A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

01/04/2011 10:39

Comando da PM vai processar autores de denúncia contra a Cigcoe

Aline dos Santos e Ítalo Milhomem
Segundo comandante, PM vai processar autores de denúncia. (Foto: João Garrigó/Arquivo)Segundo comandante, PM vai processar autores de denúncia. (Foto: João Garrigó/Arquivo)

O comandante-geral da PM (Polícia Militar), Carlos Alberto David dos Santos, afirmou que vai acionar a PGE (Procuradoria Geral do Estado) para processar os autores da denúncia de que um adolescente de 16 anos desapareceu após abordagem da Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais), em Campo Grande.

O rapaz foi localizado na madrugada de hoje, na casa de amigos, por policiais da companhia. “Vou orientar os policiais que fazem parte da guarnição para ingressarem na justiça, para reparar o dano causado a honra deles”, afirma o comandante.

De acordo com o coronel, também será apurada a conduta dos membros da Comissão dos Direitos Humanos. “Sem base segura, acusaram a PM”. Ele retorna hoje de São Paulo, onde participou de reunião do conselho nacional dos comandantes-gerais. “Antecipei o meu retorno diante dessa situação, pela repercussão que o fato tomou”.

O comandante explica que o procedimento será utilizado como norma de conduta. “As pessoas que acusarem a PM vão sofrer ação na justiça. As pessoas precisam entender que a PM é instruída, qualificada, capacitada e não age dessa forma”, salienta.

A DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) vai reinquirir as testemunhas que denunciaram o desaparecimento do adolescente. O “sumiço” do rapaz, ocorrido na noite da última terça-feira, foi denunciado por moradores do Jardim Imperial, e por sua mãe Elizângela dos Santos, de 34 anos, mas ontem ele foi localizado no Jardim Anache.

De acordo com a delegada Regina de Brito Mota, serão ouvidos o adolescente, a mãe e as duas testemunhas.

Segundo capitão, adolescente foi abandonado pela mãe. (Foto: Ítalo Milhomen)Segundo capitão, adolescente foi abandonado pela mãe. (Foto: Ítalo Milhomen)

Direitos Humanos – Subcomandante da Cigcoe, capitão Marcos Paulo Gimenes afirma que o adolescente está abandonado pela mãe e espera que os Direitos Humanos passe a acompanhar a situação do rapaz.

De acordo com ele, Elizângela tem passagem por rufianismo (explorar prostituição alheia) e registrou diversos boletins como vítima de violência doméstica.

O oficial relata que entrou em contato com os policiais que fizeram a abordagem e esclareceram que o adolescente foi liberado após revista.



PROCESSAR E A FORMA CORRETA DE AGIR MAIS NO PASSADO NÃO LONGE A POLICIA DE VARIOS ESTADOS ITILIZAVA-SE DE OUTROS MEIO PARA RESOLVE ESTES CASOS.

como exemplo descobria-se os endereço das pessoas para execultalas principalmente em SAO PAULO a policia militar trabalhava assim era desta forma.
 
NICOLAU MOURA em 21/05/2011 07:15:23
PRIMEIRO EU COMO CIDADÃO BRASILEIRO QUERO DISPONIBILIZAR MEU NOME.
NOME: NICOLAU MOREIRA RG: 017-SSP -SP CPF-628 E ENDEREÇO E RUA ALFREDO PESSOA DE LIMA 102 SOLANEA PARAIBA. eu creio que isso ja basta caso a policia militar resolva processar alguem. primeiro porque tudo que vou falar aqui e tudo verdade e tem mais eu pretendo escrever um livro sobre as ações da policia militar em são paulo e suas atuações ate porque os relatos, tem peso de veracidade e o ministerio publico de são paulo tem acobertado atuação de policiais de varias areas isto tem acontecido dentro da secretaria de segurança publica DO ESTADO DE SÃO PAULO.

VAMOS A ALGUNS EXEMPLOS


- as policias militares do brasil ainda estão na epoca da DITADURA.
- policiais militares costuma atraves de algum comandante psicopata.
achar os cidadãos.
- a policia militar construiu uma pessima reputação e agora que paga de bom menino
- O COMANDO da policia militar tem influenciado o seus policias a execultar seus posiveis desafetos.
- policiais militares de são paulo muitos usam drogas dentro do batalha, como cachaça, barbituricos sintetiços,
- policiais de são paulo gosta muito de usa a LEI AO SEU FAVOR em desfavor dos mais fraços.
o secretario de segurança de são paulo SAULO DE TARSO e um bandido desfaçado.


