ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Consórcio descarta paralisação, mas mantém ônibus em escala de férias

Falta de combustível em distribuidora leva empresas a retirarem 75 ônibus de circulação, incluindo os 32 articulados

Humberto Marques | 28/05/2018 17:08
Medidas para economia de combustível retiraram 75 ônibus das ruas. (Foto: Danielle Valentin/Arquivo)
Medidas para economia de combustível retiraram 75 ônibus das ruas. (Foto: Danielle Valentin/Arquivo)

O Consórcio Guaicurus vai continuar operando em Campo Grande na escala de férias escolas –marcada pela retirada do reforço de ônibus em horários de rush e dos veículos articulados. A medida foi tomada nesta segunda-feira (28), após reunião com técnicos da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), em meio ao desabastecimento de combustíveis, decorrente da paralisação dos caminhoneiros em protesto contra a política de reajustes de preços da Petrobras.

A medida foi tomada porque a distribuidora responsável por fornecer combustíveis às empresas de ônibus da Capital não recebeu o produto. Com a escala reduzida, o consumo de diesel é menor.

Em nota divulgada nesta tarde, a assessoria do Consórcio Guaicurus informou que a retirada do reforço de veículos nos horários de rush representam 20 ônibus a menos operando no sistema. Os 23 “fresquinhos”, que operam as linhas executivas, também não vão circular –uma vez que, graças ao ar-condicionado, consomem 30% a mais de combustível. As linhas serão atendidas por veículos convencionais.

Os 32 veículos articulados seguem sem circular também por conta do consumo maior –eles usam o dobro de combustível dos veículos convencionais. Neste caso, porém, um eventual aumento de demanda poderá levar à revisão da decisão.

Mantido – Em paralelo às medidas de economia de diesel, tanto as empresas de transporte coletivo como a Agetran seguem monitorando linhas de baixa demanda de passageiros, “podendo efetuar possíveis ajustes no número de carros”, destacou a nota.

Na sexta-feira (25), o consórcio recebeu 20 mil litros de óleo diesel da distribuidora. No domingo (27), foram entregues outros 30 mil. Com isso, não há risco de paralisação no serviço até o final de semana –havendo expectativa de queda no número de passageiros em decorrência do feriadão de Corpus Christi, a partir de quinta-feira (31).

Nos siga no Google Notícias