ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Com apenas de 28 doses por posto, vacina pentavalente acaba em horas

As vacinas começaram a ser distribuídas ontem e até o fim desta quarta-feira chegará a todas as unidades da Capital

Fernanda Palheta e Danielle Errobidarte | 15/01/2020 10:02
Dose da vacina pentavalente começaram a chegar nos postos ontem (Foto: Marcos Maluf)
Dose da vacina pentavalente começaram a chegar nos postos ontem (Foto: Marcos Maluf)

Com apenas 28 doses disponíveis por posto de saúde, o estoque de vacina pentavalente não dura um dia e acaba em poucas horas em Campo Grande. As duas mil doses que o Município recebeu começaram a ser distribuídas nas unidades nesta terça-feira (14). No CRS (Centro Regional de Saúde) Tiradentes, o estoque foi reposto com 25 doses no final da manhã de ontem, por volta de 11h, e acabou no mesmo dia.

Na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Vila Carvalho, as doses chegaram na manhã desta quarta-feira (15) e duas horas e meia depois da abertura do posto, o estoque já estava no fim. A secretária Cleide Correia, de 37 anos, chegou no posto e conta que conseguiu vacinar o filho de quatro meses. "Ontem eu fui no posto Jockey Club, cheguei lá 15h e as vacinas já tinham acabado", conta.

A secretária Cleide Correia, de 37 anos, chegou no posto antes da vacina acabar (Foto: Marcos Maluf)
A secretária Cleide Correia, de 37 anos, chegou no posto antes da vacina acabar (Foto: Marcos Maluf)

Na busca pela imunização do filho a secretária encontrou outras mães na fila e para ajudar na procura, elas criaram um grupo de Whats App para trocar informação dos locais onde ainda tinham a vacina disponível.

A frentista Maria Helena Silva, 37 anos, também procurou a dose no posto do Jockey Club ontem e entrou no grupo. "No whats as mães avisaram que já não tinha vacina no Tiradentes e no Aero Rancho", conta. Ela chegou a UBSF Vila Carvalho após notificação do grupo.

"Dá última vez que chegou a vacina em Campo Grande, no final do ano passado, meu filho ainda não tinha a idade, falta uma semana para completar dois meses. Já faz um mês que estou a procura", relata. Ela conta que desde que o ano começou, ela ia toda semana no posto, às 9h30 perguntar se o estoque estava havia sido abastecido.

Quando deixaram a unidade, as mães contaram a reportagem do Campo Grande News que só restava uma dose da vacina.

Segundo a Sesau (Secretária Municipal de Saúde Pública), até o final desta quarta-feira (15), todas as 70 unidades, que tem sala de vacinação, serão abastecidas. A pasta não listou os postos onde os estoques já foram repostos para que não haja um aumento na procura em uma única unidade.

A orientação da secretaria é para que as famílias procurem as unidades de saúde mais próximas. Nos locais onde a vacina já acabou, a Sesau segue a recomendação do Ministério da Saúde e as crianças estão sendo imunizadas com a vacina DTP + hepatite B.

Em Campo Grande o estoque estava zerado deste agosto do ano passado. O Município chegou a receber uma reposição pontual em novembro, mas de acordo com informações pasta, a quantidade não foi suficiente para abastecer a demanda reprimida.

Regularização - De acordo com o Ministério da Saúde, a oferta esteva irregular devido a problemas com o fornecedor. As doses são adquiridas via OPAS (Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde). Não existe laboratório produtor da vacina no Brasil.

Em julho de 2019, lotes do laboratório pré-qualificado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) foram reprovados no teste de qualidade do INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) e análise da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em agosto, o Ministério da Saúde solicitou reposição do produto, mas, na época, não havia disponibilidade imediata.

Pentavalente - A vacina pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em uma e garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. As crianças devem tomar as doses aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida.

Nos siga no Google Notícias