ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Pandemia faz crescer batalha para tentar resolver problemas com internet e TV

Reclamações subiram durante a pandemia em MS; Procon ressalta importância dos registros

Nyelder Rodrigues | 15/06/2021 15:45
Procedimentos são seguidos, técnicos chamados, mas problemas persiste na TV de cliente na Capital (Foto: Direto das Ruas)
Procedimentos são seguidos, técnicos chamados, mas problemas persiste na TV de cliente na Capital (Foto: Direto das Ruas)

Chegar em casa e não conseguir se comunicar por que a wi-fi não está funcionando ou tentar relaxar um pouco vendo TV e a mesma constar uma mensagem de estar fora do ar. Situações irritantes e que para muitos acabam se tornando constante e longe de uma solução oferecida pelas empresas prestadoras de tais serviços.

E em Campo Grande, não é diferente de nenhuma outra grande cidade brasileira. Os problemas acontecem aos montes e em qualquer roda de amigos você encontra alguém que esteja passando ou passou recentemente por isso.

"É na minha casa, na da minha vizinha e também na casa do meu patrão. São problemas que eles não solucionam de jeito nenhum. Várias vezes liguei para reclamar e mandam desligar o modem. Até melhora no começo, mas depois a internet volta a ficar lenta de novo", comenta Rita de Cássia, de 52 anos e cliente da Vivo.

Moradora do bairro Arnaldo Estevão Figueiredo, Rita trabalha em uma casa no Jardim São Lourenço que também é atendida pela mesma operadora Vivo. "Não carrega nada. Não chega mensagem de WhatsApp. Aqui no meu patrão o problema é a TV. Já veio técnico várias vezes, mas nunca resolvem. Agora mesmo está fora do ar", reclama.

Já do outro lado da cidade, o problema acontece também em uma residência na Vila Margarida. Lá, o problema começou apenas na internet. "Chamei o técnico, ele foi até lá e até me ofereceram mais velocidade de internet. Aceitei. Houve troca de equipamento, mas a situação piorou", comenta Elisabete Ferreira, de 64 anos.

Cliente da Claro/NET, Elisabete diz ainda com a troca, nem internet e nem a TV passaram a funcionar. Desconectada, ela então reclamou na operadora novamente, havendo nova visita e troca de equipamento. Mesmo assim, o problema persistiu. "Não aguentei mais e desisti da assinatura. Tentaram me convencer, mas cancelei".

Também em Campo Grande, mas no bairro Taveirópolis, a advogada Isadora Lemos, de 27 anos, é outra a enfrentar perrengues com a operadora Claro/NET. "Já desisti deles. Há mais de 1 mês fica caindo toda hora", comenta a jovem, que completa.

"Ligo para o 0800, volta ao normal, mas é só eu desligar a TV de novo para o problema voltar. Só não cancelo por que fico com medo de ficar sem internet, e até arrumar outra prestadora, demora bastante. Sem contar que  minha experiência com a OI em relação à internet foi péssima", revela a advogada.

O que fazer? - Superintendente do Procon em Mato Grosso do Sul, Marcelo Salomão orienta aos clientes que, mesmo que não consigam resolver de pronto seus problemas com a operadora, é interessante que o órgão de defesa do consumidor seja procurado e uma reclamação feita sobre o problema, dando subsídios a instituição.

"Quanto mais reclamações recebermos, mais força temos para brigar com essas operadoras de telecomunicações e também de buscarmos soluções na Anatel. São práticas abusivas praticadas por elas e o Procon é uma arma importante para os consumidores".

Salomão ainda revela que durante a pandemia houve um aumento de 25% nas denúncias apresentadas por consumidores ao Procon de Mato Grosso do Sul referente a prestação de serviços aquém do ofertado pelas operadoras de telecomunicações.

"Já conversamos com a Vivo e a Claro para que haja um pente-fino e os problemas solucionados. Eles precisam vender um serviço e entregá-lo por completo, não apenas metade ou sequer nem entregá-lo. Isso é chamar a gente de otário", dispara.

O superintendente ainda frisa que o consumidor é a parte mais vulnerável da relação empresa x cliente, já que não possui o conhecimento técnico para lidar com aquele serviço prestado. "Essa manutenção tem que ser da empresa e o cliente não pode sofrer sanção. O Procon tem sido duro nessa cobrança", frisa.

De segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, o Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) estadual atende na rua 13 de Junho, 930, em Campo Grande. Porém, devido a medida estadual de contenção à covid-19, o atendimento está suspenso até o dia 24 deste mês. Contudo, há opções de atendimento à distância.

Os consumidores poderão enviar suas reclamações, pedidos de orientações e denúncias pelo site oficial do órgão, o www.procon.ms.gov.br, ou pelo disk-denúncia que atende pelo telefone 151. Outra opção é o atendimento via WhatsApp, pelo número (67) 99158-0088. As demandas são analisadas para que sejam tomadas medidas caso necessárias.

Nos siga no Google Notícias