ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

De janeiro até março, Sesau registrou 1.253 casos de dengue em Campo Grande

Viviane Oliveira | 14/03/2012 17:38
Para reverter a situação funcionários do CCZ intensificaram os trabalhos de prevenção. (Foto: João Garrigó)
Para reverter a situação funcionários do CCZ intensificaram os trabalhos de prevenção. (Foto: João Garrigó)

Na coleta de dados realizada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a média do Lira (Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti) do mês de fevereiro ficou em 1,35. O ideal, pelos parâmetros dos órgãos de saúde, é de que o levantamento fique abaixo de 1%.

Segundo o coordenador do CCZ (Coordenador Municipal de Controle de Vetores), Alcides Ferreira, o aumento do Lira é conseqüência do excesso de chuvas no mês de fevereiro e da falta de cuidados dos moradores.

“Achamos muitos depósito de lixo doméstico – latas, sacos plásticos, garrafas pet, latas de tinta, nos quintais e terrenos baldios. Também encontramos caixas d’água, tambores e bebedouros de animas expostos no chão”, disse.

Para reverter a situação, os funcionários do CCZ intensificaram os trabalhos de prevenção, orientação e eliminação dos focos da dengue nos bairros com maior infestação do mosquito. No jardim Parati e Vila Eliane, onde foram confirmados dois casos da dengue sorotipo 4, a acão da prefeitura também foi intensificada.

“Num raio de 150 metros dos locais com notificação da dengue tipo 4, eliminamos focos e depósitos, fizemos borrifação com bomba costa, providenciamos o fumacê em carros, orientamos os moradores e agilizamos a busca ativa dos casos”, orientou.

Os bairros Guanandi, Taquarussu, Vila Jaci e Lageado, na região sul de Campo Grande, têm o maior IIP (Índice de Infestação Predial), com percentual que chega a 3,1, quando o recomendado é abaixo de 1.

No período de janeiro até 12 de março deste ano, a Sesau registrou 1.253 notificações da doença, confirmados 45 e uma morte está em investigação. Já no ano passado, nos meses de janeiro e fevereiro, ocorreram 2.075 notificações, e no mês de março foram notificados 1.184 casos de dengue.

Nos siga no Google Notícias