- Nos como cidadão temos que atentar ao nosso direito, comforme a carta magna, SUPREMA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 a qual salienta no Art: 5 § X que faz referecia aos direitos do homem e de brasileiro, e estrageiro, em solo nacional, como os direito tem de ser cobrados nos brasileiro vamos ensinar a policia sobre estes PROTESTANDO o estado quer representa a policia ou vice versa, pois so assim faremos JUSTICA .

 
NICOLAU MOURA em 21/05/2011 07:06:44
O POLICIAL PRECISA SE SENTIR CIDADÃO COMO OUTRO QUALQUER, POIS TODO CIDADÃO ESCLARECIDO QUANDO ACUSADO INJUSTAMENTE, SEJA POR QUEM FOR, INQUERE SEU ACUSADOR PELA JUSTIÇA PARA REPARAR OS DANOS. ISSO DEVERIA SER NORMAL PARA OS POLICIAIS.
 
DOM KARLOSOL em 04/04/2011 08:59:19
E agora? Aqueles que fizeram com tanta veemência a denúncia do sumiço do rapaz, o que tem a dizer. Aquele senhor que afirmou categporicamente que viu a guarnição prender o garoto, será que não esta escondendo algo. E a mãe, que exemplo ela tem dado a seu filho.....com certesa o garoto tem vergonha da mãe, por isso procurou abrigo em casa de amigo.
 
Jose Pedro de Moura em 01/04/2011 12:47:43
o Coronel disse: As pessoas precisam entender que a PM é instruída, qualificada, capacitada e não age dessa forma”, salienta.

Mas ja presenciei muitos casos de abuso de autoridade!! Eu estava dentro de minha casa, tinha acabado de chegar por volta das 23:00 horas, pois fui buscar minha esposa no trabalho. minha casa nao tem muro, estava na varanda observando minha moto pois todos os dias a noite antes de dormir faço uma revisao para o dia seguinte nao ter problemas com a moto no transito, no entanto, a viatura da dita acima na reportagem passou fazendo ronda no bairro quando passaram por minha casa e me avistaram mechendo na minha motocicleta, logo engataram a marcha-ré em alta velocidade desceram da viatura apontando as pistolas e armas de grosso calibre para mim como se eu fosso a pessoa que eles estavam realmente procurando, me fizeram sair da minha propriedade e invadiram meu quintal procurando nao sei o que... olharam meus documentos e ao mesmo tempo insinuaram que eu estava praticando uma tentativa de assalto nas proximidades.... perguntaram de tudo pra mim.... e quando descobriram que eu trabalhava numa empresa que presta serviços ao Detran ficaram de brincadeiras e antes de ir embora amarelos de vergonha porque não acharam nada... anotaram varias placas de veículos particulares e me entregaram falando que se alguma dessas placas tomassem alguma multa era pra retirar na camaradagem! Nesse momento pensei em quem nao tem a menor possibilidade de se defender contra tal atitude, pois descobri que se tenho uma posição e um cargo importante logo sou tratado indiferente em relação aquele que nao tem nem mesmo o primeiro Grau de escolaridade completo!! (verdadeira e inescrupulosa atitude natural do brasileiro chamada PRECONCEITO). Agora Sr. Coronel falar que a PM nao pratica tal ato, não seria um pouco leviano perante a sociedade????
 
Jose Ricardo Leao em 01/04/2011 12:31:05
Bem feito. Acusaram sem provas e agora vão ter que pagar $ aos policiais militares. Cadê os moleques que "viram" o "desaparecido" entrar no camburão? E a mãe "sumida" que lembrou que era mãe do "desaparecido"? E os membros dos direitos humanos? Mais uma vez ficaram do lado errado...talvez aprendam a ficar do lado de quem defende a sociedade. Cada vez mais a sociedade se convence que este pessoal dos direitos humanos não a representa quando bradam por justiça. Lamentável
 
josé rodrigues moreira em 01/04/2011 12:11:51
PARABENS ao Cmt geral, pela primeira vez a polícia começou a apontar competencia em defender q
 
carlos alberto em 01/04/2011 12:07:36
louvoa atitude do cmt geral da pm de ms, as pessoas precisam saber que esses homens valorosos e pai de familia são preparados e responsaveis pelas suas ações, um fato ououtro que ocorre quando em alguma ação policial, é sempre um fato isolado. As pessoas não podem sairem por ai levantando falso testemunhas, neste caso falsas acusações e graves por sinais, simplesmente porque se acham no direito. é fácil acusar a policia, virou moda agora. Os responsaveis por tal acusaç~çao deve pagar caro e, sentir o peso da justiça feita.
 
wilson costa em 01/04/2011 11:56:55
PARABÉNS Coronel!!!! Isso mesmo, se os direitos humanos erraram, devem ser punidos ... eles e todos os que acusaram. Agora virou moda acusar a polícia de tudo?! Quero deixar claro que não faço parte da corporação, mas admiro esses homens guerreiros que arriscam suas vidas para defender uma sociedade injusta e ingrata, como a que temos em nosso país! E sei tb que em toda regra tem sua excessão. Mas neste caso, é de revoltar... e o pior de tudo, que a população já estava acreditando que eles haviam sumido com o garoto. Basta, punição para os caluniadores!
 
Marleize da Silva Ferreira em 01/04/2011 11:55:04
ISSO MESMO COMANDANTE GERAL TE QUE PUNIR ESSE POVO QUE FICA FALANDO MAIS QUE A BOCA...........CADÊ A FAMÍLIA DESSE RAPAZ.....OS DIREITOS HUMANO JÁ VEM BAMBANDO EM CIMA DA POLICIA....PARA FERRAR OS POLICIAIS........PROCESSA ESSE POVO AI.......
 
Rodrigo Pereira em 01/04/2011 11:23:03
Ok! talvez usei palavras ou me expressei de forma equivocada! mais não me confortou as piadinhas e desconcertadas conversas quando descobriram que ocupo uma posição importante na sociedade! Seria aceitável um breve "obrigado e boa noite desculpa pelo transtorno"!!
um pouco de educação e boas maneiras á aqueles que não se contra porem a abordagem (sim sou grato pelas todas elas e nunca me incomodou) nunca machucou moralmente ninguém! o que nao pode é: apologia contra e nem pró PM ela nao faz nada alem da sua obrigação!!

Jose Maria Santos, qual seria sua reação ( nao somente sua mas de todos aqui) se fossem abordado(s) de forma grosseira e hostil??? nada boa nao é? na verdade ninguém gosta!! realmente nao temos nomes estampados na testa mas falar que aqui em Campo Grande - MS a policia é recebia á tiros, gente isso é realidade outros Estados!!! se a PM de Campo Grande foi recebido a tiros em alguma abordagem me falem por favor porque, ou eu ou a pessoa que cito tal informação estao equivocados, confundindo realidades de Estados e capitais totalmente distintas! Obrigado e parabéns para todos os que comentam aqui, são pessoas pensantes, falta só um pouco de mediação com relação a publicada noticia!
 
Jose Ricardo Leao em 01/04/2011 10:10:48
Enquanto a sociedade dorme tranqüilamente o sono dos anjos, nós, policiais militares, rondamos, incansáveis, dia e noite, zelando pelas vidas e o patrimônio alheio. Atendemos aos mais diversos chamados daqueles que são verdadeiramente nossos patrões, os contribuintes. É para isso que somos pagos. Contudo, injustiças contra nossa farda e nosso moral não podem ser aceitas. Pois, para nós, profissionais da segurança pública, a justiça geralmente acontece de forma rápida e implacável. È importante que as pessoas saibam que a polícia é feita de homens e mulheres saidos do seio da própria sociedade, e por isso, erros são esperados. E nossa Instituição, por sua seriedade, coerência, responsabilidade e comprometimento com o bem social, corrige e quando preciso, pune os erros cometidos por ser agentes. E agora, graças a Deus, corrigira, ou pelo menos nos ajudara a corrigir, também os erros praticados contra nós e contra sua própria imagem. Essa notícia traz-me certo conforto, pois num passado recente fui também vitimado por injustiças praticadas por alguns daqueles para quem diariamente dôo minha vida. Obrigado Senhor Comandante Geral. Que Deus Pai nos proteja em nossa labuta diuturna.Fernando - SGT PM
 
