ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Cotolengo diz que Prefeitura ainda não renovou convênio e pode fechar as portas

Nadyenka Castro e Mariana Lopes | 26/02/2013 16:19
Pessoas com paralisia cerebral em atendimento na Cotolengo. (Foto: Pedro Peralta)
Pessoas com paralisia cerebral em atendimento na Cotolengo. (Foto: Pedro Peralta)
Padre Braz Ricardo fala que secretário prometeu, mas, ainda não cumpriu. (Foto: Pedro Peralta)
Padre Braz Ricardo fala que secretário prometeu, mas, ainda não cumpriu. (Foto: Pedro Peralta)

O atendimento a 30 pacientes já está suspenso por tempo indeterminado. Agora, ainda sem a renovação do convênio com a Prefeitura de Campo Grande, a Cotolengo ameaça fechar as portas e prejudicar diretamente 107 pessoas, sendo o total de 80 que recebem atendimento e 27 que lá trabalham.

O presidente da instituição filantrópica, padre Braz Ricardo, explica que há três anos recebia R$ 4 mil mensais da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), que são utilizados para pagar os 27 funcionários e na manutenção de veículos e combustíveis. Os automóveis são usados para buscar e levar 30 pacientes diariamente.

Agora, com o fim do convênio, o atendimento de 30 pacientes já está suspenso por tempo determinado e a instituição pode parar também todos os demais. Os funcionários já estão em aviso prévio. “Vamos aguardar alguns dias para ver se a questão será resolvida conforme prometido, caso contrário paramos e retornamos só com contrato assinado”, afirma o padre Braz Ricardo.

Ele explica que após a situação ter se tornado pública, o secretário municipal de saúde, Ivandro Fonseca, esteve na instituição no fim da manhã dessa segunda-feira e se comprometeu a assinar o acordo com a Cotolengo, mas, sem previsão de data para envio de recursos. “Por enquanto é só promessa”, fala o padre, que lembra que o chefe da Saúde municipal disse que a renovação seria “imediata”. “Essa foi a palavra usada, nós não sabemos a data”.

A Prefeitura de Campo Grande foi questionada sobre o convênio, mas, até o fechamento desta matéria não havia dado retorno.

A instituição – A Cotolengo fica no bairro Mata do Jacinto, é filantrópica e atende a pessoas entre dois e 30 anos com paralisia cerebral. São, em média, 80 pacientes, sendo que 30 ficam o dia inteiro e o restante fazem apenas atendimentos clínicos de fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional.

Esses 30 pacientes fazem atividades lúdicas em prol de aprendizado de cores, formas e números, têm higienização e alimentação três vezes ao dia.

A coordenadora clínica, Janaina Colombo, diz que as atividades são importantes para os pacientes aprender a reconhecer cor, letras, tamanho e números, “tudo com muito estímulo”.

Nos siga no Google Notícias