ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Com UTI lotada, Santa Casa improvisa isolamento para pacientes com gripe

Fernanda Mathias e Leandro Abreu | 03/06/2016 11:29
O diretor-técnico da Santa Casa, Mário Madureira e a infectologista Priscila Alexandrino: gripe chegou mais cedo este ano (Foto: Leandro Abreu)
O diretor-técnico da Santa Casa, Mário Madureira e a infectologista Priscila Alexandrino: gripe chegou mais cedo este ano (Foto: Leandro Abreu)

Todo dia pelo menos um paciente com gripe é isolado em sala improvisada no Pronto Socorro da Santa Casa de Campo Grande, até que vague um leito na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), disse na manhã desta sexta-feira (3) o diretor-técnico do hospital, Mário Madureira.

Ele ressaltou que a gripe veio a agravar o problema de falta de leitos, ao todo são 100, sempre com lotação máxima, atribuída especialmente aos casos de traumas.

Nesta sexta-feira, 16 pacientes da ortopedia aguardavam vagas nos corredores. De gripe, são três pacientes em UTIs, sendo uma criança e dois adultos.

Também há dois casos confirmados que já não são mais tratados na UTI – dentre eles o da menina de 08 anos que deu entrada no dia 22 – e 13 pacientes aguardam ainda o resultado de exames.

A infectologista Priscila Alexandrino afirma que a grande quantidade de casos entre abril e maio surpreendeu, em um período para o qual se esperava ainda falar sobre a dengue. A circulação do vírus H1N1 normalmente se intensifica no inverno.

Mário Madureira enfatizou que a Santa Casa tem estrutura para suportar esse aumento de demanda, mas ponderou que o ideal é que somente os casos graves sejam encaminhados ao hospital e os demais fiquem na atenção básica.

Recorde – Até agora, conforme o último relatório, divulgado quarta-feira (01) morreram 32 pessoas por conta da doença, tornando 2016 como o ano com maior número de óbitos confirmados desde 2009, quando o vírus da gripe foi detectado pela primeira vez em uma epidemia no México.

Conforme o boletim epidemiológico, as sete mortes desta semana ocorreram em Bataguassu, onde duas pessoas morreram, Campo Grande, Caarapó, Douradina, Jardim e Naviraí. Os outros óbitos confirmados pelo vírus da gripe A desde o início do ano foram registrados em Aquidauana, Corumbá, Coxim, Juti, Ivinhema, Maracaju, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.

De 1.096 exames realizados pelo Lacen (Laboratório Central) este ano, 422 confirmaram a doença em pacientes de todo Estado, sendo 114 somente em Campo Grande. No total, 615 pacientes ainda aguardam o resultado dos exames para confirmar se estão contaminadas pelo vírus H1N1.

Nos siga no Google Notícias