ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Com 12% de crianças vacinadas contra pólio, campanha é prorrogada

Ministério da Saúde informou que campanha para imunizar público infantil será estendida até 30 de setembro

Karine Alencar | 06/09/2022 10:51
Criança recebe a gotinha que imuniza contra a poliomielite (Foto: Divulgação/Sesau)
Criança recebe a gotinha que imuniza contra a poliomielite (Foto: Divulgação/Sesau)

Faltando apenas três dias para o fim da campanha contra a poliomielite, que se encerra na sexta-feira (9), apenas 12,7% do público recebeu a dose de reforça em Campo Grande. Conforme divulgado hoje pelo Ministério da Saúde, a campanha de imunização deverá ser prorrogada até 30 de setembro, em todo Brasil.

Nesta terça-feira (6), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) emitiu um alerta sinalizando preocupação diante do cenário, pedindo que as pessoas procurem as unidades que disponibilizam o imunológico. A pasta confirmou a prorrogação.

Quem deve vacinar - A ação de reforço da vacina contra poliomielite tem o objetivo do Ministério da Saúde, a cobertura de 95% das crianças com idades entre 1 e 4 anos, que são mais de 57,4 mil pessoas, mesmo que elas já tenham recebido algum reforço anterior. A única exceção são àquelas que tomaram a dose há menos de 30 dias.

A medida foi adotada mesmo com a extinção da doença em território nacional, há cerca de 30 anos, porque o vírus ainda circula em alguns países, e pode ser reintroduzido no Brasil. “Da mesma forma que aconteceu com o sarampo, que também éramos considerados território livre do vírus, pode acontecer com a pólio”, disse o secretário.

Está sendo realizada também, a campanha de multivacinação, que garante a atualização da caderneta da criança e adolescente. Até o momento, somente 12.773 pessoas foram vacinadas, o que corresponde a 24.309 doses aplicadas na Capital.

Onde - Tanto as doses da campanha contra a pólio, quanto a de atualização da caderneta vacinal estão disponíveis nas 73 unidades de saúde de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias