ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Na fase final, desafio da revisão do Plano Diretor é ocupar vazios urbanos

Determinação judicial fez a revisão voltar ao processo de consulta popular; principal documento de desenvolvimento urbano deve trazer novos intrumentos de planejamento

Izabela Sanchez | 01/10/2017 08:27
(Marcos Ermínio/arquivo)
(Marcos Ermínio/arquivo)

Espraiada 'em suas pernas' é como a Capital de Mato Grosso do Sul é definida por arquitetos e urbanistas. Com seus 8.092,951 km², segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Campo Grande deve se adaptar ao novo conceito de cidade: compacta. Principal instrumento para planejar e desenvolver a cidade, o novo Plano Diretor deve trazer dispositivos para que a cidade ocupe os 35% do território formados por vazios urbanos.

Aprovado, o documento se torna minuta de lei para ser apreciado na Câmara Municipal. Uma das mudanças adicionadas à revisão do Plano atinge o coeficiente de construção. O coeficiente indica quantas vezes o tamanho do terreno pode ser usado como área construída. Hoje, esse coeficiente é diferenciado: se o terreno tem 1000 m² e o coeficiente definido for 1, a área construída pode chegar ao mesmo tamanho do terreno, ou seja, os 1000 m². Se for 2, a construção poderia chegar ao dobro disso, ou seja, 2000, e assim sucessivamente.

A discussão do Plano chegou levantar a possibilidade de estabelecer um coeficiente único para toda a cidade, variando apenas nas zonas de interesse especial, como, por exemplo, uma área que precise ser protegida ambientalmente e tenha que reservar parte do terreno para espécies nativas. Apesar do coeficiente único ser determinado pela Constituição Federal - com o Estatuto das Cidades -, o valor deverá continuar diferenciado.

É o que explica o arquiteto do Daex (Departamento de Auxílio aos órgãos de Execução) do MPE-MS (Ministério Público Estadual), Jean Claude, que acompanhou todas as discussões da revisão. "Com o coeficiente diferenciado a gente vai continuar na mesma situação que a cidade ja vem caminhando", comenta.

Ainda assim, o novo documento traz correções na maneira como esse índice é aplicado na prática. Isso porque junto ao coeficiente, existe a outorga onerosa: quem ultrapassa o valor de construção estabelecido deve pagar à Prefeitura para que o dinheiro seja revertido, por exemplo, em políticas urbanas como moradia popular.

"No Plano Diretor atual a outorga onerosa foi disciplinada de uma forma a não ser aplicável. Nesse novo plano vem uma correção, mas vinculado ao novo macro zoneamento e zoneamento, e os índices continuarão diferenciados. Só que em algumas regiões da cidade os índices serão reduzidos para que a outorga seja realmente aplicada. É um avanço, não é a situação recomendada pelo Ministério das Cidades, mas demarca um certo avanço em relação a situação atual", explica.

O objetivo também é conter a especulação imobiliária desenfreada, para que a Prefeitura possa ter maior controle de onde, para onde e como a cidade se expande.

Vazios urbanos ocupam 35% do território de Campo Grande, segundo estudo coordenado pelo curso de arquitetura da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) (Foto: Gerson Walber)
Vazios urbanos ocupam 35% do território de Campo Grande, segundo estudo coordenado pelo curso de arquitetura da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) (Foto: Gerson Walber)

IPTU Progressivo - Outro instrumento que pode ser regulamentado pelo novo Plano é o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) progressivo no tempo. Caso seja regulamentado, incide sobre terrenos e empreendimentos sem uso, e estabelece, gradativamente, taxações maiores sobre os proprietários que não derem uma destinação aos espaços.

"Está faltando saber em quais regiões da cidade será aplicado. As vezes será em algumas regiões da cidade e não na cidade como um todo, até porque isso tem que estar condicionado às áreas que o município quer ocupar devidamente, que seriam as áreas que já tem infraestrutura", comenta o arquiteto.

Transferência do Direito de Construir - Esse dispositivo, também previsto pelo Estatuto das Cidades, confere ao proprietário de um lote a possibilidade de exercer seu potencial construtivo em outro lote ou de vendê-lo a outro proprietário. É uma forma de estabelecer controle em áreas onde se tenha interesse público, como, por exemplo, a preservação do patrimônio histórico.

"Até o momento as discussões indicam que sim [fará parte do novo Plano], até porque no nosso Plano atual esse instrumento já existe, só que nessa revisão do ele seria aperfeiçoado", explica Jean.

Diminuir as enchentes

Problema histórico e que irá mostrar a cara assim que o período de chuva intensa começar, as enchentes de Campo Grande também podem diminuir com planejamento urbano.

Um dos instrumentos para isso é a taxa de permeabilidade dos terrenos: relação entre a soma de todas as áreas permeáveis do lote e a área total, ou seja, aquela porcentagem que não deve ser alterada para que o solo absorva a água. Hoje, essa taxa não integra o Plano e é única para toda a cidade: 12,5% da área do terreno.

"Até o momento, as discussões apontam, depois de muita discussão e muita proposta, que essa taxa virá para dentro do Plano e que ela não será mais única. E porque o plano diretor? Porque é uma legislação diferenciada, envolve participação popular, diferente da lei de uso e ocupação do solo, que pode ser modificada apenas a nível de Câmara de vereadores. Envolvendo a participação popular e tendo um horizonte de planejamento de 10 anos, que é o período de revisão do Plano Diretor, a gente tem mais segurança em termos ambientais", esclarece Jean.

A irregularidade da lei municipal de uso e ocupação do solo culminou nas suspensão de seus efeitos no último dia 18, após determinação judicial. A decisão do juiz Alexandre Antunes da Silva, da 1ª vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais, acatou parcialmente uma liminar pedida pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual) em Ação Civil Pública contra o município.

Campo Grande vira lagoa gigante em temporadas de chuva (Arquivo)
Campo Grande vira lagoa gigante em temporadas de chuva (Arquivo)

Novo mapa da cidade - Os dipositivos dependem e estão 'amarrados' ao novo mapeamento da cidade, que identificou o que cada área de Campo Grande necessita do poder público: moradia, preservação, povoamento, proteção do patrimônio e assim por diante. O novo diagnóstico da cidade culminou em mudanças no zoneamento urbano. Jean revela que o novo zoneamento tem como ponto de partida os bairros.

"Campo Grande possui 74 bairros já definidos e consolidados. Esse novo zoneamento está se pautando no bairro, que é a menor unidade de planejamento, e os limites definidos no mapa serão os limites definidos pelos bairros", comentou.

O que diz a Planurb

Responsável por conduzir o processo de revisão do Plano Diretor, a Planurb (Agência municipal de meio ambiente e planejamento urbano) comentou alguns pontos discutidos durante a revisão.

Coeficiente único de construção - "Não [será incluído no Novo Plano]. Diferente da cidade de São Paulo que é muito adensada populacionalmente e tem quase o mesmo perímetro urbano de Campo Grande, a nossa cidade tem uma densidade populacional muito baixa, o que encarece o transporte e os equipamentos públicos, logo, o foco deste plano diretor é incentivar o adensamento populacional nas áreas com maior potencial de ocupação (infraestrutura, social, vazios urbanos e qualidade ambiental) e relevância ambiental estabelecendo as macrozonas de adensamentos prioritários".

IPTU progressivo - "O pensamento do governo em muitos casos sempre foi em punir e multar e dificilmente incentivar. Partindo deste princípio, o objetivo é que ante de punir ou multar é trabalhar com os incentivos, ou seja, antes de multar, criar mecanismo de incentivo como o IPTU incentivado ou regressivo, que possivelmente traz resultados muito mais satisfatório, tanto para a população, para o poder público municipal e os proprietários de imóveis".

Permeabilidade dos terrenos - "[Será trabalhada] Através do Método de Análise Multicritérios determinou a Relevância Ambiental que apontou um Zoneamento que estabeleceu a taxa de relevância ambiental (Que contém a taxa de permeabilidade)".

Nos siga no Google Notícias