ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Ciclovia da Afonso Pena receberá ajuste de nivelamento e ampliação sobre viaduto

Luciana Brazil | 24/06/2013 09:59
Trecho sobre viaduto terá ampliação e desníveis serão nivelados. (Foto:Marcos Ermínio)
Trecho sobre viaduto terá ampliação e desníveis serão nivelados. (Foto:Marcos Ermínio)

A ciclovia da avenida Afonso Pena, em Campo Grande, passará por ajustes em trechos onde foram detectados problemas de circulação. A passagem sobre o viaduto da rua Ceará é o ponto mais crítico, segundo o titular da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação), Semy Ferraz. No ajuste da ciclovia também está previsto o nivelamento de alguns trechos. Mas as correções só devem acontecer em 2014, já que ainda não há recurso alocado para as intervenções.

Segundo Semy, o ponto que requer medidas mais urgentes é o deslocamento sobre o viaduto. Ele explicou que a passagem sobre o viaduto é estreita e acaba se tornando perigosa para os ciclistas. “Temos que ampliar a passagem no viaduto sobre a Rua Ceará. Dá forma como está hoje é perigoso. Temos que evitar que o ciclista dispute espaço com os veículos”.

A construção de uma passarela metálica ou a mudança no viário são duas alternativas propostas inicialmente, e que poderiam acabar com o problema no local.

“A opção seria fazer uma passarela metálica naquele ponto ou mexer no viário, que seria deslocar um pouco a pista de carros para outra margem e ainda construir um muro de proteção para os ciclistas”, explicou Semy.

A ciclovia da Afonso pena tem 1,80 de largura em toda sua extensão. Semy lembra que o ideal é que o caminho para ciclistas tenha 2,5 metros. “Naquele trecho do viaduto o vamos tentar manter pelo menos a largura de 1,80”.

Os ajustes só deverão ser feitos em 2014, já que as obras dependem de recursos próprios. “Esse ano acredito que ficará difícil porque já existem obras emergenciais, como a Praça das Águas. Pode até que no fim do ano a gente consiga, mas depende do orçamento”, lembrou Semy.

O secretário ainda afirmou que o nivelamento da ciclovia será ajustado em alguns trechos onde há desnível no asfalto. A ciclovia tem 7,6 km de extensão e foi inaugurada na administração do ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB).

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, para o prefeito Alcides Bernal (PP) o projeto da ciclovia não vai intervir na proposta de tombamento do canteiro e das árvores centenárias como patrimônio histórico cultural.
Bernal já determinou que os ajustes sejam feitos e espera que as especulações sobre a retirada da ciclovia da avenida cessem de vez.

Uma mobilização chegou a ser articulada por ciclistas, no início do mês, para pressionar o prefeito a não retirar a ciclovia da avenida por causa do tombamento do canteiro central da via. Liderada pelo vereador Eduardo Romero (PT do B), a manifestação reuniu cerca de 50 ciclistas.

Nos siga no Google Notícias