Ciclone no sul do país traz chuva e ventos fortes para Capital
De acordo com o Cemtec, a partir de hoje, até o fim de semana, chances de chuva fortes aumentam
O tempo mudou em Campo Grande, nesta quarta-feira (16), e meteorologistas alertam para riscos de temporal, entre hoje e domingo. Conforme o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do Estado), instabilidades estão previstas, inclusive, devido à ciclone no sul do país, que traz ventania e chuva para Mato Grosso do sul.
Hoje, por volta das 13h, pancadas isoladas foram registradas em bairros como Jardim dos Estados, Aero Rancho, Vilas Boas, Antônio Vendas e Nova Lima.
Leitores também registraram ventos fortes na cidade, como no Bairro Coophavilla II, onde os ventos fizeram galhos de árvores balançar. Também choveu na região. Apesar das ocorrências, até o momento, não há registros de estragos, na cidade.
Ciclone – Segundo a meteorologista Franciane Rodrigues, condições climáticas adversas no Sul do Brasil e no Norte do Paraguai podem causar pancadas de chuvas com vendavais em todas as regiões do Mato Grosso do Sul a partir de hoje.
“Poderemos ter rajadas de vento no final de semana em todas as regiões, a princípio, em torno dos 70 km/h, que já é considerado vento forte e exige atenção”, destacou.
Ainda segundo a profissional, o ciclone extratropical, ou frente fria, que tende a se formar no sul do Brasil, vai se deslocar para o oceano durante o fim de semana. Ao longo desse deslocamento, a área de baixa pressão se alinha às instabilidades registradas desde o norte do Paraguai até o Sul do Brasil causando as fortes rajadas de ventos.