Fernando Silva em 01/04/2011 07:42:08
Vivemos a sociedade da informação, os nossos contemporâneos devem ter a noção exata de cidadania, saber que têm direitos mas estarem conscientes de seus deveres; a segurança pública, como a própria constituição determina, é dever do estado, direito e responsabilidade de todos, ou seja, cada um de nós brasileiros temos responsabilidades na construção de uma sociedade mais segura. Nós, enquanto cidadãos responsáveis que somos na construção de um estado mais seguro não devemos e não podemos aceitar que pessoas acusem uma instituição que tem feito um trabalho excepcional em nosso estado de forma leviana e irresponsável da forma que ocorreu neste episódio, este senhor que aparece na foto no corpo desta matéria, Marcos Paulo Ximenes, sub-comandante da CIGCOE, não sou próximo dele mas o conheço da época que freguentei a mesma faculdade que ele, e poço afirmar que tratasse de um humanista que trabalha na linha tênue que os direitos humanos estabelece para a relação da polícia para com o cidadão e tenho certeza absoluta que jamais adimitiria ações que violassem direitos humanos por parte das pessoas que trabalhem sob seu comando e o Comandante Geral da PM o Sr CEL Carlos Alberto Davi, o conheço das peladas de final de semana, um homem que freguenta as comunidades mais simples para praticar o seu esporte favorito que é o futebol, este, posso afirmar que cortaria a cabeça de qualquer comandado que utilizasse da farda que usa para praticar qualquer tipo de crime, trata-se de um grande homem e por estar próximo das pessoas nas comunidades mais simples, houve dessas pessoas queixas e elogios em relação a ação da corporação que comanda, homem sóbrio, justo e que nesse momento está postado ao lado de seus comandados para defender uma instituição que sob o seu comando conquistou uma credibilidade jamais vista. Parabéns comandante Cel Davi pelo trabalho que sua corporação tem realizado e obrigado ao CIGCOE pelas ações desenvolvidas em nossas comunidades.
 
antonio barbosa- em 01/04/2011 04:08:04
Parabéns ao comando da PM. Existe hoje uma infinidade de Processos Administrativos na Administração pública em geral que são abertos sem qualquer fundamentação e que despendem recursos financeiros e humanos sem necessidade, isso gera transtornos e gastos do dinheiro público, devendo ser responsabilizado quem lhe der causa.
 
Ricardo Teixeira em 01/04/2011 03:15:09
é muito facil pra senhora santine capilé dizer pra deixar quieto, queria ver se fosse seu filho ou seu esposo sendo acusado e denunciado pelo desaparecimento de alguém.....pimenta nos olhos dos outros é refresco....que sejam processados sim os caluniosos!!!!!!
 
robson ramos em 01/04/2011 03:01:13
Parabéns pela celeridade e transparência demonstrada pela Polícia Militar. Profissionalismo e ética. Quanto ao sr. José Ricardo, leitor identificado aqui nessa seção, ele deveria agradecer porque a guarnição ao vê-lo em atitude suspeita o abordou para verificar o que estava acontecendo (uma pessoa mexendo numa motocicleta depois das 22h00 em frente a uma residência) e se fosse um grupo de marginais que estivesse roubando aquele imóvel e os seus familiares estivessem amarrados e amordaçados aquela ação proativa da PM salvaria vidas. É claro que a abordagem deve ser feita com segurança, técnica e energia, pois hoje em dia a criminalidade está recebendo a Polícia a tiros. Caso tivesse ocorrido o furto da sua moto vc estaria criticando a PM porque foi omissa. A segurança é RESPONSABILIDADE de todos e o fato de ser abordado à noite não é desrespeito para ninguém, não está escrito na testa das pessoas quem é bandido ou não, e é somente abordando e identificando o cidadão que é possível verificar.
 
André Macedo em 01/04/2011 02:58:25
Concordo plenamente com o Cmt da PM, denuncias infundadas devem ser tratadas como manda a lei. Se caso o fato fosse verídico os defensores dos direitos humanos iam exigir a punição rigorosa dos policiais. E neste caso a recíproca tem que ser iqual.
 
Luiz Felipe em 01/04/2011 02:19:14
Parabéns ao Cmt. por mais esta atitude mais que acertada. Já passou da hora de começarmos a punir as calúnias contra nossos policiais pois, como disse a sra. Marleize, virou moda acusar a polícia de tudo. Cabe, também aos policiais, reverterem o processo contra os acusadores e não deixarem pra lá quando são inocentados das acusações. Os policiais passam por uma pressão enorme, sem falar nas despesas, quando passam por esse tipo de acusação e processo.
Engraçado como a "mãe" do rapazinho apareceu do nada para acusar a polícia....sabe-se lá há quanto tempo não tinha notícias do menino e, agora surge toda preocupada e com mais acusações; com certeza, já estava até fazendo as contas da indenização que pediria ao Estado devido ao suposto desaparecimento!
"Direitos Humanos"......olhem mais para as verdadeiras vítimas e, também, para os profissionais que tanto trabalham para zelar da segurança de todos, inclusive a dos senhores e de seus familiares.....
 
Gladis Caramalac em 01/04/2011 02:06:11
A PM possui em sua guarnição bons e maus militares. Os bons devem sim ser defendidos pela corporação. No entanto, aqueles que praticam arbitrariedades no exercício de suas funções devem ser punidos. Melhor dizendo, o corporativismo, como sabemos, deve ser banido da caserna para que os policiais sejam respeitados como devem ser.
Falo isso, porque denunciei um determinado Cel por arbitrariedades cometidas e na Corregedoria da Polícia nada foi apurado. Uma vergonha para a sociedade sul-mato-grossense que paga os salários desser servidores públicos.
 
Vilma Silva em 01/04/2011 02:02:35
Que a polícia age as vezes com excesso, age mesmo, mas Owww Coronel David, deixa pra lá esta história de processo, só foi um equívoco baseado nos ultimos fatos que temos acompanhado ai pela mídia, não foi tanto assim, não precisa de tudo isto, tenha um pouco mais de paciência, tudo que é relacionado ao poder publico, onde muitos são usuários, sempre tem alguem satisfeito e alguem insatisfeito.
 
Santina Capile em 01/04/2011 01:59:09
Parabéns Cel!! sou militar, trabalhei muito tempo no serviço operacional, hoje nao trabalho mas, talvez por esse motivo ai , que foi relatado pela imprensa, de pessoas desinformadas falam o que vem a boca , muitos já sofreram esses tipos de acusações nada foi feito , espero que sirva de lição a pessoas ma intencionada para prejudicar a
quem trabalha e não fica atras de uma mesa para prejudicar os homens de boa fé.
 
jose vieira em 01/04/2011 01:55:23
Membros do direitos humanos não podem agir com ímpeto político, distorcendo fatos, situações, sem ao menos comprovar a veracidade. A sociedade já percebeu de que lado eles estão! O Coronel está de parabéns pela atitude, talvez até inédita, assim esses ditos membros dos direitos humanos, fiquem do lado certo.
 
Vicente de Paula em 01/04/2011 01:53:24
Parabéns, parabéns mesmo Sr. CMT até que enfim alguém com bom senso, pois nossos honrosos policiais não agem como em tempos remotos, hoje são treinados e capacitados.
Parabéns Capitão Marcos Paulo pelo seu comando!
 
Pedro Nonato` em 01/04/2011 01:46:40
resposta ao sr. jose ricardo leão. diz que a polícia o abordou porquê estava a noite na varanda mexendo numa moto. a polícia sabia que a casa sem muros e a moto eram seus? e se fosse ladrão e levasse a moto. ai xingaria a polícia porquê não apareceu. rapaz tenha um mínimo de bom senso. deveria sim agradecer a polícia por estar presente. nota zero pro teu comentário e para os direitos humanos. estes deveriam se preocupar com as vítimas da bandidagem. indo até os familiares para oferecer algum tipo de conforto. agora bandido? ficam lambendo e paparicando. quando bandido mata policial ou caluniam, direitos humanos sai em defesa?. nota 10 para a polícia. arriscam a vida em prol da sociedade em troca de merreca de salário. parabéns a todas as polícias. sou cidadão e reconheço seus trabalhos. já precisei e fui prontamente atendido.
 
jose maria santos em 01/04/2011 01:43:04
Parabens a corporação por tal resolução dos fatos, e que as medidas cabiveis sejam tomadas por tais fatos e acusaçoes insanas, mais caso cada pessoa seja coagida, ameaçada ou qualquer outro ato por parte de policiais cabe denuncia ao ministerio publico e a corregedoria do estado. No mais somos nos os encarregados de denunciar fatos e atos ilicitos e absurdos. E aos que brincam com denuncias. Devem sofrer tambem sançoes cabiveis.
 
Frederico Paniago em 01/04/2011 01:35:27
Parabéns Cmt geral e aos militares que participaram desta guarnição que prendeu este menor, e tem que processar mesmo Cmt, este pessoal dos Direitos Humanos gosta de fazer jogar o nome de todos na midia mais quando estão errados não vão na midia com o mesmo clamor pedir desculpas.
 
djair meneses em 01/04/2011 01:17:47
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions