A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

11/01/2014 16:17

Chuva de 1h30 bate recorde do ano, alaga vias e derruba árvores na Capital

Aliny Mary Dias, Aline dos Santos e Filipe Prado
Avenida Fernando Corrêa da Costa ficou alagada na tarde de hoje (Foto: Filipe Prado)Avenida Fernando Corrêa da Costa ficou alagada na tarde de hoje (Foto: Filipe Prado)

Em 1 hora e meia de chuva forte, Campo Grande registrou pelo menos 71 milímetros de preciptação na região do córrego Prosa e o temporal deixou rastros de destruição na cidade durante a tarde deste sábado (11). As pancadas concentradas atingiram o maior volume registrado em 2014 e no mês de dezembro do ano passado.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, diferente de outros temporais, não houve registros de alagamentos de residências, apenas de vias. Também houve queda de árvores na Avenida Afonso Pena, no bairro Chácara Cachoeira e no Tijuca.

Uma das árvores que caiu em frente à Prefeitura, no sentido centro bairro, derrubou a fiação e, por isso, a via precisou ser interditada. Os bombeiros aguardam a chegada de uma equipe da Enersul para restabelecer a fiação.

Os alagamentos foram inúmeros em decorrência do trasbordamento dos córregos Prosa e Vendas. Na Fernando Corrêa da Costa com as ruas Joaquim Murtinho, 14 de Julho e na Ricardo Brandão os motoristas chegaram a parar os carros em razão dos níveis de água que chegaram a 30 centímetros.

Na Avenida Costa e Silva, em frente ao Atacadão, também houve alagamentos e os bombeiros foram chamados por motoristas.

Segundo o major Luidson Noleto, chefe da Defesa Civil, o córrego Prosa chegou a altura de 2,8 metros acima do leito. O ponto consideram de segurança para o córrego é de 2,2 metros.

Motoristas se arriscaram enfrentando alagamento (Foto: Filipe Prado)Motoristas se arriscaram enfrentando alagamento (Foto: Filipe Prado)
Avenida Gury Marques também foi alagada pelo temporal (Foto: Tulio Marcon)Avenida Gury Marques também foi alagada pelo temporal (Foto: Tulio Marcon)

De acordo com a Defesa Civil da Capital não houve chamados, mas as equipes fizeram o trabalho preventivo percorrendo as avenidas que margeiam os córregos. Conforme o órgão, o único trabalho feito pela equipe foi sinalizar as árvores que caíram na Afonso Pena.

Outro estrago ocorreu na sede do BPTran (Batalhão de Polícia de Trânsito), localizado próximo do Fórum da Capital. Parte do teto de gesso da recepção da instituição desabou. Os bombeiros também foram ao local, mas ninguém ficou ferido.

Alagamento também foram registrados na avenida Gury Marques. Conforme Tulio Marcon, que registrou imagens do alagamento, o local é ponto frequente de alagamento quando as chuvas são fortes.

Números – Conforme dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a região da saída de Campo Grande para Aquidauana registrou 10,2 milímetros de chuva. Os ventos fortes chegaram a 51 km/h.

Os números do Infosan, sistema em parceria com a Prefeitura e a iniciativa privada, mostram que na cabeceira do córrego Prosa as chuvas atingiram 71 milímetros. Na avenida Ernesto Geisel, próximo do Shopping Norte sul, o temporal somou 42,5 milímetros.

Regiões como a da saída para Rochedo, próximo da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), teve poucas chuvas, o índice chegou a 6 milímetros.

Árvore caiu na Afonso Pena (Foto: Filipe Prado)Árvore caiu na Afonso Pena (Foto: Filipe Prado)
Teto da sede do BPTran não suportou chuva e desabou (Foto: Filipe Prado)Teto da sede do BPTran não suportou chuva e desabou (Foto: Filipe Prado)


As chuvas de certa forma são previsíveis, o que não dá pra entender é a inércia da prefeitura para atenuar seus efeitos, ano passado executou obra emergencial na cabeceira ponte da Av. Norte Sul com Av. Arq. Vila Nova Artigas no Aero Rancho, nos fundos do Hosp. Regional, pois bem nada mais foi feito, nas duas ultimas chuvas o serviço literalmente esta indo por água abaixo, o que poderia ser evitado com um simples monitoramento e um aterramento adequado no local, mas é o dinheiro público que tá indo por água abaixo novamente.
 
CARLOS ROMERO em 11/01/2014 17:08:58
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions