ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

‘De surpresa’, ex-assessor de Marun é escolhido para chefiar Funai na Capital

Nomeação de Paulo Rios Júnior foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira

Anahi Zurutuza e Aline dos Santos | 28/09/2017 10:40
O presidente Michel Temer (PMDB), Marun e Paulo durante agenda em Brasília (Foto: Assessoria do deputado/Divulgação)
O presidente Michel Temer (PMDB), Marun e Paulo durante agenda em Brasília (Foto: Assessoria do deputado/Divulgação)

Nove meses depois da primeira tentativa do deputado Carlos Marun (PMDB) de emplacar o ex-assessor Paulo Rios Júnior como coordenador da Funai (Fundação Nacional do Índio) de Campo Grande, a nomeação saiu no Diário Oficial da União.

Rios nem esperava assumir o cargo e o parlamentar também não sabia da oficialização da indicação feita por ele pela primeira vez em dezembro do ano passado.

“Já se passou quase um ano. Particularmente não esperava mais”, disse o ex-assessor, que é formado em gestão pública.

Rios afirma ainda que não sabe se vai ficar no cargo. “Vou aguardar a vinda do deputado na segunda-feira, sentar e avaliar. Fico muito honrado, mas já tinha assumido o compromisso pessoal de voltar para a assessoria dele [Marun]”.

O deputado também disse que vai conversar com o novo coordenador antes de tomar uma posição. “Vou avaliar não sei se ele tem interesse”.

A nomeação foi publicada na seção 2, página 33 do DOU desta sexta-feira (28) e está assinada por José Levi Mello do Amaral Junior, coordenador-geral de Recursos Humanos da Funai.

A escolha já gerou protestos de servidores da Funai e lideranças indígenas. “Os servidores da Funai desde 31/12/16, mobilizados, tentavam barrar essa nomeação, e embora tenham enviado diversos documentos para Presidência da Funai, Ministério da Justiça e Presidência da República, contrários à indicação e pedindo a nomeação de servidor do quadro da Fundação, em nenhum momento foram chamados para serem ouvidos”, comentou um funcionário em uma página do Facebook que reúne servidores.

Sem chefia - O comando da Funai em Mato Grosso do Sul está vago desde 12 de dezembro de 2016, quando o coronel reformado do Exército Brasileiro, Renato Vida Sant'Anna, também sugestão de Marun, pediu exoneração do cargo.

Em dezembro, Marun defendeu a nomeação de Paulo Rios, porque o ex-assessor dele “trabalha na política, é formado em Gestão Pública e tem bom diálogo com as comunidades indígenas”. “Mas não faço indicação, faço gestão”, completou o deputado em entrevista ao Campo Grande News no dia 29 de dezembro de 2016.

Nos siga no Google Notícias