ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Conselho analisa relatório final do novo Plano Diretor nesta quarta

Ligado à Prefeitura, CMDU avalia nesta tarde como a minuta do plano será apreciada pela Câmara Municipal; Principal instrumento de organização da cidade tem validade de 10 anos

Izabela Sanchez | 25/10/2017 15:08
Uma das audiência pública discutiu a proteção do Parque dos Poderes (André Bittar)
Uma das audiência pública discutiu a proteção do Parque dos Poderes (André Bittar)

Principal instrumento de organização da cidade, o Plano Diretor passa por uma das etapas finais de revisão nesta quarta-feira (25). O CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento e Urbanização) avalia, às 18h, a relatoria final da minuta do plano, que depois será apreciada como Projeto de Lei na Câmara Municipal. Aprovado, o documento tem validade de 10 anos.

O Plano Diretor contém todos os dispositivos que desenvolvem a cidade, como dimensionamento do perímetro urbano, para onde e porquê pode expandir-se a cidade, além de proteção ambiental e do patrimônio histórico.

O CMDU é ligado à Prefeitura e presidido pelo Prefeito da cidade, Marquinhos Trad (PSD). Na ausência dele, quem responde pelo Conselho é a diretora-presidente do Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues. Nesta tarde, explica a diretora, o CMDU aprecia o 'relatório voto', documento elaborado pela 'relatoria', grupo restrito de conselheiros do próprio CMDU.

Se o CMDU "acata" o relatório voto, explica ela, a minuta será encaminhada para a PGM (Procuradoria-geral do Município) "para fazer o texto final da minuta", e aí, então, ser votado na forma de lei.

Discussão - A Capital já tem um Plano Diretor, a lei 94/2006, que orienta as políticas públicas na cidade. A revisão desse documento, segundo o Estatuto das Cidades (lei federal de 2001), deve acontecer a cada 10 anos. Em 2016, a administração deveria ter finalizado o novo plano, mas questionamentos quanto à discussão democrática, junto à sociedade, fizeram com que a revisão tivesse que voltar ao processo de consulta popular.

Nos siga no Google Notícias