ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

CPI convoca servidoras para darem explicações sobre sumiço de vacinas

Michel Faustino e Alberto Dias | 08/07/2016 13:48

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) , instaurada na Câmara Municipal para apurar suposto sumiço de vacinas da gripe A (H1N1) no serviço público de saúde de Campo Grande, deve ouvir na tarde desta sexta-feira (8) duas servidoras municipais sobre as supostas irregularidades.

De acordo com o vereador Lívio Leite (PSDB), relator da CPI, foram convocadas as servidoras Léia Cristina Oliveira de Souza, gerente da Unidade Básica de Saúde "Dr. Astrogildo Carmona" (UBS Vila Carlota), e Cassia Tiemi Kanaoka, gerente Técnica do Setor de Imunizações da Sesau.

Segundo o vereador, a expectativa é de que as duas compareçam a audiência. Entretanto, conforme o parlamentar, a gerente Técnica de Imunização, Cássia Kanaoka teria justifica que está de atestado médico e deve enviar um advogado para representá-la, assim como Leia Cristina. “Esperamos que elas compareceram, mesmo que acompanhadas com o advogado”, disse.

Em reunião na tarde desta quinta-feira, os integrantes da CPI decidiram encaminhar oficios às operadoras Vivo e Tim e à Anatel-MS solicitando quebra de sigilo telefônico das servidoras Patrícia Mecatti Domingos - supervisora geral na Coordenadoria de Atenção Especializada, da Diretoria de Assistência à Saúde da Sesau; Marcia Regina Scherer - coordenadora da Superintendência de Comunicação da Prefeitura Municipal; e Cassia Tiemi Kanaoka - gerente-técnico do setor de Imunização.

Segundo os óficios, "a Comissão não tem interesse em obter os áudios dos telefonemas realizados, mas tão somente os relatórios de ligações efetuadas e recebidas no período de 01/03/2016 a 31/05/2016", diz o texto.

Até o momento, os vereadores da CPI já realizaram três oitivas, e concluíram que as doses enviadas pelo Ministério da Saúde para a campanha contra o vírus Influenza foram suficientes para cobrir os grupos de risco, ao contrário do que alega a Prefeitura de Campo Grande.

Até o mês passado, foram 18 mortes registradas em Campo Grande por conta da gripe A. Em Mato Grosso do Sul, segundo dados oficiais da SES (Secretaria de Estado de Saúde), o número de confirmações da doença já é de 324. Segundo dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a campanha cobriu 91,24% do público alvo, sobrando 32.381 doses de vacina contra a gripe H1N1 com destinação incerta.

Nos siga no Google Notícias