de 2014

Zemil Rocha | 17/11/2013 09:19
Implantação da estrutura metálica começou no mês passado
Implantação da estrutura metálica começou no mês passado

As obras do Aquário do Pantanal, no Parque dos Poderes, já estão 60% concluídas, segundo o secretário estadual de Obras, Edson Giroto. “Temos 60% pronto e acredito que vamos inaugurar até o final do mandato do governador André Puccinelli”, disse Giroto. “Sou otimista”, acrescentou.

Giroto não esconde que existem dificuldades a serem superadas, mas garante que decorrem da complexidade da obra e do seu perfil arquitetônico. “Não tem só a parte de visitação, que são os grandes tanques, mas também toda a parte de inteligência, pois o Aquário do Pantanal vai dar a oportunidade para se estudar o bioma mais importante do mundo”, destacou.

Só quanto à estrutura dos tanques, conforme Giroto, o trabalho é gigantesco. “Tem a questão da filtragem, manutenção, tratamento dos peixes. Não é só fazer tanques e jogar peixes lá”, observou o secretário.

Indagado se as dificuldades adviriam do local escolhido para implantação do Aquário do Pantanal, Giroto declarou: “O local foi muito estudado, tem termo de referência. O desnível é apropriado, para termos laboratórios e aquários embaixo e restaurantes e auditório na parte de cima”.

Há dois anos começaram as obras do Aquário do Pantanal, orçado em R$ 100 milhões, com execução da Egelt Engenharia. Em meados do mês passado, foi iniciada a instalação das estruturas metálicas. O maior aquário doce do mundo terá uma cobertura complexa que vai abrigar 18 tanques que representarão os Rios Miranda, Piquiri e Paraguai. "A obra vai colocar Mato Grosso do Sul no cenário internacional", afirmou Giroto.

Previsto para ser entregue em outubro de 2014, o projeto prevê viabilização de pesquisas sobre a fauna pantaneira e tem a pretensão de atrair estudantes e universidades do mundo inteiro. Além do Centro de Pesquisas e Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira e Aquário será um complexo onde o visitante encontrará a biodiversidade do Estado, o projeto inclui biblioteca, laboratório, auditório, salas para exposição, praça de alimentação e uma passarela suspensa com aproximadamente 70 metros de extensão.

 

Nos siga no Google Notícias